Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Acordo Militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana uma negociação com o colega francês Nicolas Sarkozy para fechar um acordo militar. Segundo reportagem da Folha será o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros.


Mais resultados: Anteriores 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Próximos
Comentários dos leitores
ROBERTO WILLIAM BANGOIM (80) 05/01/2010 21h00
ROBERTO WILLIAM BANGOIM (80) 05/01/2010 21h00
Não há dúvida que para o burocratas da aeronautica o fator menor preço foi levado em questao( 8.666/1993) aplicada ao pé da letra. De armamento pelo jeito nao conhecem nada. O RAFALE sao mais caros? sim, mas sao melhores, desempenho, poder de fogo e envergadura de açao em uma batalha... na palavra do JOBIM, nao sao jujubas....
Será um erro tremendo, pois há componentes americanos no GRISPPEN e assim iremos ter restricoes que ja conhecemos nos tucanos ... espero que LULA demonstre ser um lider e nao um fantoche que irá se intimidar com esses "burocraticos.. se a questao é preço , comprem mais AMX entao..ahahha... só rindo de alguns por aqui..
50 opiniões
avalie fechar
Fabiana Brito (7) 05/01/2010 20h57
Fabiana Brito (7) 05/01/2010 20h57
Retaliação de quem? Os EUA é quem irão sofrer retaliações do Brasil conforme decisões da OMC. Depois a França encheu o cofrinho de ganhar dinheiro vendendo helicopteros e submarinos ao Brasil em 2009. Como tudo indica, tanto estrategicamente quanto economicamente o Gripen é a melhor opção, pois é a mais barato de comprar e manter, é um avião de classe mundial e não depende de tecnologia restrita e pode ser adaptado as necessidades e fornecedores diversos. Bem como é o equipamento que mais utilizaria a nossa capacidade industrial junto a Embraer e seus parceiros no fornecimento do projeto, assim realmente sendo não o preferido dos militares mas por todos os participantes.
Se é bom para a FAB, para as industrias brasileiras e os trabalhadores brasileiros, então porque o Presidente Lula não quer? Quais são os interesses do nosso presidente senão o melhor para seu país? Essa é a questão.
12 opiniões
avalie fechar
Adela Aguiar (1) 05/01/2010 19h31
Adela Aguiar (1) 05/01/2010 19h31
Em novembro passado, dia 09 para ser mais precisa, essa escriba esteve na pérgola do Copacabana Pálace tomando um chá na companhia da Jornalista Marta Serrat. Nesta ocasião, haviam dois Ministérios da Itália hospedados nesse Hotel. Ministérios da Defesa e Comunicações.
O Ministro Jobim, também hospedado por lá e com jantar de cúpula no Restaurante Cipriani às 20:00 horas. Meninos, eu ví e sei! A imprensa não estava lá. Mas eu fotografei e falei com o Ministro em nome da UNEMFA - União Nacional da Esposas de Militares das Forças Armadas e ARFAMIL - Associação Resgate da Família Militar as quais estou representante em sua Presidência, no Rio de Janeiro. Não cheguei a pedir nada para nossos valorosos militares. Apenas agradeci o fato dele ter vestido a camisa das FFAA e que isso muito nos honrava hoje em dia.
O Ministro Jobim é desses homens surpreendentes: fino, educado, gentil e amigável. Ele pegou meu telefone e da jornalista e OFERECEU UMA AUDIÊNCIA em seu gabinete para os dias de dezembro, porque ele ia viajar para o exterior e só voltaria no dia 20 de novembro. Ele pegou nossos cartões com os números, conversamos ameninadades mais um pouco e ele foi para o compromisso com os Ministérios italianos no Cipriani.
No outro dia a palavra que parecia apenas um sonho, chamada no celulares de Marta e meu pela manhã. Era a Chefe de Gabinete do Ministro em Brasília, Senhora Luciana, ligando para agendar nossa audiência na volta do Ministro ao Brasil. O homem foi além de nossas expectativas. No encontro ele fez questão de ouvir a familia militar e pediu que levássemos nossos Projetos para que fosse apreciado por sua equipe.
Ficamos muito felizes e imediatamente contactamos dona Ivone Luzardo para dar as boas novas e fazer o segundo contato com os nomes das pessoas a serem recebidas no Ministério da Defesa, referendados pelo próprio Ministro.
