Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Troca-troca partidário

Parlamentares aceleram troca de partido para disputar eleições de 2008
Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos
Comentários dos leitores
luiz guilherme (89) 17/11/2008 20h48
luiz guilherme (89) 17/11/2008 20h48
ESTAMOS LAMENTÁVELMENTE PERDIDOS NO MATO E SEM CACHORRO. ESTAMOS A BEIRA DE UM COLAPSO INSTITUCIONAL. OS RESPONSÁVEIS PELOS PODERES ULTRAPASSARAM HA MUITO OS LIMITES DA VERGONHA, DA DECÊNCIA, E DO RESPEITO A DEMOCRACIA, A CONSTITUIÇÃO, A LIBERDADE E A HARMONIA DOS PODERES. 7 opiniões
avalie fechar
Nailson Oliveira (1) 17/11/2008 18h21
Nailson Oliveira (1) 17/11/2008 18h21
è uma vergonha o que o Dep Arlindo Chinaglia está fazendo com esse descumprimento de ordem, então para que serve a justiça só para veradoes e prefeitos... acho que ele está se achando o dono do congresso, e sem falar na falta de carater, pois o mesmo já tinha falado que o STF é quem iria decidir, e agora fica inventando moda, acho que estar querendo puxar para o sensacionalismo e não ver que esta sendo ridiculo, até parece que existe algum interesse nessa atitude... 4 opiniões
avalie fechar
M Mig (2371) 17/11/2008 18h09
M Mig (2371) 17/11/2008 18h09
Veja a questão de Brito Neto de forma bem simples... a mudança ou infidelidade partidaria é prevista em lei, o sujeito não cumpre tem que ser punido... Por que tanto auê?? Pura politicagem? 5 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3030) 17/11/2008 17h46
Antonio Fouto Dias (3030) 17/11/2008 17h46
Caro Cezar Marcelo, 17/11 - 13h38

Creio que acoisa vai mais além do que as regras do jogo e creio que falar que o uso constante do cachimbo é que entorta a boca, também cabe nesse contexto, pois seguindo sua analogia, os políticos estão acostumados a jogar em outro time, sem que ninguém perdesse os pontos e é aí que está a questão, quando a equipe tem conhecimento que se jogar com quem não pertence ao club ele irá perder os pontos, não sabe o que fazer com o jogador que lhe serve ilicitamente, menos ainda cumprir a nova regra.
Se os atuais políticos ao menos parassem para pensar, nem que por um instante em partidos fortes, jamais iriam questionar ou querer um tempo para analisar uma decisão judicial, como se pronunciou Arlindo Chináglia, de que estava estudando para ver o que iria fazer.
É uma decisão judicial e mão há o que fazer.
Se quizessem partidos fortes, também nunca iriam pensar em janela para burlar as regras do jogo, iriam competir de acordo com as regras.
Se os partidos refletissem e até tivessem juizo, atualizariam seus estatutos exigindo fidelidade partidária e no caso daqueles que não a respeitassem, não só perderiam o mandato em que estivessem exercendo, como seriam expulsos do partido, fato este que também deveria ser pactuado no momento da oficialização da candidatura, antes mesmo do registro.
Se os partidos quizessem, mesmo com essa legislação eleitoral defazada, daria para corrigir muita coisa, mas pelo visto não lhes é conveniente.
SDS.
4 opiniões
avalie fechar
NILSON CHAVIER (35) 17/11/2008 17h20
NILSON CHAVIER (35) 17/11/2008 17h20
UMA QUESTÃO QUE DEVE SER ANALISADA À EXAUSTÃO É O FATO HOJE, OS PARTIDOS POLÍTICOS, NÃO TEREM NENHUM TEOR IDEOLÓGICO NEM PROFESSAREM NENHUMA CARTILHA.
SÃO MOVIDOS SIMPLESMENTE PELO PRAGMATISMO, E PELO MIMETISMO OPORTUNISTA, O QUE OS TORNA SEMPRE UM HÍBRIDO DE ALGUMA COISA COM OUTRA NÃO IDENTIFICADA E FUGINDO, SEMPRE QUE NECESSÁRIO, DOS VERDADEIROS EMBATES E DAS JUSTAS REIVINDICAÇÕES POPULARES EM DETRIMENTO DO FORTALECIMENTO PURO E SIMPLES DO PARTIDO O QUE OS TORNA, NÃO PARTIDOS POLÍTICOS, MAS SIM UM CONGLOMERADO DE INTERESSES PARTICULARES EM DETRIMENTO DOS INTERESSES PÚBLICOS.
