Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2011 - 16h03

Atacante avisa que Cruzeiro pretende pressionar o Palmeiras

Publicidade

RODOLFO STIPP MARTINO
DE SÃO PAULO

Pressionar o Palmeiras na defesa. Essa é a intenção do Cruzeiro na partida contra o Palmeiras deste domingo, conforme avisou o atacante da equipe mineira Thiago Ribeiro. O duelo será em Sete Lagoas (MG) neste domingo, às 16h, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Washington Alves - 27.mai.2011/Divulgação
Thiago Ribeiro chuta a bola em treinamento do Cruzeiro
Thiago Ribeiro chuta a bola em treinamento do Cruzeiro

O atleta falou que, por ter estreado com derrota no Nacional --tomou 1 a 0 do Figueirense fora de casa--, o Cruzeiro precisa reagir já no torneio. Para isso, a ideia é avançar ao ataque e se movimentar muito para confundir a marcação rival.

Thiago Ribeiro elogiou a defesa palmeirense e destacou que a goleada de 6 a 0 aplicada pelo Coritiba sobre o time do Parque Antarctica, na Copa do Brasil, foi um fatoo atípico.

Leia os principais trechos da entrevista dada, por telefone, pelo atacante cruzeirense.

Folha - A estratégia do Cruzeiro é atacar intensamente o Palmeiras?

Thiago Ribeiro - A gente vai jogar em casa. O aproveitamento nosso jogando em Sete Lagoas é muito bom. A gente tem que buscar o gol do início ao fim. Vamos buscar a vitória, somos os mandantes da partida. E na última rodada, a gente teve um resultado ruim. Estreamos com derrota. Mais do que nunca vamos ter que buscar essa vitória a qualquer custo. Time que quer ser campeão não pode se dar ao luxo de perder ponto jogando em casa. Vamos jogar pressionando. A nossa equipe joga dessa maneira. Procura sufocar o adversário. E não vai ser só contra o Palmeiras que vai ser assim.

Como vazar a defesa que é um dos pontos altos do Palmeiras?

Com movimentação. O segredo para furar boas defesas é movimentação, é a troca de posições. Um jogador mudar de posição com o outro. O nosso time faz bem isso. Os volantes chegam com qualidade ao ataque. Às vezes, o meia fica como centroavante, e o centroavante fica como meia. O segredo é fazer isso.

Até que ponto a velocidade dos jogadores do Cruzeiro pesa nessa hora?

Ajuda muito. Qualquer time que consegue jogar um futebol de velocidade vê que isso ajuda muito. O Cruzeiro é um time de posse de bola, que troca passes muito bem, e, o principal, tem velocidade. Na minha opinião, a principal arma hoje em dia do futebol é a velocidade. Quando um time tem jogadores velozes, a chance de chegar ao gol, de criar boas jogadas aumenta muito. O nosso time tem isso. Temos tudo para envolver a equipe do Palmeiras, falando de velocidade. Não vai ser fácil. O Palmeiras, realmente, tem uma boa defesa. Mas a gente vai procurar usar a velocidade para envolver a equipe do Palmeiras e fazer os gols.

Você acredita que encontrará um Palmeiras retrancado?

Acredito que o Palmeiras não vai jogar retrancado, não. Time grande não pode jogar só na defesa, né? Acredito que o Palmeiras vai sair para o jogo [procurar avançar em campo]. É lógico que não vai jogar como se estivesse em casa. Mas também não vai jogar lá trás [na defesa], o Palmeiras tem também jogadores de qualidade. Vai procurar marcar bem a nossa equipe e sair, mas com consciência tática de não deixar buraco na defesa.

A goleada de 6 a 0 do Coritiba sobre o Palmeiras serviu para mostrar a maneira como se deve jogar para derrotar o Palmeiras?

Acredito que não. Aquele jogo foi atípico. Se jogar de novo dez vezes Palmeiras contra Coritiba, não vai ser aquele resultado. Isso acontece muito raramente no futebol. Então, nós temos que encarar o jogo [contra o Palmeiras] como muito difícil. É um clássico. São duas grandes equipes que vão jogar para vencer.

E a possibilidade de Cuca escalar três atacantes lhe agrada?

Sim, mas nosso time vai atacar independentemente de jogar com dois ou três atacantes. Nosso time está acostumado a jogar dessas duas maneiras.

###Arte/Folhapress###

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página