Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Defesa da Amazônia

O secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, disse que vai propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a participação das Forças Armadas na defesa dos parques nacionais e das reservas indígenas e extrativistas da Amazônia.


Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos
Comentários dos leitores
Gamarra R (114) 02/10/2008 11h13
Gamarra R (114) 02/10/2008 11h13
ASSENTAMENTOS DO INCRA REPRESENTA 44% DOS DESMATAMENTOS NO PAÍS!
CADÊ O DEVER DE CASA SR. LULA & MINC?"
16 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (146) 01/10/2008 22h26
Sudeste/ sudestino (146) 01/10/2008 22h26
O Brasil produz 200 milhões de toneladas de grãos.
Eu pergunto quantas toneladas foram produzidas pelos índios? Resposta: nenhuma.
A Funai, esta organização "estrangeira" quer as terras do Brasil para atrasar o desenvolvimento do Brasil, africanizar, bolivizar o Brasil.
Eu quero ver quando todo as as terras do Brasil estiverem em mãos indígenas se haverá produção.
Haverá sim uma castra de pessoas, que sem trabalhar, arrendarão as terras do Brasil aos não indios para produzirem, serão os xeques das terras, trilionáros SEM TRABALHAR.
Esse cafezinho e pãozinho que você toma aí de manhã foi produzido por agricultores que ocuparam, tomaram posse (posseiros) desmataram, produziram e fizeram o Brasil.
Desmataram, até porque trigo, café, cana-de-açucar, soja SÃO VEGETAIS e respiram igualmente às árvores e PRODUZEM ALIMENTOS
20 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 01/10/2008 17h12
Gamarra R (114) 01/10/2008 17h12
PARTE I
Conforme a lista divulgada dos 100 maiores desmatadores do país, a área total desmatada é de 520.666.985 hectares, somente o INCRA desmatou 229.208.649 desse total (44% dos desmatamentos no país).
Quase a metade das florestas derrubadas no Brasil foi devastada a partir de oito projetos do INCRA, todos em Mato Grosso, estado governado por Blairo Maggi, alvo de muitas críticas do ministro Minc. O governador vem insistindo há tempos que as aparências enganavam, mas tudo parecia uma simples defesa do homem que já foi "premiado" com o título de "moto-serra de ouro". Mas ele estava certo. Não vamos isentá-lo, mas ele não pode ser "demonizado" como costuma acontecer. Afinal, como sempre reforça Carlos Minc, os números estão aí para provar qualquer tese.
Segundo Reinaldo Azevedo - Veja: "Sozinho, o INCRA fez quase o mesmo do que fizeram os outros 92 (Lista dos 100). E onde estão todas essas áreas? No Mato Grosso, governado por Blairo Maggi, transformado na Geni dos ambientalistas; considerado uma espécie de "outro lado" de Marina Silva, a Madona Evangélica dos Povos da Floresta; ou, então, o brutamontes que só pensa em soja, invadindo as florestas agora defendidas por Carlos Minc e seus coletes maravilhosos"
(CONT.....)
4 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 01/10/2008 17h08
Gamarra R (114) 01/10/2008 17h08
(CONT.....)
PARTE II
Reinaldo levantou uma importante conseqüência dos números apresentados pelo Ministerio do Meio Ambiente e ainda sugeriu que o governador Maggi receba um sonoro pedido de desculpas da classe ambientalista. "Parece que a preservação da floresta vai começar a entrar em contradição...Sugiro agora aos ambientalistas que façam um ato de desagravo a Blairo. E que demonizem, afinal, Luiz Inácio Lula da Silva. Se Blairo, governador, era culpado pelo suposto desmatamento feito por particulares, Lula é o culpado pelo desmatamento efetivamente praticado por um órgão do governo federal".
COMO EU SEMPRE DIGO: PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É .......
5 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 01/10/2008 13h02
Gamarra R (114) 01/10/2008 13h02
Quantos aqui faz o que fala, realmente faz algo pelo meio ambiente? Vejo muito Blá, Blá, Blá. Se voce realmente quer fazer algo pelo meio ambiente é só boicotar o setor produtivo, "O VILÃO DA VEZ". É só boicotar os produtos oriundos do campo, não comprando leite, café, pão, derivados de milho, cevada, soja, trigo, arroz, açúcar, feijão, carne bovina, frango, produtos integrais, light, diet, produtos transgênicos, não abastecendo veículos com álcool, biodiesel, boicotando a compra de veículos flex, não comprando roupas de algodão, não comprando moveis de madeira nativa, e etc, etc.......
