Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Acordo Militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana uma negociação com o colega francês Nicolas Sarkozy para fechar um acordo militar. Segundo reportagem da Folha será o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros.


Mais resultados: Anteriores 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Próximos
Comentários dos leitores
Luiz Antonio França (212) 24/11/2009 13h23
Luiz Antonio França (212) 24/11/2009 13h23
Em busca de apoio para a venda de 36 aviões caça ao Brasil, o ministro da Defesa da Suécia, Sten Tolgfors visitou nesta terça-feira o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP),
O cara está certo o homem do bigode entende de ($) caça e de tecnologia.
Tenho dito !
10 opiniões
avalie fechar
O Pacificador (271) 17/11/2009 10h46
O Pacificador (271) 17/11/2009 10h46
"Emirados sinalizam abrir mão de Rafale por avião de 5ª geração..."
Os árabes que foram bem espertos.
Trocaram um avião de 5ª categoria, que ninguém no mundo continua querendo, só o amigão Lula quer, por outros de 5ª geração.
A compra destes caças pelo Brasil, se concretizada, será simplesmente um caso de polícia...
34 opiniões
avalie fechar
J. R. (1266) 14/11/2009 09h32
J. R. (1266) 14/11/2009 09h32
"Exército do Irã inicia produção em série de mísseis termoguiados" - As barreiras impostas pelos USA não foram impedimento para o Irã desenvolver um avançado programa de mísseis ar-ar termoguiados, capazes de se manterem no alvo inicial por até 100 Km. O Brasil já segue essa linha de desenvolvimento, porém bem lentamente, o que acarreta produtos que já não são top de linha ou superados. Um acordo com o Irã seria benéfico para o Brasil, já que as barreiras às transferências de tecnologia dos países grandes produtores de armamentos são intransponíveis, uma oportunidade. Outra possibilidade é abrir o mercado do O. M. aos produtos da industria militar paulista, começando pelo Irã. 12 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1595) 12/11/2009 19h33
Luís da Velosa (1595) 12/11/2009 19h33
A Dassault conhece esse mundão. Mas, licitação para mim é um "tiro no escuro". Ninguém sabe o seu desfecho, a não ser os que estão dela participando. Quem fizer "beicinho", está querendo embalsamar o ambiente de zumbaias, fazendo de conta que "quem sabe das coisas" é o boss. 2 opiniões
avalie fechar
O Pacificador (271) 12/11/2009 17h53
O Pacificador (271) 12/11/2009 17h53
Claro que a Dassault, vai criticar a concorrência por ter vazado, que aquelas porcaria de caças, que ninguém no mundo se propôs a comprar, estão 40% mais caros que os concorrentes.
Como justificar isso?
Espero que nossos militares, não percam esta oportunidade para honrar a farda que vestem, e venham a público, dizer que aqueles caças, são o que são:
Uma droga! ! !
15 opiniões
avalie fechar
ernani sefton campos (194) 12/11/2009 16h46
ernani sefton campos (194) 12/11/2009 16h46
Está certo que os aviões franceses,podem custar mais do que os dos concorrentes.Mas chegar-se em 40% a maior ?
Então não é o mesmo produto,ou os franceses não identificaram o que o Brasil, precisa.
Sabia que o leilão ia começar,mas nunca vi tamanho disparate.
Acredito, que os americanos querem comprae da Embraer,logo poderam fazer um negocio de permutas.
Entraria muito mais, em conta, para os países Comprador e Vendedor. Vão ver como fica este negócio ? Aguardem .......
