Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2008 - 15h51

OAB chama possível revogação da prisão de Álvaro Lins por Alerj de "coleguismo inoportuno"

Publicidade

da Folha Online

O presidente da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, criticou hoje a possibilidade da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro) de revogar a prisão do deputado estadual Álvaro Lins (PMDB-RJ). "Traz perplexidade à sociedade a possibilidade de se cassar uma decisão proferida pelo Judiciário por um ato político, que tem muito mais a aparência de corporativista e coleguismo inoportuno do que uma reação a uma suposta decisão arbitrária e ilegal da Justiça", disse.

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro) aprovou hoje, por 6 a 1, projeto de resolução que considera inconstitucional a prisão do deputado estadual Álvaro Lins (PMDB-RJ). O projeto será analisado ainda hoje pelo plenário da Casa.

O presidente da OAB-RJ defendeu que o artigo 53 da Constituição --que prevê que "desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável"-- seja interpretado com muito rigor neste caso, pois a possibilidade de a Assembléia Legislativa revogar por decreto prisão de parlamentar determinada pelo Judiciário pode configurar um grave desrespeito a este Poder.

"Sem entrar no mérito dos motivos que levaram à decisão judicial, deve se ponderar que a matéria já foi apreciada com profundidade pelo magistrado competente", disse Damous. "O resultado pode ser a liberação de um detentor de mandato parlamentar acusado de gravíssimos ilícitos."

Lins e outros oito suspeitos foram presos ontem pela Operação Segurança Pública S/A, acusados de integrar uma suposta organização criminosa que cobrava propina para dar cobertura a empresários em atividades ilegais, como máquinas caça-níqueis. A prisão de Álvaro Lins foi determinada pelo Poder Judiciário nesta quinta-feira.

Comentários dos leitores
Carlos Franco Franco (505) 28/05/2009 16h29
Carlos Franco Franco (505) 28/05/2009 16h29
Esta provado, cadeia é só para pobre preto da periferia. sem opinião
avalie fechar
elmar oliveira (17) 27/05/2009 14h22
elmar oliveira (17) 27/05/2009 14h22
Soltaram esse para não ter que prender os peixes mais graúdos... do jeito em que as coisas andam, Bento XVI que se cuide... Só quem fica preso hoje, no Brasil, é o cidadão de bem nas celas de suas casas. Vejamos alguns exemplos de pássaros soltos, além desse: Pimenta Neves, Delúbio, Gushiken, Aloprados, Churrasqueiros, Sanguessugas, Mensaleiros, etc. 10 opiniões
avalie fechar
hildo molina (95) 27/05/2009 13h30
hildo molina (95) 27/05/2009 13h30
e viva a justiça!!!!! 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (88)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página