Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2011 - 16h48

Técnico culpa Brasil por convocação de americano para a seleção

Publicidade

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

Cinco dias após convocar um americano que ainda tenta a naturalização para treinar com a seleção brasileira de basquete, o técnico Rubén Magnano admitiu a falta de opções de armadores com potencial para defender a equipe nacional.

Ibrahim Usta-2.set.2010/Associated Press
Rubén Magnano no Mundial de basquete de 2010
Rubén Magnano no Mundial de basquete de 2010

Larry Taylor, 30, americano, armador do Bauru desde 2008, foi relacionado, na sexta-feira, entre os 20 chamados para iniciar o período de treinamentos em 4 de julho.

"Isso [falta de armadores], dentro de um país de quase 200 milhões de habitantes, não só é responsabilidade dos dirigentes, mas dos jogadores, treinadores, da imprensa. Porque é preciso ver quantos jogadores de basquete há nesse universo. É preciso ampliar a base de praticantes", afirmou Magnano.

De acordo com o técnico, a carência pode ser atribuída ao estilo de jogo dos brasileiros.

"O basquete brasileiro se focou no aspecto ofensivo e não no defensivo, no jogo aberto, no arremesso. Ele [arremesso] é importante, mas é só um ponto do jogo", disse em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, em São Paulo.

"A filosofia de jogo no Brasil acaba formando poucos armadores e muita gente para o arremesso. Capaz que seja isso a causa de não haver tantos armadores", continuou.

Para tornar-se brasileiro, Taylor ainda precisa conseguir a renovação do visto de trabalho. Seu processo foi avaliado nesta quarta-feira pelo Conselho Nacional de Imigração, do Ministério do Trabalho, e só depois de confirmada a permissão para trabalhar -- o que pode demorar até 30 dias -- ele pode entrar com o pedido de naturalização no Ministério da Justiça.

O Pré-Olímpico masculino começa em 30 de agosto, em Mar Del Plata, na Argentina, e dará duas vagas para os Jogos de Londres-2012.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página