Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Regulamentação de fretados

Regulamentação da prefeitura estabelece a restrição de circulação dos ônibus fretados em São Paulo.


Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos
Comentários dos leitores
jose pappa (9) 31/07/2009 13h10
jose pappa (9) 31/07/2009 13h10
Regularizar, Disciplinar, essa é a solução.
Outras medidas, maneiras e formas devem ser levadas em consideração.
São Paulo não suporta o afluxo desses fretados.
Acabou a farra!
5 opiniões
avalie fechar
Ernesto Phelps (37) 31/07/2009 12h56
Ernesto Phelps (37) 31/07/2009 12h56
Basta ler esta reportagem para ver que, por exemplo, ônibus regulares de Santos subiam a serra com lugares vazios.
Isto é, há ocupação racional do espaço. Menos ônibus circulando.
Aos empresários interessará estes passageiros. Já falam em fidelização. Com certeza aumentará a flexibilidade de horário.
Táxis poderão transportar grupos de pessoas que já se conhecem e que negociarão um preço reduzido, já que terão freguesia garantida todo o ano.
As soluções virão porque São Paulo tem muita gente com cabeça boa para resolver problemas.
O que não tem é espaço para 1300 ônibus num mesmo horário e nos mesmos locais.
Microônibus, linhas auxiliares etc. E assim todos ganham, mesmo aquele passageiro que está espremido num ônibus e tem direito de chegar com relativo conforto.
A única coisa que não discuto é a perda do conforto e do hábito adquirido.
Mas pelo que leio aqui parece que os demais colegas (maioria absoluta) que andam de ônibus e metrô chegam ao trabalho sujos e feridos.
9 opiniões
avalie fechar
Mário Bernardes Junior (15) 31/07/2009 12h02
Mário Bernardes Junior (15) 31/07/2009 12h02
gestão DEM / PMDB....governando à favor da elite...........bem feito pra vcs que votam nesses caras! 11 opiniões
avalie fechar
sergio lima (66) 31/07/2009 11h32
sergio lima (66) 31/07/2009 11h32
Sr Ernesto, qto aos 1300 ônibus tomarem espaço da cidade, grande parte desses (os regulamentados, claro) ou voltavam para suas garagens ou iam para garagens de outras empresas. Pelo menos o q eu pegava ficava numa garagem de outra empresa de fretados no centro velho. Os q ficavam nas ruas eram os clandestinos.
Ao sr tb parece dizer q todos os usuários de fretados querem mais é q todo mundo se dane, não é bem assim. Todo mundo fica preso no trânsito, seja em carro, fretado ou circulares.
E nunca vi ninguém descer na "porta" do serviço, nem na "porta" de casa, viu?
9 opiniões
avalie fechar
JOAQUIM MARQUES (1) 31/07/2009 11h25
JOAQUIM MARQUES (1) 31/07/2009 11h25
Eu gostaria de saber se o Sr. Kassab-(Sr. Prefeito e Srs. Vereadores), utilizam transporte comum, claro que não, nós pagamos ISS e todos os impostos e taxas nesta cidade para eles usufruir de carros oficiais com ar condicionado e tudo o mais de conforto, nós cidadãos temos de utilizar transporte coletivo sem infra-estrutura, pelo menos no fretado temos um pouco mais de conforto e todos têm seus assentos reservados.
Porque a PMSP não faz convênio com as empresas de ônibus fretado e cobra sua taxa devida com isso aumentaria o número de ônibus executivo nesta cidade, com uma tarifa maior, temos exemplo os ônibus que fazem aeroporto-cidade (AIPORT-SERVICE), creio que muitos executivos deixariam seus carros em casa e passariam a utilizar esse meio de transporte; não é uma boa idéia?
Eu era privilegiado com o fretado, tenho condições de poder deixar o fretado e vir trabalhar de carro, todavia serei mais um com veículo nas ruas no horário de rush para aumentar o congestionamento que só cresce nesta grande cidade.
Durante (20 anos) utilizo fretado, mesmo morando e trabalhando nesta ótima cidade, pois é o melhor meio de transporte para se descolar de casa para o trabalho.
8 opiniões
avalie fechar
Jorge Cuder (4) 31/07/2009 11h22
Jorge Cuder (4) 31/07/2009 11h22
Tem mais, nosso Prefeito deve melhorar e muito as linhas de onibus do nosso municipio(São Paulo), até pq, moradores de perideria sofrem muito ainda com a precariedade de onibus e linhas. Mais um motivo para que os Srs., clientes de fretados, pleiteem junto aos seus prefeitos, novas linhas intermunicipais que possam satisfaze-los. Levantar cedo...todos nós levantamos, gastar com transporte, todos nós gastamos, mas poucas prefeituras investem tanto em transporte coletivo como São Paulo tem feito nos ultimos anos. Tem outra, os Srs., trabalham e ganham seus sala´rios aqui..e gastam no outro municipio onde residem, não somam em nada com o desenvolvimento da cidade de São Paulo, só com as empresas que trabalham. Criticar o Paulistano é fácil, venha viver, trabalhar e gastar aqui!!!!!!! 10 opiniões
avalie fechar
Nina Dias (2) 31/07/2009 11h20
Nina Dias (2) 31/07/2009 11h20
Ernesto, logo se vê que vc não tem o menor conhecimento do que se passa com os fretados. Não sei quanto aos fretados aqui de SP, que realmetne alguns são bem sucateados, mas os que vêm da minha cidade retornam para lá após deixar os passageiros. Alguns deles, inclusive, operam nas linhas regulares rodoviárias durante o dia, retornando a SP para pegar passageiros no final da tarde.