É PRECISO REPENSAR PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL. QUEM SABE DOIS OU TRÊS, COM CIMENTO IDEOLÓGICO SEJA UMA SOLUÇÃO MAIS ADEQUADA DO QUE ESTA SOPA DE LETRINHAS QUE VEMOS POR AÍ.
5 opiniões
avalie fechar
O problema sobre a fidelidade partidaria sao as regras do jogo. Quando alguem se candidata esta assumindo esse compromisso e nele o mandato nao é do parlamentar mas do partido. Metaforiacamente, como gosta o presidente, quando um jogador de futebol é formado num clube e vai jogar em outro sem autorizaçao o que acontece? O time que ele jogar perde os pontos. É a mesma situaçao. Ele nao poderia mudar de legenda sem autorizaçao, assim tem mesmo de perder o mandato. Alem do mais(como escreve um internauta anteriomente) a maioria dos deputados envolvidos no mensalao vieram desse troca troca e venderam-se por menos de 30 dinheiros, no maior escandalo politico do pais em toda a historia republicana. Nao podemos aceitar os ilicitos(partam de onde partirem) como sendo inevitaveis. 9 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3030) 17/11/2008 12h45
Antonio Fouto Dias (3030) 17/11/2008 12h45
Em que país um deputado que não cumpre uma decisão judicial permanece no cargo?
É mais que conhecido e mais que um jargão quando se diz que decisão da justiça não se discute, apenas se cumpre, nesse sentido, o que o Presidente daCâmara ArlindoChináglia está fazendo e um confronto certamente por interesses, com finalidade única de proteger aqueles que aderiam à base aliada do governo, aliás, fato este que não revela nenhuma novidade.
Na matéria é mencionado de que Walter Brito Neto éo responsável pela crise, do qual discordo, pois ele foi apenas o mentor de um desrespeito à decisão do TSE, sendo que no entanto, essa crise foi estabelecida quando Chináglia não cumpriu a respectiva decisão, se houvesse cumprido, não haveria crise alguma.
6 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 17/11/2008 10h40
roberto diaz zanetti (278) 17/11/2008 10h40
Prezados Senhores e Senhoras;
Me entristece ver que algumas analises sejam realizadas apenas na superficialidade da situação e não partam para posições mais concretas. O fecto deputado da reportagem, naturalmente recebeu dinheiro em espécie do partido que se transferiu. Como ele foi eleito pelos numeros de votos da coligação ou da legenda, ele foi eleito pelo partido, mesmo que ele tenha sido com votos pessoais, pois o sistema é esse. Se ele fosse votado mas sem partido, não seria eleito, pois necessita de legenda para se candidatar e se eleger. Além do mais o rapazinho é suplente, quem dizer que não recebeu votos suficiente para se eleger. Isso se chama maracutaia como definiu o BIG MARACUITADOR. Agora o Chinaglia, não quer atender o STF, por que o rapaz foi para a base aliada com essa mudança de partido, e desta forma eles jogariam no lixo o dinheiro despendido com o rapaz. Acredito que esteja claro.
4 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 17/11/2008 10h28
João Carlos Gagliardi (2328) 17/11/2008 10h28
Tem que caçar mesmo!!!
O mensalão teve como base a compra deputados que pularam de uma legenda para outra.
Para esse pessoal, ética, lealdade, respeito ao eleitor não significam absolutamente nada. As mudanças são sempre orientadas por interesses próprios.
Não tem nenhum problema um político mudar de idéia quanto a um partido. Ele que aguarde as próximas eleições e se candidate por quem achar melhor.
Agora, o pior é ver gente aqui defendendo José Dirceu, "que participou da guerrilha, seqüestros e assaltos a banco, fugindo para Cuba enquanto seus companheiros davam a vida pela causa, que fez uma cirurgia plástica para mudar a cara e voltar clandestino ao Brasil, onde casou e mentiu durante anos para a mulher e o filho, revelando a sua real identidade no dia em que saiu a anistia, dando um chute no traseiro dos parentes e indo embora"(sic).
Ele é um grande exemplo da moral torta que assola nosso país.
Haja paciência!!!
5 opiniões
avalie fechar
wilson roberto david mota (3) 16/11/2008 23h49
wilson roberto david mota (3) 16/11/2008 23h49
É SÓ NA CABEÇA DOS MINISTROS DO TSE , QUE O ELEITOR VOTA NO SEU REPRESENTANTE PENSANDO EM PARTIDO POLÍTICO .SÃO BUROCRATAS INSVESTIDOS NO PODER. ACHAM QUE PODEM MUDAR OS COSTUMES DE UM POVO , ALIÁS COSTUME QUE É UMA FONTE DO PROPRIO DIREITO. PORQUE NÃO PERGUNTARAM AOS ELEITORES ANTES DE APROVAREM UMA RESOLUÇÃO ABSURDA DE INFIDELIDADE PARTIDÁRIA QUE INUNDOU O PRÓPRIO TSE DE RECURSOS IMPEDINDO A CORTE DE CUMPRIR SEU PAPEL DE JULGAR IMPUGNAÇÕES DE PREFEITOS E VEREADORES .ISSO É UMA VERGONHA . OUTRA PERGUNTA: QUANDO O CONGRESSO VAI VERGONHA E TOMAR ATITUDE DE LEGISLAR JÁ SOBRE A MATÉRIA E ACABAR COM ESSA ABERRAÇÃO JURÍDICA. PRA ENCERRAR PORQUE NINGUÉM É DE FERRO , O QUE O TSE VAI FAZER COM O TRE DA BAHIA QUE NÃO NÃO TOMOU NEM CONHECIMENTO DA TAL RESOLUÇÃO E MANDOU-LHES ÀS FAVAS ??? GOSTARIA QUE ALQUÉM DO TSE ME RESPONDESSE . 4 opiniões
avalie fechar
Engraçado com tem gente má informada neste país, alguns imbecis não sabem que não foi provado nada contra o ex- ministro José Dirceu, ficam querendo que ele suma, esses são o que os imbecis que defendem a direita que não tem nenhum compromisso com o povo e com nosso país. 13 opiniões
avalie fechar
ana torres (7) 15/11/2008 07h52
ana torres (7) 15/11/2008 07h52
O sr. José Dirceu tem o direito democrático de expressar suas opiniões. Mas talvez o Brasil seja um dos raros países em que um político cassado pela Câmara dos Deputados por quebra de decoro parlamentar e já réu em processo grave no Supremo Tribunal Federal, com indiciamento requerido pela Procuradoria Geral da República, tenha tamanha falta de noção de que deveria se recolher da vida pública, ao menos até ser julgado. 15 opiniões
avalie fechar
mario oliveira (3) 14/11/2008 23h28
mario oliveira (3) 14/11/2008 23h28
se os poderes são 3, harmonicos e independentes, que seria se existisse também a atuação do legislativo como gerador, ditador, de normas quanto ao desempenho do judiciario ? Pensar faz bem até mesmo aos idiotas. Vivenciamos uma ditadura do judiciario e ninguém reclama. Porque ? mario oliveira 11 opiniões
avalie fechar
paulo fiuza (1) 14/11/2008 20h10
paulo fiuza (1) 14/11/2008 20h10
Sigo a corrente que defende pertencer ao partido o mandato, pois bem como é sabido o eleitor não elege o candidato, mas sim o conjunto ideológico o qual este é partícipe. Outrossim o eleitor confere um voto de confiança ao partido e depositando neste a esperança de que seja eficaz abilitando o candidato mais competente para assumir o compromisso conferido. 5 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2002) 14/11/2008 20h05
Alcides Emanuelli (2002) 14/11/2008 20h05
No Mundo imundo da politica Brasileiro tem de tudo, gem Grampo, tem troca troca, tem ninguem sabe ninguem viu, ninguem vê, tem PAC, tem dinheiro para banqueiro, tem dinheiro para empresario incompetente, tem compra de parte de Banco por outro Banco que é concorrente, tem BNDES, tem Banco do Brasil financiando a derrubada da floresta, tem ABIN, tem Policia Federal, tem Protógenes, tem Daniel Dantas, tem Presidente que viaja.
Na Politica do Brasil tem de tudo tem troca troca e o que significa troca troca e alguem por puro oportunismo trocar de partido, nessa troca de partido existe a troca de Ideologias, existia troca de Idéias e ideais.
Na Politica do Brasil tem mentiras, covardias, hipocrisias, exquizofrenias, tem bolsa de valores, tem dolares que sobem e descem todos os dias.
Esse é um exemplo de mutações sem destino, sem razão de ser ou existir ou existir pelo simples fato de interesses corporativistas e interesses pessoais de politicos oportunistas.