A partir destas ações o setor produtivo deixar de vender, tornando inviável o agro-negócio e seus setores, endividando os produtores, que acabarão migrando para as grandes metrópoles, quebrando a economia e empresas co-relacionados a todo produto oriundo do campo no brasil.
São ações, simples, "barata" e sem burocracias.
É claro que muitos ambientalistas, falam, criticar, esbravejam, mas não tem realizado suas ações onde deveria ser um exemplo, começando dentro de casa, até porque vocês acham que esses "AMBIENTALISTAS DE PLANTÃO" ira deixar de lado o CHURRASQUINHO DE PICANHA E A CERVEJINHA nos finais de semana, hein!!!
5 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 30/09/2008 21h59
Rui Ruz Caputi Caputi (1854) 30/09/2008 21h59
Que mal existe em dizer ao povo a verdade?
O povo quem paga isso tudo. O povo é o patrão. E somos nós também quem pagaremos pela vingança da natureza pelo desmatamento fora do controle.
Mas o pior dos mundos é que um orgão de proteção esteja jogando de bandido, e terrorista contra a proteção do bioma.
Mas considero que o Carlos Minc fez o que qualquer de nós brasileiros, cidadãos e patriotas faríamos em seu lugar e posição.
6 opiniões
avalie fechar
Monica Rego (383) 30/09/2008 10h05
Monica Rego (383) 30/09/2008 10h05
Produtos da amazônia é igual as drogas nos morros quem consome é a classe media-alta, quem grila são os ricos, sendo assim falta cadeia para quem pratica e consome!
É só dar uma olhadinha nas casas mansões e veremos parte das madeiras ilegais da floresta, em moveis telhados pisos... Esta é a mentalidade que tem que mudar em curto prazo é ver e saber o que consumimos de onde veio pra onde vai e suas conseqüência para o meio ambiente, para as gerações contemporâneas e futuras, temos que ir na base e tornar obrigação nas escolas ARTE e NATUREZA e ESPORTE...
Porque os cientistas só pensam em acelerador de partículas, e advogados em defender os dantas da vida, e a classe media alta compra suas hailux para andar nas praias que é proibido, fico pensando que nível superior só faz emburrecer o individuo que só olha para o seu umbigo e se acha doutor engenheiro advogado jornalista e ainda existe favelas e desmatamentos...
25 opiniões
avalie fechar
Gilberto Mendes (28) 30/09/2008 08h16
Gilberto Mendes (28) 30/09/2008 08h16
É chegada a hora de sair do campo das idéias e partir para ação; aplicação de multas severas e alterar a legilslação para desmatamento com penas mais rigorosas. E tambem cassação de mandatos de parlamentares e até mesmo de impechement de alguns governadores 7 opiniões
avalie fechar
Balark Junior (6) 30/09/2008 00h46
Balark Junior (6) 30/09/2008 00h46
Depois de tantos trocadilhos e ações inúteis e irrelevantes, só posso afirmar que Carlos Minc é um MinistrEco!!!!! 6 opiniões
avalie fechar
Blá, blá sobre desmatamento se cresce vira ação. Se a Marina e todos anteriormente fizeram cena, uns mais outros menos, pode até ser, mas após anos trabalhando como fiscal de desmatamento em meu estado, vejo um plano (PPCDAM) lógico e coerente. Assim Carlos Minc, como na lista dos maiores desmatadores, expõe a podridão do homem. Esta é uma luta de todos! É isso aí " o importante é mudar a atitude". PAU NO PODRE, PAU NO LADO GULOSO DO HOMEM, VAMOS MUDAR!