sem opinião
avalie fechar
ROBERTO WILLIAM BANGOIM (80) 12/11/2009 01h34
ROBERTO WILLIAM BANGOIM (80) 12/11/2009 01h34
Ora a EMBRAER deve vender seus aviões para quem queira comprar e não apresentar condicionantes externas a Empresa. Assuntos nacionais não dependem da venda de uma empresa privada. Já demitiu e mesmo com o pedido do governos não cedeu . Os estudunidenses buscam favorer seus interesses e não sei porque alguns insistem no estado de espirito da subserviência adquirida dos lanos 60-70.A Direita , marcha .. para a insensatez e probreza intelectual.A esquerda experimenta a sensação do poder temporal. Mas taí doutos, LULA sabe das coisas. A proposta francesa irá ganhar e é a melhor para o BRASIL.. 15 opiniões
avalie fechar
Reinaldo Elias de Souza (33) 11/11/2009 21h57
Reinaldo Elias de Souza (33) 11/11/2009 21h57
A politicazinha antiamericana idiota do Lula, inspirado no comunista maluco Chavez já está começando a dar seus frutos, a Embraer que vá vender seus aviões para a França. 25 opiniões
avalie fechar
joão nascimento (279) 11/11/2009 19h37
joão nascimento (279) 11/11/2009 19h37
lula o clima de ser muito bom em paris e a primeira parcela $$$$$$$$$$ 9 opiniões
avalie fechar
joão nascimento (279) 11/11/2009 19h34
joão nascimento (279) 11/11/2009 19h34
A EMBRAER VAI PERDER UM BOM PEDIDO POR CAUSA DA TEIMOSIA DO NOSSO PRESIDENTE OU DO PT PENSO QUE PELA TECNOLOGIA DA FRANÇA SER SUPERIOR DA DOS EUA OU A COMISSÃO DA FRANÇA DEVE SER MUITO BOA PARA QUEM $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ 6 opiniões
avalie fechar
paulo cezar (324) 11/11/2009 16h40
paulo cezar (324) 11/11/2009 16h40
Se o Brasil comprar ou não os F-18 americanos, esse tipo de reação dos EUA irá acontecer. E é exatamente esse o argumento do governo brasileiro para não acreditar na palavra deles quando dizem que irão transferir tecnologia.... 2 opiniões
avalie fechar
arnobioluiz nunes (31) 11/11/2009 15h09
arnobioluiz nunes (31) 11/11/2009 15h09
É SÓ O COMEÇO ! de uma série de retaliações que afetarão o Brasil, da turma dos PTralhas. Ingênuos ou mal-intencionados, prefiro a 2ª hipótese, aliada a incompetência visceral.
nos assuntos internacionais e nos interesses do país. Também pudera, queriam o que, com Celso Amorin e sua troupe ?
9 opiniões
avalie fechar
Cristiano Garcia (413) 11/11/2009 13h47
Cristiano Garcia (413) 11/11/2009 13h47
A abertura de mercados que os EUA gostam é essa: Voces(Brasil e o resto do planeta) abrem seu mercado para nós, pois somos à favor do livre comércio, da desregulamentação da economia e blá, blá, blá, e muito mais, blá, blá, blá. Mas nós não vamos comprar seus aviões, mesmo que a tecnologia e preços estejam mais competitivos que os nossos. Nós vamos protejer nossa economia, e blá, blá, blá.
Essa é o verdadeiro significado de economia de mercado, livre comercio, etc, para os americanos.
O que os EUA gostam é de praticar dentro outros, imperialismo economico, e de brinde saem distribuindo uns espelinhos, miçangas, e contas coloridas que até hoje deixam alguns basbaques encantados.
O fortalecimento do Mercosul tem sido e será a melhor estratégia para o Brasil, e o resto da America Latina. Isso nos dá força para negociarmos com outros mercados. O resto é blá, blá, blá.
5 opiniões
avalie fechar
Guilherme S V (49) 10/11/2009 16h38
Guilherme S V (49) 10/11/2009 16h38
Valentin Makovski (235) 10/11/2009 15h06
Caro amigo o contexto da sua idéia é ótimo, concordo que os grandes inimigos que enfrentamos há quase um século são os "piratas" oriundos do Paraguai/Colômbia/Bolívia e outros alem mar, porem a historia mostra o que acontece com povos que possuem grandes riquezas e não as protegem e isto temos muito se não criarmos uma industria bélica para os próximos 20/30 anos o próximo bem que se fará escasso será água e se as mudanças climáticas perdurarem como dizem os especialistas nossas terras proximas ao equador serão as menos afetadas pela mãe natureza e para criarem um bode expiatório no Brasil é coisa fácil até o nosso vizinho Chaves possui caças capaz de voar de Caracas até Brasília non stop. São fatos a serem levados em conta.
4 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 10/11/2009 15h06
Valentin Makovski (524) 10/11/2009 15h06
Eu vou um pouco na contra mão dos que concordam com esta compra dos 36 caças. Em parte concordo, pois acho bom para o Brasil estar a par da tecnologia militar atual, mas tambem sou cético em dizer que ainda não precisamos de tamanho investimento em somente 36 caças modernos.