E não é questão de "que se danem os outros, eu quero meu onibuzinho no final do dia."Vou usar o meu caso como exemplo, mas há outros.
Eu gastava mensalmente 430 reais de fretado, saindo a duas quadras da minha casa e desembarcando a duas quadras do trabalho. Portanto, meu deslocamento casa-trabalho-casa me custava EXATAMENTE 430 reais. Agora com essa idéia "brilhante"tenho de desembarcar no metrô Parada Inglesa (cujos arredores viraram um pandemônio com aquelas ruas super estreitas cheias de ônibus deixando passageiros) e pegar o metrô, que além de extremamente desconfortável, custa dinheiro. Mais R$ 5,10 por dia, somando mais 112.20 ao mês. Se eu resolver vir de ônibus regular, a despesa sobe para quase 1000 reais/mês, pois além do metrô, pagaria 5.00 por dia para pegar ônibus dentro da minha cidade e mais o ônibus rodoviário, que custa 18 reais o trecho, 36 reais/dia. Não é só questão de conforto, mas custo também.
3 opiniões
avalie fechar
Haremhab Hassan (149) 31/07/2009 11h19
Haremhab Hassan (149) 31/07/2009 11h19
Sr.Sérgio Lima:em momento algum, disse que usuário de ônibus é um privilegiado; este termo aplica-se tão somente, aqueles que embarcam "na porta de casa" e desembarcam " na porta da empresa", bagunçando todo o trânsito das adjacências.Como o Sr., tb possuo um bom veículo(todo ano troco, sequer faço a 1a.revisão, pago à vista, pq financiamento é dúbio, o comprador acaba pagando por 2 ou mais veículos, não estou no mundo para dar lucro fácil a financeiras e bancos, como o Sr.valorizo meu suor até a última gota) o qual, igualmente, gera despesas de combustível, manutenção, seguro, etc.Detalhe: tenho um gasto de R$100,00 de gasolina, semanal, mais R$200 de estacionamento, o qual é por um período de 24 horas(posso até "largar" meu veículo por aqui)Também sou um privilegiado por trabalhar no centro, em excelente empresa(se é que capacidade profissional e décadas de experiência e especialização num único ramo, podem ser consideradas como privilégio), moro na zona sul, "confortavelmente", pela manhã, gasto apenas 30 minutos para percorrer 25 kms, à tarde, 2 horas ou mais para o retorno.Quando estou no centro, de forma alguma utilizo meu automóvel, procuro o máximo, utilizar o metrô para qualquer deslocamento, só não faço o mesmo para ir e vir à meu trabalho, por falta de opção, como muitos paulistano, estou no aguardo da conclusão da linha Luz-V.Sônia, qdo ocorrer, jamais utilizarei outro meio de transporte, pq trânsito, ninguém merece...saudações! 6 opiniões
avalie fechar
sirlene lima (1) 31/07/2009 11h16
sirlene lima (1) 31/07/2009 11h16
Sergio, a burrice do votantes abaixo e até aceitavel, pois temos hoje um prefeito na mesma linha, mas ignorância a ponto de chacotear nos usuários dos fretados e muito para uma ex usuária que compartilha das mesmas dificuldades que você e os demais.
Lamento que pessoas com esse tal HASSAN entre outros , não tenha a minima noção do que escreve, talvez porque ele sejam o TAL engravatado mencionado tantas vezes neste artigo e se reclamam que o trânsito na porta de suas casas estava ruim, isso já demostra quem é o burguesinho aqui.
2 opiniões
avalie fechar
Jorge Cuder (4) 31/07/2009 11h11
Jorge Cuder (4) 31/07/2009 11h11
Aos trabalhadores afetados, lembrem-se, vcs tem uma condição de moradia, dita pelos mesmos, como excelente, em cidades circunzinhas, ótimo!!!
Pleiteem aos Srs Prefeitos das vossas cidades a melhoria no transporte intermunicipal junto ao estado e mais verbas para integração com metro, etc. Pleiteem tb, aos Srs. Prefeitos, a abertura de programas para instalação de empresas hj sediadas no nosso municipio, São Paulo, para o vosso municipio, quem sabe estarão num futuro próximo gastando menos com condução!!!!! Reclamem de São Paulo, mas comem e alimentam os seus com o fruto do trabalho e serviço aqui gerado. Ande de onibus urbano na av. paulista por exemplo....a cada 50 ms, um fretado para para descer um cliente......poderia utilizar os mesmos pontos dos onibus urbanos ou ao menos ter uma situação de uso mais aceitável e que causasse menos transtorno. Efetivamente não sou contra o fretado, mas entendo que é díspare aos cidadãos paulistanos que são sim muito incomodados com a falta de organização.
