Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2007 - 18h46

PF adia entrega de resultado de perícia sobre caso Renan

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A Polícia Federal adiou a entrega do resultado da perícia realizada em documentos do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) ao Conselho de Ética do Senado, prevista para esta terça-feira. Segundo a PF, o adiamento foi solicitado pelo próprio conselho para que sejam entregues novos documentos a serem incluídos na análise dos peritos do INC (Instituto Nacional de Criminalística).

Os documentos, que serão enviados pela Secretaria de Agricultura de Alagoas, são referentes aos rendimentos que Renan alega possuir com a venda de gado para comprovar que tinha recursos suficientes para o pagamento de pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso --com quem tem uma filha fora do casamento.

A PF espera analisar os novos documentos nesta terça-feira para definir se eles serão incluídos na perícia ou não --o que vai definir o prazo para a conclusão dos trabalhos dos peritos, que já tinham praticamente encerrado o laudo sobre os documentos do senador.

Renan responde a processo por quebra de decoro parlamentar no conselho sob a acusação de que usou dinheiro da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão e aluguel à jornalista.

Sem a conclusão da perícia, os três relatores do processo contra Renan ficam com as atividades praticamente paralisadas, já que esperam os resultados da PF para marcarem o depoimento do presidente do Senado ao conselho. Um dos relatores, senador Almeida Lima (PMDB-SE), disse hoje esperar que, além de Renan, a jornalista Mônica Veloso preste esclarecimentos ao conselho sobre a denúncia.

O presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), havia convocado para amanhã reunião com os três relatores para discutir os passos da investigação com a chegada da perícia, mas suspendeu a reunião. O depoimento de Renan ao conselho, previsto para ocorrer até o final desta semana, também deve ser adiado em conseqüência da não-conclusão da perícia.

Laudo

Segundo o Blog do Josias, os peritos do INC já constataram que os supostos compradores de carne das fazendas de Renan integram uma rede de laranjas --que inclui empresas inativas e pessoas físicas que, sem renda, apresentaram declaração de isentos à Receita Federal em 2006.

Para comprovar que possui rendimentos compatíveis aos pagamentos à jornalista, Renan apresentou recibos da venda de gado a frigoríficos de Alagoas --que seriam supostamente laranjas, segundo a PF. A conclusão da perícia já havia sofrido atrasos, uma vez que Mônica Veloso decidiu encaminhar na semana passada novos documentos para a análise da PF.

Os documentos da jornalista listam depósitos na conta dela que seriam realizados por Renan. No entanto, há uma lacuna na qual a PF se debruça, que é a falta de coincidência de datas de saques na conta do senador no Banco do Brasil e de depósitos feitos por Mônica.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página