PODEMOS MELHORAR TÉCNICAS DE AGRAR A TERRA, DE EXPLORAR O EXTRATIVISMO, DESDE QUE REDUZAMOS A EXPECTATIVA DE LUCROS RÁPIDOS. É PREFERÍVEL POUCO MAS CONSTANTE. O DESMATADOR ENCORPORA ESTE TERRÍVEL LADO HUMANO: BUSCA O LUCRO MÁXIMO DE MANEIRA FÁCIL E PRA HOJE (AGORA SE POSSÍVEL). E SEGUE IMPLACÁVEL, MESMO QUE IMPORTE NAS MORTES DE NASCENTES, DE BIODIVERSIDADE, QUE RESULTE DESERTOS (OUTROS AJUDARÃO). POIS, ELE PENSA ASSIM: "SEI LÁ DOS MEUS FILHOS, NÃO VOU VIVER TANTO PRA VER!". MUITOS PESQUISADORES (TRABALHEI NA EMBRAPA DA TRANSAMAZONICA NOS ANOS 80) CONHECEM POSSIBILIDADES DE USO DE RECURSOS NATURAIS DE MANEIRA POUCO IMPACTANTE, DE MANEIRA A DAR SUSTENTABILIDADE DA VIDA, MAS SABEM QUE EM TERMOS DE GANHAR DINHEIRO NADA RESOLVEM. MOSTREM SOLUÇÕES OUTRAS QUE NÃO SEJA O ESGOTAMENTO DOS RECURSOS, COMEÇANDO POR AUTO AMPUTARMOS A MAO QUE SUGA DA FLORESTA MILHÕES DE ANOS DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. FALTA E QUEREMOS A MÃO QUE DÊ A SUSTENTABILIDADE DA VIDA NOSSA E DO PLANETA: REAPRENDER A TIRAR O SUSTENTO DE CADA DIA.
5 opiniões
avalie fechar
Gil Reis (3) 29/09/2008 20h43
Gil Reis (3) 29/09/2008 20h43
Finalmente o governo está lembrando da Amazônia, embora na política de "prender e arrebentar".
O Minc com autorização do Presidente vai criar uma policia especializada em produtor rural na Amazônia.
Isso é política "nazi-facista" envolvendo a criação de um inimigo comum para fazer o povo esquecer os seus problemas.
Milhares de jovens morrem assassinados nas cidades deste país e o governo investe dinheiro contra o produtor rural.
Presidente, nós somos um povo que precisa de saúde, segurança e educação, o senhor acha que policia rural vai nos ajudar?
O senhor recebeu 80% de aprovação por parte de um povo que também não tem saúde, segurança, educação e emprego. Não sei por que essa aprovação toda, será por causa da "bolsa-esmola", ao invés de um programa digno de geração de empregos?
Presidente não tente viciar o brasileiro em mendicância, nós sempre fomos um povo trabalhador.
O governo está transformando a Amazônia em uma grande "praça de guerra".
Respeite a nossa soberania e o nosso trabalho, qualquer dia desses o governo vai ultrapassar as medidas e os Amazônidas vão reagir para defender as suas terras
16 opiniões
avalie fechar
Ricardo Ferraresi (1) 29/09/2008 20h39
Ricardo Ferraresi (1) 29/09/2008 20h39
Em nenhuma das medidas vi que serão contratados profissionais da área de meio ambiente para combater essa e outras atrocidades que nosso país vem sofrendo diariamente em todas as regiões. Enqto isso, muitos Biólogos como eu, estão fora de suas áreas por absoluta falta de empenho das autoridades. Sr Ministro, o Ibama precisa de mão de obra especializada. Qdo abrir concurso que dê oportunidade aos formados na área e não a todas as áreas como os últimos concursos, que aliás faz tempo que não abre. 5 opiniões
avalie fechar
Geraldo Buss (375) 29/09/2008 17h39
Geraldo Buss (375) 29/09/2008 17h39
Será que entendi direito. O minc disse que o Incra e os assentamentos da reforma agrária são grandes desmatadores de florestas - não só da Amazônia como também de florestas no Brasil inteiro? Alelluia e parabéns ao ministro por ter "descoberto" a roda! Trabalhei muitos anos na região de Brasnorte, Mato Grosso e na divisa da fazenda onde trabalhava formou-se um assentamento - anos luz antes do INCRA declarar a área não produtiva e passível de desapropriação. Órgãos municipais e federais da região chegaram a declarar que nada podiam fazer contra os dito cujo "sem terras" quando desmatavam sem projeto algum e iniciavam queimadas que atingiam as propriedades vizinhas. Um