Tem ainda na Politica do Brasil nepotismo, tem de tudo mais parece um armazem de de secos e molhados, ou uma loja de 1,99 onde se encontra todos os Produtos que vem da china ou da ilha chinesa.
E no troca traca da politica do Brasil tem ainda cartão corporativo, tem dinheiro para quem quer gastar com besteiras ou promoções pessoais como fazer festas.
E tem tambem brasileiros otários que acreditam em tudo até que um dia o Paipai Noel ira chegar no Brasil, isso sim que é ilusão o Papai Noel é uma pessoa com fantasia.
37 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1566) 14/11/2008 19h38
Luís da Velosa (1566) 14/11/2008 19h38
Em Vozes d'África, Castro Alves também diz:
......................................................................
Em vão não basta inda de dor, ó Deus terrível?!
É, pois, teu peito eterno, inexaurível
De vingança e rancor?...
E que é que fiz, Senhor? Que torvo crime
Eu cometi jamais que assim me oprime
Teu gládio vingador?
O ministro Carlos Ayres Britto, não merece! O Poeta não deve, nem pode ser ferido. O juiz sinderético, muito menos! Mas o seu baú de máguas é que interessa; não tem fundos e não há mágua que pelos fundos não escoe. O Deputado Chinaglia, deve ter um coração tão grande que bate muito fortemente. É isso, nada mais. Às vezes - e não raras - faz menos mal palavras ásperas, que as ditas meramente por perfídia.
48 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 13/11/2008 22h50
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 13/11/2008 22h50
Dessa vez o Dirceu tem toda a razão. 7 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3030) 13/11/2008 17h22
Antonio Fouto Dias (3030) 13/11/2008 17h22
Caro Antonio Andrade, 12/11 - 19h24
O senhor tem toda a razão em se manifestar dessa forma, pois o comportamento da maioria dos políticos brasileiros nos leva a pensar que realmente não pode haver fidelidade para aquele que se comporta de uma maneira a cada sistuação.
O mais lamentável é que partidos tradicionais que deveriam dar exemplos aparentam ser os piores, e o PMDB é um exemplo mais claro e evidente do que estamos nos referindo.
Esse tradicional partido o qual já foi praticamente um orgulho, no bom sentido, e que era um exemplo a ser seguido, de uns tempos para cá se promiscuiu; exemplo disso é que no Governo Fernando Henrique pertencia a base aliada e o defendia com todo o rigor, FHC éra o maior amigo, agora é Lula quem ocupa esse lugar, e pelo visto, quem vencer a eleição em 2010 será considerado o melhor presidente pois o partido perdeu a ideologia, esqueceu da existência da ética, da dignidade, da moral e dos bons costumes na vida pública; age na base de que: "ESTOU COM QUEM VENCER", fato lamentável.
Além desse modo de fazer poítica, pior ainda são as falcatruas, os superfaturamentos, os desvios de recursos públicos, o uso de caixa2, enfim, todos os que constam ou deveriam constar na relação de "ficha suja"; fato pior ainda é o eleitor votar nos nomes de quem pratica estes atos. SDS
9 opiniões
avalie fechar
Sylvio L. Almeida Jr. (229) 13/11/2008 15h17
Sylvio L. Almeida Jr. (229) 13/11/2008 15h17
Neste país existe oh!posição e situação... Que situação! E tem quem vote neles... Eu continuo anulando... 10 opiniões
avalie fechar
Luiz Marcelo Salvalaggio (4) 13/11/2008 14h33
Luiz Marcelo Salvalaggio (4) 13/11/2008 14h33
Esse Legislativo brasileiro já virou palhaçada!!!
Primeiro o TSE confirmou a cassação do SENADOR da "Republica" - EXPEDITO JUNIOR - de RONDÔNIA... É aquele mesmo!!! E a MESA DO SENADO DA REPÚBLICA fez o quê??? hein? hein? NADA!! isso mesmo!!! NADA!!! Desrespeitou a sentença transitada em julgado!!! O INFELIZ continua lá "às custas do povo". Essa palhaçada não acabar nunca!!! E agora, ainda, por cima, querem acabar com o Estado de Direito. Está começando a dar saudade da ditadura militar... Pelo menos, eles, cumpriam o que prometiam. Fora safardanas do Legislativo! Sanguessugas do povo brasileiro!!
5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (439)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página