Infelizmente, Dona Ivone Luzardo, foi operada e até hoje não nos deu satisfação à respeito. Uma pena perder tão obsequiosa reunião.
Mas voltando ao assunto do texto acima, é bom que se declare a outros blogueiros e jornalistas que talvez não saibam:
O MINISTRO COM OS COMANDANTES MILITARES, JÁ ESCOLHERAM COMO SE DARÁ AS NEGOCIAÇÕES COM OS CAÇAS. SABEMOS EM PRIMEIRA MÃO NAQUELE DIA, NA PÉRGOLA DO COPACABANA PÁLACE POR FONTES FIDEDIGNAS. SERÁ UMA COMPOSIÇÃO DAS TRÊS INDÚSTRIAS. A TURBINA COM CERTEZA SERÁ DA NORTE AMERICANA BOEING. E provavelmente o Sistema de Comunicação, será italiano. Nada mais posso acrescentar.
1 opinião
avalie fechar
Segundo um dos mais importante jornal do país, nenhum relatório foi liberado pela FAB, informando a preferência pelo caça que o Brasil deve adquirir. Ainda de acordo com fontes dignas de crédito nem mesmo o ministro Jobim tomou conhecimento desse relatório.
Agora, é demasiadamente estranha a alusão feita por uma colunista desse jornal, quando faz referência explícita à liberação do conteúdo desse relatório, presunção essa que muitos já afirmam como verdadeira, inclusive, já plantando a existência de grave crise no seio do governo.
Isto posto, requisito, de quem de direito, a apuração da realidade dos fatos, bem como, se for o caso, a penalização dos responsáveis, porquanto atos dessa espécie visam só implantar o caos em uma administração que está dando certo. Estou fazendo esta requisição através de veículos outros de comunicação, ressaltando, inclusive, a fonte de onde foi originada a notícia da liberação do relatório da FAB.
3 opiniões
avalie fechar
Odrasio Ferreira (246) 05/01/2010 19h15
Odrasio Ferreira (246) 05/01/2010 19h15
Produto testado, aprovado e já vendido ao mundo por US 100.000 a unidade, o mesmo produto um pouquinho mais complicado/tecnico, com transferencia total de tecnologia, por US 70.000, escolhido por quem entende do assunto como a melhor opcão. Por outro lado corre-se o risco de ter um cara que nada sabe e nada vê daquilo que deveria ver e saber, mas prefere pagar US 140.000 por algo que ninguém conhece, nunca foi vendido, simplesmente por abuso de poder e mal versação de dinheiro público. Se isto ocorrer, deveria ser considerado crime de lesa pátria, cabendo pena de morte. 7 opiniões
avalie fechar
Sr. Carlos Almeida: A compra de um carro para uso meu não pode ser comparado com compra de aviões ou qualquer arma militar pelo chefe duma nação. Existe mil e umas coisas para ele tomar em conta, não apenas preço e performance, mas também transferência de tecnologia e também a política. (Pode soar estranho para nós leigos,mas este faz parte da vida. Décades atrás eu trabelhei numa revista inglesa especializada nestes assuntos e conheço estes aspectos.) Outra coisa, se é para deixar só os militares decidirem que avião, submarino ou metralhadora devem ser comprados, o presidente do país -- qualquer país -- estaria abdicando de suas responsabilidades. Ele recebe os conselhos dos generais e almirantes, mas só ele que decide. 3 opiniões
avalie fechar
Sergio Lavinas (272) 05/01/2010 18h21
Sergio Lavinas (272) 05/01/2010 18h21
"FAB prefere caça sueco a francês"
Gostei, de verdade!
Taí a primeira represália dos militares contra o senhor Lula da Silva.
Taí, dona Dilma Rousseff
Taí, Seo Franklin
Já disse alguém: A Maior pressão é aquela exercida pelas armas letais.
Queiram ou não os facinoras guerrilheiros, todos sessentões atualmente, velhotes já, tam de aceitar, goela abaixo, que quem tem as armas letais são as Forças Armadas. Quem tem o poder de pressionar, são as forças armadas.
8 opiniões
avalie fechar
Este assunto bem a moda francesa, com a conclusão da aeronautica, lembra bem a resposta dada aos franceses pelo celebre Vicente Mateus sobre a venda do jogador Socrates:" Socrates é invendavel, inegociavel e imprestavel". Esta é a mais ou menos a posição dos militares brasileiros a respeito do projeto frances, Alguma dúvida. 6 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2255) 05/01/2010 17h14
AGUINALDO VENANCIO (2255) 05/01/2010 17h14
KKKKKKKKKKKKKKKKKK
JÁ JÁ UM JORNAL SUECO FARA REFERENCIAS A LULA-LA..
