Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2011 - 16h36

Campeonato Inglês de futebol vai usar juiz eletrônico do tênis

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Campeonato Inglês de futebol vai começar a testar o mesmo sistema eletrônico utilizado no tênis para começar a apurar lances duvidosos a partir da temporada 2011/12.

Segundo as agências de notícias internacionais, o "Hawk-Eye" (olho de falcão) será analisado durante os principais confrontos da competição nacional, mas os dados não serão públicos.

Anja Niedringhaus-26.jun.2007/AP
O tenista americano James Blake observa lance pelo 'Hawk-Eye' em partida contra Igor Andreev
O tenista americano James Blake observa lance pelo 'Hawk-Eye' em partida contra Igor Andreev

A decisão acontece após a Fifa permitir mais um ano de testes tecnológicos para ajudar a arbitragem.

"Temos que encontrar um estádio para realizar os testes", afirmou o criador do dispositivo, Paul Hawkins, para a agência "Associated Press".

Nas partidas de tênis, câmeras são espalhadas por toda a quadra justamente para disponibilizar todos os dados possíveis e criar uma imagem real segundos após o lance. O tênis usa o dispositivo há cerca de cinco anos.

Em junho deste ano, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou que haverá mudanças na arbitragem.

"O objetivo é claro: em 2014, só árbitros profissionais apitarão na Copa do Mundo. É uma obrigação. Os treinadores e jogadores são profissionais. Não há razão para que os árbitros não o sejam", disse o mandatário.

Depois da Copa, Blatter chegou a pedir desculpas por erros dos juízes e admitiu que a entidade vai analisar novas tecnologias.

"É óbvio que, após as experiências até agora na Copa, seria um absurdo não voltar a falar sobre o uso da tecnologia na arbitragem dos jogos", disse Blatter, em pronunciamento oficial à imprensa.

"Lamento e fico angustiado quando vejo erros dos árbitros tão evidentes. Manifesto publicamente o meu pedido de desculpas aos prejudicados", declarou o presidente da Fifa, em junho de 2010.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página