Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2007 - 13h27

CPI do Senado começa investigação por controladores e adia Infraero

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A CPI do Apagão Aéreo do Senado vai começar as investigações da crise no setor aéreo ouvindo os controladores de tráfego aéreo que trabalhavam no dia do acidente entre o Boeing da Gol com o jato Legacy --que deixou 154 mortos no ano passado.

A CPI aprovou hoje requerimento de convocação dos controladores e dos representantes dos dois sindicatos da categoria: Jorge Botelho (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo) e Wellington Andrade Rodrigues (Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo).

Apesar de aprovado o requerimento, o relator da CPI, senador Demóstenes Torres (DEM-GO) admitiu que os controladores podem se recusar a prestar depoimentos.

"Eu não acredito que os controladores venham à CPI porque estão sendo investigados. E por isso têm o direito de não vir. Mesmo se vierem, eles podem não falar nada", admitiu o senador.

Demóstenes disse que decidiu iniciar os trabalhos com os controladores por considerar que houve falhas da categoria no acidente com o Boeing da Gol.

Ele acredita que em duas ou três semanas a CPI vai encerrar as investigações sobre os controladores para apurar as denúncias de corrupção na Infraero (estatal que administra os aeroportos).

O senador justifica que a CPI ficará para depois porque quer primeiro ter acesso aos documentos produzidos pela Polícia Federal, TCU (Tribunal de Contas da União), CGU (Controladoria Geral da União) e MPF (Ministério Público Federal) sobre supostas irregularidades no órgão. "Primeiro temos que ter os documentos para depois investigar."

A CPI aprovou hoje um plano de trabalho com 35 requerimentos de convocações de autoridades do setor aéreo, entre eles o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e do presidente da Infraero, José Carlos Pereira.

A CPI aprovou ainda requerimentos de informações para ter acesso aos documentos e informações já produzidos pelo governo sobre a crise aérea.

Leia mais
  • Sindicalista admite falha de controladores de vôo e vê "problemas estruturais"
  • Aeroporto de Congonhas cancela operações por causa da chuva
  • CPIs do Apagão na Câmara e no Senado divergem sobre investigações
  • CPI do Apagão na Câmara se transforma em batalha entre governo e oposição
  • Governo vai intermediar negociação sobre depoimentos de pilotos do Legacy
  • Coronel admite falhas de comunicação em radares de controle aéreo

    Especial
  • Leia mais sobre a CPI do Apagão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página