OS INGLESES JA FIZERTAM, OS FRANCESES IDEM.,.
7 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Vieira de Morais (204) 05/01/2010 17h07
Rodrigo Vieira de Morais (204) 05/01/2010 17h07
Se Presidente não tivesse afirmado sua intensão nos caças fanceses, talvez a proposta das concorrentes não tivesse sido a das melhores.
Agora para o serviço que será feito aqui no Brasil, a compra dos caças Suecos são sim os que mais se encaixam. São mais faceis de serem contruídos.
Acho que as propostas deve ser revistas, até porque existe a possibilidade remota de nesta transação os caças serem construidos aqui no Brasil.
Será que os fabricantes querem isto?
4 opiniões
avalie fechar
Lamartine Cortes Testa (3) 05/01/2010 17h06
Lamartine Cortes Testa (3) 05/01/2010 17h06
O Brasil não é uma republiqueta qualquer e a compra dos caças não é um assunto secundário. Adquiridos agora serão a espinha dorsal da nossa defesa aérea até 2040 levando em conta a média de uso dos aviões atuais. Portanto basta olharmos que tipo de equipamento os países com DIMENSÕES TERRITORIAIS E ECONÔMICAS SEMELHANTES A NOSSA estão comprando. Alerto que TODOS os que estão ligados ou interferindo direta ou indiretamente na escolha dos aviões deverão ser cobrados ou responsabilizados pelas conseqüências dessa escolha. Isso vale para os militares, para o executivo e também para os jornalistas que divulgam informações sobre o tema. TODOS os que estão escolhendo participar do assunto terão de ser no futuro ou congratulados ou punidos. Os cidadãos devem gravar os nomes de TODOS assim como o de alguém que acabamos de votar. O interesse é da nação brasileira e não de uma empresa, de um governo ou desse ou aquele jornalista, todos passam a nação fica. 3 opiniões
avalie fechar
Paulo da Graça (1) 05/01/2010 16h17
Paulo da Graça (1) 05/01/2010 16h17
Necessitamos reequipar nossa aeronautica mas a escolha politica tem um custo alto e o pior desempenho tecnico. Não me parece uma boa decisão. Ja que é para seguir com a França, por qualquer seja o motivo, deveriamos pagar MENOS do que o custo do caça mais barato na concorrencia e não comprar o pior pelo maior preço. 4 opiniões
avalie fechar
Paulo Cruz (13) 05/01/2010 15h35
Paulo Cruz (13) 05/01/2010 15h35
Sr. Jose Carlos, entendo seu ponto de vista, até porque é revoltante ver que uma das maiores economias do mundo ainda não consegue resolver tantas questões importantes, no entanto a Segurança Nacional quando devidamente administrada tambem é fator de crescimento, porque á partir dela pode o estado garantir que os interesses nacionais serão respeitados internacionalmente, principalmente porque a industria de armamentos gera empregos direta e indiretamente alem de gerar saltos tecnológicos que refletirão na economia dando condições a que bons administradores corrijam as discrepâncias hoje existentes. Não podemos construir uma "casa", bonita, aconchegante e esquecermos de que se não colocarmos portas, janelas e portões estamos arriscados a tudo perder. Infelizmente, o mundo caminha para uma perigosa situação, onde as necessidades básicas de matéria-prima, combustível, agua, recursos que dia-a-dia escasseiam serão o pavio de confrontos. Particularmente eu que vivi em tempos passados na região norte do país, posso lhe falar que não fosse a presença marcante das Forças Armadas que com seus navios, aviões e pessoal atendem a população do local, esta vasta extensão do território nacional só nos pertenceriam nos mapas escolares. sem opinião
avalie fechar
mario pedrosa (221) 05/01/2010 15h04
mario pedrosa (221) 05/01/2010 15h04
Lula falou demais. Interessante notar que a Aeronáutica não tenha cedido ao ato falho do presidente. 12 opiniões
avalie fechar
Angelo Galvao (6) 05/01/2010 14h50
Angelo Galvao (6) 05/01/2010 14h50
A FAB ja desmintiu essa reportagem e q nada foi enviado para o MD. A folha ta criando a mesma ladainha que fez na escolha dos submarinos. 3 opiniões
avalie fechar
Adriano Trindade (5) 05/01/2010 14h45
Adriano Trindade (5) 05/01/2010 14h45
É visto que na reportagem de Eliane Catanhêde, que a Embraer não vai participar do programa FX-2 se o escolhido for o Rafale, por causa da baixa transferência de tecnologia.
