Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2008 - 18h14

Suplicy diz que Ingrid Betancourt deve vir ao Brasil em setembro

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O Senado deverá homenagear a franco-colombiana Ingrid Betancourt em setembro. Betancourt aceitou o convite dos senadores Eduardo Suplicy (PT/-P) e Pedro Simon (PMDB-RS) para vir a Brasília e receber as homenagens dos parlamentares. A resposta ao convite dos dois parlamentares foi dada pela própria Betancourt que escreveu uma carta, endereçada ao embaixador do Brasil na França, José Bustani.

Na carta, Betancourt agradece o apoio dos parlamentares e coloca-se à disposição para vir ao Senado brasileiro. Mas disse que terá de ficar fora de Paris até agosto, dando a entender que só depois disso estará disponível. "É uma honra imensa para mim, que me toca sobremaneira, e é com respeito que aceito a distinção que me é acordada", disse ela, na carta, referindo-se às homenagens que lhe serão prestadas.

Suplicy afirmou que há uma propensão em receber a franco-colombiana no Brasil em setembro. Mas disse que ainda não há uma data definida, pois dependerá da agenda de Betancourt.

Assessores do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN), informaram que tão logo Betancourt marque a data para comparecer à Casa tudo será organizado à espera dela.

Libertação

Seqüestrada em 2002 pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), quando fazia campanha eleitoral como candidata à Presidência da Colômbia, Betancourt foi libertada em julho com outros reféns das Farc, em uma operação do exército da Colômbia.

No último domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na Colômbia, de um ato público em defesa da libertação dos reféns que ainda continuam sob poder das Farc.

"Só uma palavra. De um poeta brasileiro que uma vez escreveu uma frase muito bonita sobre a liberdade. Ele gritava: 'liberdade, liberdade nos abrace, liberdade, liberdade nos abrace, liberdade, liberdade para todos'", disse Lula.

Em Paris, em um outro ato público também em defesa da libertação dos reféns, Betancourt enviou sua mensagem. "Entenda que já não é hora de derramar mais sangue. É hora de deixar esses fuzis e trocá-los por rosas, de abandoná-los pela tolerância, por respeito, como irmãos que somos. [É hora de] buscar uma maneira de todos caberem no mundo, de caberem na Colômbia", disse ela.

Comentários dos leitores
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
Não esquecer que Uribe foi o "Scarface" colombiano que se deu bem na política, vendendo o pai e a mãe. A cara de menino bonzinho dele é graças à plástica que fêz para tirar as rugas. Trafica no duro, amigão de George Bush o açougueiro. sem opinião
avalie fechar
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Governador colombiano morreu degolado pelas Farc, E a gente é obrigado a ouvir l ler por aqui esses mesmos caras batendo bumbo a favor das farc, a favor do chavez e do iraniano atomico. Não é facil.... os caras repetem a mesma ladainha mes apos mes. Tenho entrado neste forum uma vez por mes e lá está nosso JR e mais a meia duzia de sempre, falando da conspiração da imprensa internacinal, das farcs como uma organização legitima de herois contra o grande satan USA e toma-lhe viva chavez, lula 3 x. Já tentei aconselhar os caras, vào se divertir, abre um pouco mais a cabeça, deixa entrar um pouco de sol... ou daqui a pouco vcs viram talibans brasileiros. Olha que é uma ideia TALIBRAS, uma organização estatal que appoia farcs, bolivarianos, pode até apoiar o Mugabe, Kadafi etc... Tudo que tem de mais retrogrado no planeta.
Bom natal e feliz 2010 - que será um otimo ano apesar da dilma, que com a maquina lula a favor, acho que teremos que engolir. Ma que ela fique esperta, aqui não é Venezuela, nem honduras.... Continua como o lula, economia nos moldes ortodoxos do tempo do FHC.
9 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Uribe esta mais para FANTOCHE do Obama do que Presidente da Colómbia, o cara a meses vem afirmando que as Farc estão aniquiladas e acuadas, de uma hora pra outra, suge um atentado contra um Governador e tudo volta ao normal, as Farc estão vivas e o Uribe não sabe o que fazer, agora com a Intervensão dos EUA e suas Bases militares, quem sabe em mais uns meses um Novo Vietnã esteja a começar nas Américas.
Podemos notar o seguinte, quanto mais vc combate o narcotráfico mais ele se fortalece, e incrível, o maior consumidor de Cocaina do mundo é os EUA, e o maior fornecer de "Pasta de Coca" é a Colómbia.
EUA oefreceram milhões de dolares pelo Bin laden, e já se pasaram quasi 9 anos, agora Uribe acha que quasi R$ 1 milhão vai convencer alguém????
Não dúvido que o Premio Nóbel da Paz YES WE CAN, venha a público culpar o Hugo Chaves por este atentado.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (284)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página