Nós temos no Brasil um problema do tamanho do nosso território, que é continental. Não temos vigilancia permanente em fronteiras, pagamos caro por isso, na economia regional, no cotrabando, no comercio de drogas, roubo de cargas, carros, etc.
Investir em 36 aviões modernos não seria de inicio o caminho certo.
A Embraer tem o Super Tucano, que ao meu ver completa as necesidades de segurança do espaço aéro brasileiro. Com esse dinheiro todo dos caças, se investe em quarteis de fronteira, se investe em treinamento das 3 forças, pode se investir em aviões espiões, com radares para monitar fronteiras mais críticas do país. Podemos investir na marinha, com equipamentos modernos para estarem presentes na amazonia e garantir fiscalização, o Brasil ter uma frota de Super Tucanos, para defesa esta de bom tamanho, pois inimigos que temos, não são países, som cantrabandistas e narcotraficantes, e para combatelos, não precisamos de um F18 super sõnico que custa mais de 80 Milhões de dolares. Isso de inicio é jogar dinheiro fora.
Nosso exercito esta sucateado, nossa marinha tem um porta aviões da 2ª guerra mundia, etc, etc.
Imagina investir estes bilhôes de dolares nas 3 forças???? Muito mais lucro e segurança.
7 opiniões
avalie fechar
O Pacificador (271) 10/11/2009 12h54
O Pacificador (271) 10/11/2009 12h54
Jobim diz que caças não são "jujubas"...
Mas até poderiam ser caro pitoresco ministro, porque as "jujubas" também vão parar no bolso de alguém...
34 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (845) 10/11/2009 12h20
Bolinha da Lulu (845) 10/11/2009 12h20
Manchete;
"Jobim diz que caças não são "jujubas" e transferência de tecnologia é mais importante que preço"
Essa compra esta parecendo coisa de cartas marcadas. Li a reportagem da Folha, mas estranhamente o ministro não fala do Grispen. Fla do americano, que realmente não é interessante por vários motivos ,mas realmente no quesito de transferência de tecnologia ela deixa a desejar. Pende a intenção ao francês e é o mais caro de todos os propostos. Assim o ministro confirma indiretamente o que o lulla falou em publico no 7 de setembro.
Tem cara de maracutaia, como diria o deputado lulla.
Assim não dá para confiar. Mesmo que se explique com todos os pingos nos "is" a compra dos aviões franceses, sempre se pensará que a maracutaia foi montada pelo prizidenti e imposta à aeronáutica.
40 opiniões
avalie fechar
Israel Vasconcelos (2) 10/11/2009 12h14
Israel Vasconcelos (2) 10/11/2009 12h14
Esta claro que os avioes franceses nao tem mercado e estao querendo usar o Brasil como comprador propaganda. Nao devemos esquecer que os mesmos franceses ja boicotaram por diversas vezes os produtos brasileiros especialmente os de origem na Agro Industria. A melhor proposta sem duvida é a Sueca, pela transferencia de tecnologia, pela possibilidade de evolução do projeto da aeronave e pelo preço de aquisição e manutenção. FORA SACORSY COM SUAS AERONAVES SEM MERCADO 3 opiniões
avalie fechar
Guilherme S V (49) 10/11/2009 11h57
Guilherme S V (49) 10/11/2009 11h57
Do ponto de vista Político é clara a empatia tanto de Barack Obama qto de Sarkosy à Lula, porem do ponto de vista histórico a França mostra-se desde Gaulle separado em tecnologia/preparação das forças da Otan isto é benéfico do ponto de vista estratégico, mas de qq forma o governo deve ter um projeto próprio em longo prazo, temos força humana para tal... Falta investimento imaginem o ITA com um orçamento bilionário o que este pessoal seria capaz de criar! 2 opiniões
avalie fechar
Mario Barreto (44) 10/11/2009 11h34
Mario Barreto (44) 10/11/2009 11h34
São 36 caças, então basta comprar 12 aviões de cada construtor e agradar todo mundo. Brincadeira!
Na minha opinião o modelo Gripen satifaz as exigências técnicas e de transferência de tecnologia, é mais barato e tem a manutenção mais barata e fácil. Portanto, escolheria do Gripen. Também não desagradaria muito nem os EUA nem a França, parceiros potenciais e outros negócios.
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1193)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página