superintendente do IBAMA em Brasnorte chegou a declarar quando lhe foi apresentada uma queixa contra este comportamento irregular : Só posso fiscalizar e multar os fazendeiros legais pois estes têm dinheiro! Não adianta multar os sem terras porque não vão pagar mesmo e nem presos podem ser! Será que o MINC vai realmente agir com rigor contra seus próprios funcionários, contra outro órgão público. A propósito, entre os tais sem terras, tinham policiais de PM de Brasnorte, dono do Hotel da Rodoviária de Brasnorte, diversos outros membros da elite de Brasnorte. É só conferir e perguntar aos fazendeiros legais da região. Tomara que apareça alguém neste governo com peito e coragem para tentar corrigir tantas distorções e aberrações. 6 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1517) 27/09/2008 06h58
Luís da Velosa (1517) 27/09/2008 06h58
O governo faz muito bem. É isso mesmo. Como diz um senhor comentarista, aqui deste espaço democrático, respeitoso, aquilo ali é um "barril de pólvora". E já estourou inúmeras vezes e continua a promover explosões sucessivas, como se fosse o que acontece numa turbina à jato. Ainda que tardia, essa providência do governo, denota clarividência, vaticínio. Ainda bem. Tenho a impressão que a ministra Dilma Rousseff. com o seu donaire intelectual e de poder, tem muito a ver com essa providência, essa ação. É a minha opinião, que devo expressar. Todavia, não é somente doar, mas incrementar, aprofundar, realizar políticas para a manutenção desses cidadadãos donatários em suas glebas, em paz, desenvolvendo-se. Isso, doação pura e simples, lembra-me uma grande herança, v.g., um apartamento luxuoso que o herdeiro, sequer, pode pagar o condomínio e, em sendo luxuoso, fica difícil alugar e, em certos casos, até vender. Resultado: vai ser executada a dívida, na justiça, e o herdeiro entra pelos canos. É o exemplo palpável, verdadeiro, revelador, do "presente de grego". 24 opiniões
avalie fechar
Antonio Pereira (3) 25/09/2008 20h06
Antonio Pereira (3) 25/09/2008 20h06
Gostaria de ler os comentarios e não estou conseguindo ahah.. 7 opiniões
avalie fechar
SÉRGIO BUENO (8) 25/09/2008 17h10
SÉRGIO BUENO (8) 25/09/2008 17h10
CAROS AMIGOS QUE SÃO CONTRA A DOAÇÃO DAS TERRAS PÚBLICAS, VOCÊS PELOS COMENTÁRIOS QUE FAZEM NÃO CONHECEM A REALIDADE DA AMAZÔNIA, ISSO AQUI É UM BARRIL DE PÓLVORA PRESTES A ESTOURAR.
ESTA DOAÇÃO NÃO VAI SER DADA NÃO CAROS AMIGOS, SIMPLESMENTE O GOVERNO VAI TENTAR REGULARIZAR UM PROBLEMA DO REGIME MILITAR QUE CONFISCOU AS TERRAS A 100 KM DE TODAS AS BRS DA AMAZONIA E DAS FRONTEIRAS SEM SABER SE HAVIA ALGUÉM RESIDINDO NAQUELAS ÁREAS.
PARA SUA INFORMAÇÃO ESSAS TERRAS HOJE JÁ SÃO PRODUTIVAS E EXISTEM PESSOAS QUE TRABALHAM E VIVEM DESSA TERRA. O GOVERNO, APESAR DE SER INEFICIENTE ATRAVÉS DO INCRA QUE JÁ EXISTE UMA REGULAMENTAÇÃO PRA REGULARIZAÇÃO DESSAS TERRAS NÃO TEM PESSOAL PARA REGULARIZAR ENTAO DE ALGUMA FORMA VAO TANTAR REGULARIZAR ESSAS PEQUENAS PROPRIEDADES.
ATÉ QUE ENFIM O GOVERNO VAI FAZER ALGUMA COISA PARA COIBIR O DESMATAMENTO, PQ COMO Q O IBAMA AUTUA ALGUÉM QUE NÃO É DONO DE FATO?
CAROS AMIGOS VCS DEVERIAM SAIR UM POUCO DESSE MUNDINHO QUE VCS VIVEM E CONHECER UM POUCO DA REALIDADE DO PAÍS.
14 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (1981) 25/09/2008 12h59
Alcides Emanuelli (1981) 25/09/2008 12h59
Primeiro foi cuba que tinha uma divida para com o Brasil e houve o perdão ou algum tipo de acordo, depois vem Bolivia e covardemente tivemos medo do ladrão e cocaleiro Evo Morales e covardemente deixamos ele entrar em nossa casa, pisar em nossos flores e nos roubar a ficamos calados melhor concentimos.