Se o escolhido for o Gripen, além de uma hora de vôo mais barata, sem falar no custo do aparelho, com a Embraer botando a mão nessa tecnologia, em 10 anos a Embraer terá desenvolvido um caça absurdamente melhor, que vai vender feito água para os outros países. Em termos de aviação comercial a Embraer vende muito bem suas aeronaves mundialmente, sua qualidade é respeitadíssima.
O problema é um presidente, seja qual for, com mandato de poucos anos, pensar no futuro do país para daqui á 10 anos. Um presidente pensa politicamente, não pensa tecnicamente. E a gente não tem grandes relações políticas com a Suécia. O que importa para o desenvolvimento Brasileiro é a tecnologia da Suécia, não as relações políticas com a Suécia.
A FAB está corretíssima. Se o Lula realmente pensa no Brasil, no bem do futuro dos Brasileiros, e não em quem ele vai eleger, ele vai escolher o Gripen, o melhor custo-benefício disparado. Mas se for pensar politicamente, ele vai onerar o Brasil drasticamente para tirar a França do buraco.
É que nem eu pagar R$ 50 mil por um automóvel Gol para "faturar" a filha do dono da concessionária. Igualzinho. Vale a pena? O Lula vai ser ridicularizado internacionalmente por quem observa a barganha como espectador.
3 opiniões
avalie fechar
José Carlos (178) 05/01/2010 14h35
José Carlos (178) 05/01/2010 14h35
SR EDUARDO DE SOUZA
Essas coisas servem para torrar dinheiro do povo em gestões realizadas sabe lá Deus como!. Segurança Sr. Eduardo seria comprar mais 110 radares metereológicos para prevenir nossos irmãos do sul das constantes tempestades que assolam aquela região. Segurança seria construções descentes para um povo sofrido e sem esperança. Segurança seria estradas dignas ( o senhor deve ser paulista, portanto, ignora como são as estradas do nordeste, centro-oeste e norte) Segurança seria uma pessoa necessitada não precisar esperar 1 ano na fila do INSS para fazer uma cirurgia de emergencia e vou parar por ai por somente são autorizados 1.500 caracteres e eu faria uma monografia de 1.500 páginas para o senhor. Segurança do país? Poupe-me !. Vamos brigar com quem? Com o "cumpanheiro" Chavez ?
8 opiniões
avalie fechar
Rogerio Sarlo (1) 05/01/2010 14h21
Rogerio Sarlo (1) 05/01/2010 14h21
E lá vai o Presidente Lulesma jogar dinheiro fora.. quer ver?!
De vez comprar 72 caças da Suécia, que custam 70 milhoes cada um, vai querer fazer uma média e comprar 36 caças franceses, que custam o dobro do preço!!!.....
Vamo lá Brasil!!.... é isso aí...
sem opinião
avalie fechar
ailton paiva (92) 05/01/2010 14h14
ailton paiva (92) 05/01/2010 14h14
A compra destes aviões já esta no notíciario a anos, desde o primeiro ano do governo Lula se fala neste assunto. A verdade é a seguinte: sera uma decisão política e não tecnica, portanto quem pagar a melhor "comissão" aos políticos de plantão ganhara a concorrencia!!!!!
Pagou, levou, é assim que funciona no Brasil e ponto final!!!!!
sem opinião
avalie fechar
José Crisóstomo de Souza (9) 05/01/2010 13h42
José Crisóstomo de Souza (9) 05/01/2010 13h42
De aviões e aviões:
Freudianamente, entendo que a simpática jornalista esteja sempre atrás de uma saia justa... para o governo, no que diz respeito a esse assunto. Mas, por favor, convenhamos, não tem encaixado bem! Nem poderia! O presidente com aquele manequim!!! Não é pra ele, Eliane! Ficaria bem - e, tanto quanto posso ver, muito! - na elegante reporter. Por favor, Eliane, nesse verão, na TV, experimenta!!!
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1193)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página