Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2007 - 09h14

Presidente Lula busca apoio de empresários à CPMF

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, com cerca de cem dos maiores empresários do país sob o argumento de incentivá-los a aumentar os investimentos no país. No entanto, o objetivo principal do encontro será o de pedir o apoio à aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prorroga a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) até 2011, informa reportagem da Folha (íntegra só para assinantes da Folha ou do UOL).

Segundo a reportagem, fora do Congresso Nacional, as principais críticas à CPMF têm partido da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Por isso, sob o argumento de que são as empresas as convidadas e não as entidades, Paulo Skaf, presidente da Fiesp, não foi chamado para a reunião.

A Folha informa que Lula deverá dizer que o governo está empenhado em um "novo ciclo do crescimento" e que se o setor privado apostar nisso, a chance de um "salto" é maior. Sobre a CPMF, o presidente deverá repetir que, sem a contribuição, investimentos poderão ser comprometidos, inclusive os do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Após o encontro com os empresários, o presidente vai reunir o conselho político do governo para também discutir CPMF. O ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) disse que o governo está disposto a negociar, inclusive com a oposição, para garantir a aprovação da proposta.

"Chegamos à conclusão de que há um ambiente positivo, as portas se abriram. Essa semana será uma semana de entendimentos, o que é uma coisa ótima", disse.

O ministro já deu início, nos bastidores, às negociações com os partidos aliados. Walfrido também conversou com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), na tentativa de convencer os tucanos a apoiarem a matéria no plenário do Senado. O ministro disse que, durante a reunião do conselho político, o governo fará uma análise das condições impostas pelo PSDB para o apoio à CPMF.

"O líder Arthur Virgílio [PSDB-AM] colocou da tribuna do Senado determinadas questões que são de interesse de governadores como um todo, que são a questão das empresas de saneamento, da PEC dos precatórios e a questão da Cide, e nós vamos fazer uma avaliação dessa questão no conselho político", disse.

Walfrido evitou afirmar, no entanto, se o governo vai ceder às reivindicações do governador de Minas. "Estamos estudando todas as alternativas. Do lado do governo, o que é possível, o que não é possível, o que é compatível. Tudo com muita rapidez, porque chegamos à conclusão de que há um ambiente positivo, as portas se abriram."

Na reunião do conselho político, os ministros Guido Mantega (Fazenda) e José Gomes Temporão (Saúde) vão apresentar aos partidos da base aliada a necessidade da prorrogação da CPMF. O governo aposta na unidade dos governistas para conquistar a adesão do PSDB à matéria.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (488) 27/01/2010 11h27
Eduardo Giorgini (488) 27/01/2010 11h27
Fim da estabilidade de servidores públicos seria uma saída respeitosa ao gargalo de crescimentoe diminuição de gastos.
Herança do Brasil colonial, serviço público fica refem de sindicatos que defendem, obviamente, somente aumentos de salarios e regalias e estão nem ai para a sociedade privada, que os sustentam.
Mas se pensar, precisamos de uma reforma generalizada, ou seja, um "Nascer de novo" que o torna totalmente inviavel.
Complicado a situação do Brasil.
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
É errado fazer essa divisão de quem merece mais ou quem merece menos, pois, a princípio, todos os partidos são iguais. No entanto, nós sabemos disso, que, se o DEM ou o PSDB estivesse no poder, ele também iriam fazer a mesma coisa. Isso sempre existirá nessa política pobre que é a brasileira. 1 opinião
avalie fechar
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
VIVA O PMDB: ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA PREJUDICAR O POVO. QUE SAUDADE DE ULISSES
GUIMARÃES. O povo Brasileiro não aguenta mais.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6950)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página