Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2011 - 14h31

'Time de aluguel', Duque cai com a pior campanha da história

Publicidade

NELSON BARROS NETO
DE SÃO PAULO

O que era só questão de tempo se confirmou na noite desta terça-feira, em Juazeiro do Norte, terra de Padre Cícero, no interior do Ceará. Após levar 4 a 2 do Icasa, que ainda colocou o campeão brasileiro de 1978 Guarani na zona de rebaixamento, o Duque de Caxias foi matematicamente degolado na Série B do Brasileiro, ainda faltando sete rodadas para o fim do torneio.

Dos 93 pontos disputados, o time do Rio conquistou apenas 15. A campanha com 16% de aproveitamento é a pior da história da segunda divisão nacional desde 2006, primeira edição com o atual formato de 20 participantes em jogos de ida e volta.

No geral, o "feito" só não supera o do América-RN na Série A-2007, quando a equipe não passou de 17 dos 114 pontos possíveis após as 38 rodadas.

"Agora é a hora de provar que é homem e continuar trabalhando sério. Temos que terminar a competição com dignidade. A gente tem calendário de time grande, porém, com planejamento de time pequeno", diz o gerente de futebol do clube, Alan de Paula.

"Nem tudo são flores, assim é a vida. Na curta história do Caxias, de 2006 para cá, conseguimos seguidos acessos, ou seja, eu só vinha conhecendo vitórias. Uma hora isso iria acontecer. Vamos repensar o planejamento e seguir a vida", completa.

O clube, que no dia 6 de setembro empatou com o vice-lanterna Salgueiro-PE diante de 53 pagantes e uma renda de R$ 210 em Volta Redonda-RJ, diz não entender o motivo de um desempenho tão desatroso na atual temporada.

Em 2009 e 2010, manteve-se sem maiores sofrimentos na Série B.

Segundo Alan de Paula, os salários estão em dia e a estrutura oferecida é melhor do que a da maioria dos concorrentes no campeonato. O time treina de aluguel no organizado CT do Tigres do Brasil, em Xerém, mesmo local onde fica a divisão de base do Fluminense.

Mas de aluguel também é o próprio elenco, formado por nomes rodados no futebol carioca como o meia Abedi (ex-Vasco) e o zagueiro Luiz Alberto (ex-Fluminense), além de recém-saídos das divisões de base dos quatro grandes da capital.

"A gente acaba pegando jogadores que interessa a eles nos emprestar e nos interessa ter no grupo", explica o gerente.

A principal "ajuda", contudo, vem de um grupo de investimentos que tem os direitos econômicos do Boavista-RJ, colega de Campeonato Estadual, e que aproveita o Duque de Caxias para manter seus atletas em atividade ao longo do ano.

"Se eu te falar que o Duque de Caxias hoje é independente e autossuficiente, não é. Mas, sem o grupo de empresários, seria ainda mais difícil", declara Alan de Paula.

Não por acaso, o único site de torcedores da equipe, o "Sou Duque", amanheceu com uma tela de protesto: "Time alugado! Quem cai hoje é o Boavista, não o Duque!".

Reprodução
Reprodução do site "Sou Duque" mostra revolta da torcida
Reprodução do site "Sou Duque" mostra revolta da torcida

O dirigente admite: "A gente sempre precisa promover uma faxina forçada. São muitos jogadores emprestados, fruto de parcerias, e ao término dos anos sempre saem 70% deles. Isso realmente já vai acontecer de novo."

Apesar da situação, minimiza: "Não tenho como culpar ninguém. Não tem como apontar erros. No início do ano, sim, houve erro na preparação. Quando acabou o Carioca, ficamos duas semanas parados, mas não é desculpa. Tivemos tempo de nos recuperar."

Questionado se não teria sido melhor evoluir o clube antes de já disputar um acesso à elite do futebol brasileiro, o cartola rebate e tenta falar no futuro.

"Não posso dizer que chegar até aqui foi ruim, não. Depois de três anos na Série B, o Duque de Caxias é reconhecido nacionalmente. Você perde dinheiro. Recebemos uma 'merrequinha' da CBF... Mas a mídia espontânea é muito boa. Tenho certeza que a gente agora já tem o know-how e uma rede de relacionamentos para voltar".

PIORES CAMPANHAS DA SÉRIE B (em aproveitamento)

2006 - Vila Nova-GO - 36,8%
2007 - Ituano-SP - 28,9%
2008 - CRB-AL - 21,05%
2009 - ABC-RN - 30,7%
2010 - América-RN - 35,9%
2011 - Duque de Caxias - 16,1%

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página