Índios ocupam prédio da Funai no Pará para pressionar por melhoria na saúde
da Agência Folha
Um grupo de índios da etnia caiapó está, desde a manhã de ontem, dentro do escritório da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Redenção (PA) para protestar contra a precariedade do atendimento médico a indígenas da região.
Até hoje, cerca de dez caiapós continuavam no pátio do prédio, segundo o administrador do órgão federal na cidade, Domingos Sávio Oliveira. Ele negou que tenha havido uma invasão ou que qualquer pessoa tenha sido mantida refém.
No início, afirmou Oliveira, eram 20 manifestantes. A intenção deles era que a Funai ficasse fechada até que houvesse alguma negociação sobre a falta de médicos e medicamentos para os índios, mas a direção local do órgão afirmou que apenas dispensou parte dos funcionário, por segurança.
Na opinião de Oliveira, o que está por trás da manifestação é o descontentamento deles com a política da Funai, estabelecida desde o início do governo Lula e que tenta promover a agricultura entre os índios.
"Estamos tentando fazer com que eles trabalhem para conseguir ter a própria ajuda médica", disse Oliveira.
Além disso, afirmou o administrador, o atendimento à saúde dos indígenas é feito pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde), e não pela Funai.
A reportagem não conseguiu contatar nenhum representante dos caiapós.
Leia mais
- Blog do Josias: STF julga caso análogo ao da Raposa/Serra do Sol
- Índios pressionam STF pela conclusão do julgamento sobre terras no sul da Bahia
- Decisão sobre terra na Bahia pode "iluminar" julgamento da Raposa/Serra do Sol, diz Mendes
- Antropólogo vê direito dos índios da reserva Raposa/Serra do Sol
- Decreto de Lula contraria tratado da ONU sobre direitos dos índios
Livraria da Folha
Especial


avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar