Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2011 - 17h02

Brasil tem 3 duplas nas finais do Mundial de vôlei de praia

Publicidade

DE SÃO PAULO

Três duplas brasileiras, duas masculinas e uma feminina, estão na final do Mundial de vôlei de praia, realizado em Roma, na Itália.

No masculino, Ricardo e Márcio Araújo vão enfrentar os compatriotas Emanuel e Alison, neste domingo.

Ricardo e Emanuel, juntos, já conquistaram os Jogos Olímpicos de Atenas-2004. Agora, em lados opostos, eles decidem o Mundial.

Mauricio Kaye/Divulgação/FIVB
Marcio Araujo (à esq) e Ricardo celebram ponto contra Plavins e Smedins, da Letônia
Marcio Araujo (à esq) e Ricardo celebram ponto contra Plavins e Smedins, da Letônia

Alison foi vice-campeão mundial, em 2009, fazendo dupla com Harley.

Neste sábado, ambas duplas disputaram as quartas de final e as semifinais.

Ricardo e Márcio Araújo derrubaram os espanhóis Herrera e Gavira por 2 sets a 0 (21/18 e 21/17). Na semi, a dupla brasileira superou o dueto da Letônia formado por Plavins e Smedins pelo mesmo placar (parciais 22/20 e 21/16).

"Eles chegaram à semifinal pela primeira vez e logo em um Campeonato Mundial. Vieram motivados. Isso acabou aumentando a nossa responsabilidade, e entramos com mais força, bem mais concentrados para buscar a vitória. Nossa dupla cresceu ao longo da competição, tornamos o jogo mais fácil pela maneira como entramos em quadra, com a postura que adotamos", opinou Ricardo após a vitória na semifinal contra a dupla da Letônia.

Emanuel e Alison eliminaram os compatriotas Ferramenta e Pedro e os atuais campeões mundiais Brink e Reckermann, da Alemanha. Ambos jogos por 2 sets a 0 --22/20 e 21/16 e duplo 21/15, respectivamente.

"Há dois anos, eu perdi a final para Brink e Reckermann. É um time forte, que estuda bastante os adversários e tem muita qualidade. Esse ano, ao lado do Emanuel, pude voltar à decisão. É muito bom ver que o Brasil já é campeão em Roma, mostra a nossa força e isso é importante para o nosso esporte, vai ser uma final de alto nível, dois times que se conhecem muito, mas espero que esse título fique com a gente", apontou Alison depois de superar o dueto germânico.

FEMININO

Larissa e Juliana vão enfrentar a dupla americana May e Walsh, atuais bicampeãs olímpicas, na decisão em Roma, neste domingo.

Para chegar à final, as brasileiras superaram as tchecas Klapalova e Hajeckova por 2 sets a 0 --parciais 21/14 e 21/13. As americanas eliminaram as chinesas Xue e Zhang Xi por 2 sets a 1 --21/17, 15/21 e 15/10.

Mauricio Kaye/Divulgação/FIVB
Juliana faz a recepção observada por Larissa
Juliana faz a recepção observada por Larissa

Nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, Juliana estava com o ligamento do joelho direito rompido e não pôde participar da competição. Com a jogadora Ana Paula, Larissa foi eliminada pelas mesmas rivais da decisão de amanhã, nas quartas de final.

Segundo Juliana, a força para sua vitória de hoje foi 'o pedaço de lasanha que comera antes da partida'

'Os italianos acharam uma loucura eu comer um pedaço de lasanha antes do jogo. Eu respondi que iria flutuar em campo e deu certo. Agora, vou lá agradecê-los', falou em entrevista à 'Sportv' após a partida.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página