Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2010 - 07h18

Calendário turbina Mundial de piscina curta

Publicidade

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

Normalmente desprezado pelos nadadores de ponta, o Mundial de piscina curta (25 m) começa hoje, em Dubai, nos Emirados Árabes, turbinado pela elite do esporte.

Sem grandes eventos em 2010, primeiro ano após o banimento dos trajes tecnológicos, os principais nomes da modalidade veem a competição como chance rara de medir forças com seus adversários mais importantes.

Mohamed Messara/Efe
Complexo onde será disputado o Mundial de piscina curta
Complexo onde será disputado o Mundial de piscina curta

Rara porque os dois maiores eventos da temporada dividiram os nadadores em dois grupos. O Pan Pacífico, em agosto, nos Estados Unidos, teve a ausência dos atletas europeus, que disputaram no mesmo mês o torneio continental, na Hungria.

Ou seja, os atletas de elite ainda não dividiram a piscina neste ano. O Mundial "B" dá a eles essa oportunidade.

Assim, astros como o norte-americano Ryan Lochte, o alemão Paul Biedermann e a italiana Federica Pellegrini, destaques do Mundial de Desportos Aquáticos de 2009, em piscina olímpica (50 m), vão nadar em Dubai.

Entre as poucas ausências de peso estão Michael Phelps, maior campeão olímpico da história, e a velocista alemã Britta Steffen, recordista dos 50 m e 100 m livre.

Integrante deste grupo da elite da natação, o brasileiro Cesar Cielo também está inscrito na competição. Ele deve disputar quatro provas: 50 m e 100 m livre, distâncias em que é campeão e recordista mundial em piscina olímpica, e os revezamentos 4 x 100 m livre e 4 x 100 m medley.

Cielo entra no balizamento das disputas individuais com o segundo melhor tempo.
Nos 50 m, tem 20s80 como melhor marca da temporada, contra 20s52 do seu arquirrival, o francês Fred Bousquet.

Já nos 100 m, o brasileiro (45s87) está atrás da revelação russa Danila Izotov, 19, que tem a marca de 45s71.

O francês Alain Bernard, o sueco Stefan Nystrand e o norte-americano Nathan Adrian são outros destaques das provas de velocidade que estão inscritos no Mundial.

Adrian, aliás, ganhou o ouro nas duas especialidades de Cielo no Pan Pacífico. O brasileiro decepcionou na competição, considerada seu objetivo da temporada, e terminou com a prata nos 50 m e o bronze nos 100 m.

"Já venci em Olimpíadas e Mundiais. Então, não acho que tenho algo a provar para alguém. Não acho que eu preciso ter uma redenção. A partir de agora, eu só quero ser o melhor nadador possível", disse ele, que elogiou o nível técnico da competição.

"Definitivamente será um torneio de alto nível. Todos os países trouxeram seus melhores atletas", completou Cielo, que tem uma medalha em Mundial de piscina curta. Em 2004, ganhou a prata no revezamento 4 x 100 m livre.

Além de Cielo, Felipe França, prata nos 50 m peito no Mundial de 2009, também entra bem cotado no torneio.

NA TV
Mundial de piscina curta
Finais
13h30
ESPN Brasil e Sportv HD

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página