Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2011 - 22h34

C13 responde e diz estranhar a atitude da Globo

Publicidade

DE SÃO PAULO

Depois de a TV Globo confirmar que negociará o direito de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro a partir de 2012 diretamente com as equipes, o Clube dos 13 respondeu, em um comunicado, que estranhou a atitude da emissora.

A nota oficial divulgada nesta noite foi assinada pelo presidente do C13, Fabio Koff.

"A entidade lamenta o fato de a emissora ter mudado abruptamente de posição, uma vez que desde a criação do Clube dos 13 a Rede Globo foi sempre parceira na construção e no fortalecimento do futebol brasileiro", diz trecho do comunicado.

Koff também reclamou que a ação de a Globo negociar diretamente com os clubes, sem envolver o C13, desrespeitou um acordo feito em 2010 com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

A disputa pelos direitos de transmissão provocou um racha no C13.

Um grupo de clubes quer negociar a transmissão de suas partidas do Nacional de forma separada. Outros defendem que o C13 continue a cuidar da venda desses direitos.

LEIA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO

O Clube dos 13 tomou conhecimento pela imprensa da decisão da Rede Globo de não participar da licitação para os direitos de transmissão dos Campeonatos Brasileiros do triênio 2012-2014.

A entidade lamenta o fato de a emissora ter mudado abruptamente de posição, uma vez que desde a criação do Clube dos 13 a Rede Globo foi sempre parceira na construção e no fortalecimento do futebol brasileiro.

Esclarecemos que todas as cláusulas que constam na carta-convite foram exaustivamente discutidas com as empresas interessadas, inclusive com a Rede Globo, e que em nenhum momento deste processo liso e democrático seus representantes nos manifestaram direta ou indiretamente a decisão de não participar do certame.

Nos causa surpresa, ainda, que seus representantes tenham procurado diretamente os clubes, desrespeitando acordo firmado no ano passado com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Antes mesmo do anúncio da Rede Globo, o Clube dos 13 procurou espontaneamente o Cade e pediu uma audiência, agendada para a próxima terça-feira (01/03), entre o presidente Fábio Koff, o procurador-geral, Gilvandro Vasconcelos Coelho de Araújo, e o presidente do conselho, Fernando Furlan. O objetivo da reunião é relatar aos órgãos competentes os últimos acontecimentos e ratificar nosso compromisso com uma licitação que dê a todos os interessados as mesmas oportunidades de concorrência.

A entidade que congrega as 20 maiores agremiações do país reafirma seu desejo de união com todos os presidentes de clubes e sua missão de trabalhar de forma limpa, transparente e incansável para que o torcedor, nossa única razão de existir, possa testemunhar um marco histórico de viabilidade econômica no esporte, fator imprescindível para que nosso futebol siga forte, competitivo e recheado de craques.

Fabio André Koff
Presidente do Clube dos 13

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página