Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2008 - 09h04

Painel da Folha: Ayres Britto e Joaquim Barbosa são votos certos a favor da ação da AMB

Publicidade

da Folha Online

Dos 11 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), apenas dois --Carlos Ayres Britto e Joaquim Barbosa-- são considerados votos certos a favor da ação da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), que contesta o direito de candidatos com "ficha suja" participarem das eleições, informa nesta quarta-feira o "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete (a íntegra do "Painel" está disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Segundo a coluna, há ainda a expectativa de um ou dois votos favoráveis dentro de um conjunto de três que inclui os ministros Ellen Gracie, Carmen Lúcia e Ricardo Lewandovsky.

O STF julga hoje, a partir das 14h, a ação da AMB, que causou polêmica e recebeu críticas por divulgar em seu site a lista de candidatos com a "ficha suja". A ação questiona dispositivo da Lei de Inelegibilidades e o entendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de que apenas a condenação definitiva, no exame da vida pregressa dos candidatos, pode ser levada em conta para negar registros de candidatos nas eleições.

A AMB pede, na ação, a concessão de liminar para determinar a todos os juízes eleitorais que eles possam observar nos julgamentos dos registros ações contra candidatos ainda em trâmite na Justiça, ou seja, com a "ficha suja". Para a associação, após a emenda constitucional de revisão 04/94, alguns dispositivos da lei deixaram de ser compatíveis com a Constituição.

A associação entende que a emenda estabeleceu que a Lei de Inelegibilidade teria, entre outras finalidades, proteger a probidade administrativa e a moralidade para o exercício do mandato, "considerada a vida pregressa do candidato".

O "Painel" está na edição da Folha desta quarta-feira, que já está nas bancas.

Assine a Folha

Comentários dos leitores
Leon Diniz Diniz (424) 10/12/2009 07h08
Leon Diniz Diniz (424) 10/12/2009 07h08
A folha noticiou a fala do presidente da República, que disse, "Todo corrupto tem cara de anjo"! Ele Não falou nenhuma novidade. A novidade é o projeto que transforma corrupção em crime hediondo que ele estará encaminhando nos próximos dias para o Congresso Nacional, mas que com certeza logo atrás seguirá uma conhecida tropa de choque para barrar tudo e não deixar que nada seja aprovado. Se não for uma brincadeira de Natal para tocar os corações mais resistentes à figura dele, será com certeza no ano que vem um dia primeiro de abril. Quem viver verá. Porque será que o governo que tem a maioria no parlamento não pede para o Michel Temer colocar em votação o moralizador projeto contra os fixas sujas de autoria popular? Não é sem razão que digo sempre que aqui escrevo. O presidente não tem acima de 70% em pseudas pesquisas por competência administrativa. Seu alto índice de aprovação reside no fato de que nunca na história deste país, alguém surgiu com um estoque diário de frases de efeito embutidas num discurso demagógico como ele. Neste quesito ele é imbatível e seus adversários, seguem inertes. Taí mais uma bravata que o povo tem que engolir. sem opinião
avalie fechar
O Pacificador (266) 09/12/2009 08h22
O Pacificador (266) 09/12/2009 08h22
Câmara adia "ficha suja" para 2010...
Claro que sabemos que eles dedicam toda a atenção ao assunto e que devem estar muito tristes em não poder votar algo, que jogaria a maior parte deles na cadeia.
Mas a votação, já tem até data marcada:
30/02/2010...
sem opinião
avalie fechar
Infelismente no nosso país mesmo quando o povo quer mudar alguma coisa, é muito difícil,pois, os políticos é quem fazem as leis e eles mesmos as alteram como bem entendem passando por cima da ética e principalmente da democracia. O presidente Michel Temer deveria dar exemplo e defender a opinião do povo, pois é para isso que eles são colocados lá para defender e aprovar o que o povo pede com justiça. Se ele já quer mudar o projeto de lei, querendo defender o seu, procure ao povo se eles o aprovam!! Vamos lutar por uma política sadia que poderá mudar de verdade o futuro de nosso país, governar com o povo e para o povo, e não com suas próprias opiniões!! 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (213)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página