Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2011 - 19h51

Dunga usa Copa América da Argentina para rebater críticos

Publicidade

DE SÃO PAULO

Dunga não escondeu que ficou com "parte do ego" feliz com o que aconteceu com o Brasil, que tinha entre os titulares Neymar e Paulo Henrique Ganso, na Copa América durante uma entrevista para a rádio Guaíba, nesta quinta-feira. No torneio na Argentina, a equipe de Mano Menezes caiu nas quartas de final diante do Paraguai.

Na convocação para a Copa de 2010, o então treinador da seleção foi cobrado por não colocar na lista a dupla do Santos, que vinha em alta nas disputas da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista daquele ano.

Robert Ghement - 5.jul.2010/Efe
Dunga durante partida da seleção na Copa-2010
Dunga durante partida da seleção na Copa-2010

Nesta quinta, aproveitou a entrevista para rebater as críticas que recebeu por não ter convocado Neymar e Ganso e por ter sido chamado muitas vezes de retranqueiro.

"Temos meninos com potencial incrível. Às vezes a gente exagera, tem necessidade de criar um ídolo de uma hora para outra, mas não tem ninguém garantido na Copa de 2014. Mas uma parte do ego, da satisfação pessoal, é bom que as pessoas estão enxergando agora", afirmou. "Mas o bom mesmo é que tivessem dado certo agora. Mas a vida não é como a gente gostaria que ela fosse, ela é um pouco mais dura", disse.

Dunga aproveitou ainda para repetir o discurso no período em que foi técnico da seleção --ele caiu depois de o Brasil ser eliminado da Copa da África do Sul, em julho de 2010, pela Holanda.

Joel Silva-02.jul.2010/Folhapress
Dunga e o ex-auxiliar Jorginho depois do Brasil ser eliminado da Copa da África do Sul
Dunga e o ex-auxiliar Jorginho depois do Brasil ser eliminado da Copa do Mundo da África do Sul pela Holanda

"Acho que a seleção é única, num período de 30, 40 dias pode ganhar o que não se ganha em quatro anos. Mas tem que que estar focado totalmente na seleção, tem que haver comprometimento, não perder o foco, no treino, na recuperação, não pode ter outras coisas", disse ainda em entrevista para a rádio Guaíba.

O técnico afirmou ainda que viu a eliminação na Copa América "com tristeza". "Muitos dos jogadores estiveram comigo na Copa do Mundo", lembrou, e citou ainda o discurso feito pelo zagueiro Lúcio, que durante o torneio na Argentina reclamou da postura de alguns dos companheiros dizendo haver falta de comprometimento.

O treinador, que vê como "quase impossível" voltar a comandar a seleção, afirmou que retomará sua carreira de técnico a partir de dezembro deste ano, mas disse que recebeu propostas de clubes, sem citá-los.

"Minha vida de profissional vai continuar a partir de dezembro, retomar a carreira, conversando com vários clubes, algumas seleções", disse para em seguida lembrar das conquistas da Copa América, Copa das Confederações e da classificação antecipada para o Mundial de 2010. "E ter ganho depois de 30 anos da Argentina na Argentina, tendo conseguido implantar uma mentalidade na seleção", disse. "Conseguimos implantar uma mentalidade na seleção, mas todos falam que é retranqueira, mas tem bom número de gols, conseguimos classificar com duas rodadas de antecipação nas Eliminatórias, mas na Copa do Mundo se enfrenta os melhores e basta um segundo de descuido e as coisas vão para o caminho errado."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página