Agora vem o Equador, com a Oldebrech, não dá para entender o que o BNDES, tem a ver com algum tipo de investimento no exterior, sem retorno é claro, o que o Executivo tem a ver com uma empresa privada, não dá para enterder ou será a crise americana é aqui e o Lula e a Dilma já começaram a privatizar a Oldebrech.
Ah meu Deus! como somos roubados descaradamente, quem fala aqui é o povo, como os nossos escolhidos para administrarem nossos destinos sociais não tem responsabilidades e nem competencia sobre o dinheiro que colocamos em suas mãos para bem Administrarem nossa Nação.
Até quando senhor vamos ter que aguentar tanta, safadeza, hipocrisia e desonestidade, meu Deus!
Agora vem essa história do bem que a Noruega esta fazendo colocando em nossos mãos 1 bilhão de dolares ou euros ou reais isso não importa para proteger um pouco de um bem da humanidade que inconsequentemente estamos destruindo.
O que penso que a Noruega não devia se arriscar assim, de repente podemos virar uma cuba da vida, uma Bolivia ou um Equador e nossas responsabilidades não vão existir mais, seremos corruptos e ladrões e irresponsaveis para nossos compromissos.
Cuidado Noroega quem avisa é Brasileiro.
5 opiniões
avalie fechar
marco barbosa (4) 25/09/2008 12h52
marco barbosa (4) 25/09/2008 12h52
VERGONHA assim que devemos ver essa noticia,quem o governo pensa que é para doar uma parte da reserva que o mundo inteiro hoje procura ajudar para mante-la intacta e ai vem meia duzia de retardados do governo ou espertos demais e dizem em fazer doaçao!!!!!façam doaçao com o que desviam ,com o que roubam dos cofres publicos ou seja com o nosso dinheiro de impostos que nao tem outra fim a nao ser abastecer os bolsos de parlamentares,sem terra?sem teto?sem vergonha?aqui virou o pais do da-se um jeitinho,se vc incomodar o governo por falta de moradia eles apoiam em vc invadir terras desde que nao seja a deles.Vamos nos posicionar para que isso nao venha a acontecer,distribua as terras ociosas do palacio do planalto,da granja do torto que alias hoje o seu ocupante faz jus afinal quando ele nao esta torto ele nao esta sobrio. 7 opiniões
avalie fechar
danilo barros (106) 25/09/2008 12h36
danilo barros (106) 25/09/2008 12h36
Sou totalmente contra a doação de terras públicas a particulares. Isso sempre foi feito no Brasil mas está na hora de acabar com essa prática nefasta, depois o próprio estado precisa indenizar particulares porque precisa de algum imóvel para determinado fim, e o dinheiro público sai pelo ralo... 24 opiniões
avalie fechar
Vincenzo Jorge de Castro (155) 25/09/2008 12h13
Vincenzo Jorge de Castro (155) 25/09/2008 12h13
NÃO PODEMOS FICAR QUIETOS...
* EM PRIMEIRO LUGAR: O GOVERNO NÃO É DONO DE NADA PARA FAZER DOAÇOES *
* EM SEGUNDO LUGAR: DEVE SER FEITO UM PEBLICITO PARA VER O QUE O POVO ACHA DISSO *
* EM TERCEIRO LUGAR: O QUE EU TENHO ATÉ HOJE ME CUSTOU MUITO SUOR, MUITO TRABALHO E ATÉ LÁGRIMAS DE SANGUE, QUE FOI CONSEGUIDO ATRAVES DE MUITO TRABALHO HONESTO E COM PAGAMENTO DE TODOS OS IMPOSTOS QUE O GOVERNO TIRA DE GENTE E NÃO DÁ NADA EM TROCA QUE É SUA OBIGAÇÃO *
* EM QUARTO LUGAR: VAMOS NOS MOBILIZAR PARA TIRAR ESSE TIPO DE GOVERNO QUE NÃO INTERESSA AO POVO, POIS DE ACORDO COM OS IPOBES O GOVERNO TEM 75% DE APROVAÇÃO, E O QUE É MAIS ENGRAÇADO É QUE EU NUNCA FUI ENTREVISTADO E NÃO CONHEÇO NINGUEM QUE FOI ENTREVISTADO PARA OPINAR SOBRE QUALQUER GOVERNO, ( MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL.)
* É TUDO SACANAGEM *
* ISTO E MANIPULACÇÃO *
6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (658)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página