4 opiniões
avalie fechar
sergio lima (66) 31/07/2009 11h07
sergio lima (66) 31/07/2009 11h07
Em tempo, apesar de estarmos nas férias esolares, sim, tinham fretados de crianças mesmo nas férias q visitavam a FIESP; ok? 3 opiniões
avalie fechar
Ernesto Phelps (37) 31/07/2009 11h07
Ernesto Phelps (37) 31/07/2009 11h07
Exatamente porque todo mundo circula na hora do rush os fretados foram proibidos. Por isso o rodízio vale apenas nas horas de rush, para que todos, inclusive os passageiros dos ônibus convencionais cheguem mais rápido ao trabalho.
Aí está a questão: o pensamento de muito é - "resolvo o meu problema e os outros que se lixem. Não me interessa que 1.300 ônibus rodoviários fiquem parados o dia inteiro tirando espaço da cidade, desde que eu tenha meu onibusinho na volta."
Assim nada vai ser resolvido.
8 opiniões
avalie fechar
Mário Bernardes Junior (15) 31/07/2009 11h06
Mário Bernardes Junior (15) 31/07/2009 11h06
TÁ NA CARA que esse ernesto é parente, amigo, é a favor ou alguma outra coisa do kassab ou do PSDB ou do DEM.......................********************************..................FORA KASSAB !!!!! FORA DEM !!!! FORA PSDB !!!!! 10 opiniões
avalie fechar
sergio lima (66) 31/07/2009 10h34
sergio lima (66) 31/07/2009 10h34
Mas sr Ernesto É CLARO que os fretados circulam na hora do rush!! Assim como o MEU carro, o SEU carro e os OUTROS milhares de carros e tb os ÔNIBUS DE LINHA!!! TODOS (TODOS) estão indo pro trabalho, oras!!! O sr queria q os usuários de fretados chegassem a duas da manhã no trabalho e saissem as 10 da noite? Pombas!! E depois eles tem de estacionar, qual a lógica de ficar rodando o dia todo? A vazio, ainda??
Outra, quase todos os dias, aqui na Paulista, no prédio da FIESP, vinham ônibus fretados com crianças de escolas públicas para visitarem as exposições no prédio. ATÉ ESTES ÔNIBUS ESTÃO NA RESTRIÇÃO!!!! As crianças não podem mais ter um dia de atividade cultural? E olha q a FIESP tem estacionamento dentro do prédio para os ônibus.
Porém, para q manobrassem, era preciso parar por instantes o trânsito da Alameda Santos, o q com certeza incomodava os motoristas.
Restringir os fretados foi burrice, mas restringir crianças de passear é PURA MALDADE MESMO!!!
Mas como são crianças (na maioria humildes) e não votam mesmo, quem se importa né?
19 opiniões
avalie fechar
ALESSANDRA DIAS (5) 31/07/2009 10h34
ALESSANDRA DIAS (5) 31/07/2009 10h34
Sr.Ernesto!!
quanta besteira o Sr. fala!!! garanto que o Sr. não pega nem fretado e nem transporte publico!!
Não sei pque esse povo que nao usa fretado fica dando palpite.
Vai procurar o que fazer vai!!
2 opiniões
avalie fechar
Porphirio Gomes de Oliveira (2) 31/07/2009 10h26
Porphirio Gomes de Oliveira (2) 31/07/2009 10h26
Esta decisão de proibir os fretados pura e simplesmente, com argumentos pobres e sem consistência, revela uma personalidade muito estranha deste prefeito. Me parece que quer maquiar São Paulo, mas a prefeitura não é salão de beleza, ou será que é? 1 opinião
avalie fechar
Valmir Cinquini (1) 31/07/2009 10h22
Valmir Cinquini (1) 31/07/2009 10h22
Está dificil de perceber que o que sr. prefeito fez não foi nada mais nada menos que atender a reinvidicações de grupos economicos que controlam as linhas de ônibus municipais e intermunicipais da RMSP. Como sempre, os governantes demagogos e populistas querem mais que o povão 'se exploda'. GRaças a Deus não votei nele. 1 opinião
avalie fechar
Ernesto Phelps (37) 31/07/2009 10h15
Ernesto Phelps (37) 31/07/2009 10h15
Os 40.000 passageiros do fretado sem dúvida desfrutavam de conforto e o privilégio de saltar na porta a um preço razoável.
Mas isto à custa de um aumento do problema para a maioria absoluta dos demais cidadãos, que também trabalham, que também acordam cedo.
Não é verdade que um fretado tira 30 carros. Ele vale por seis (tamanho x velocidade) e ainda vai pra lá e pra cá, usando muito mais vias do que se o cidadão fosse com seu carro próprio. Porque um fretado que vem de Santos, por exemplo, não vai só até a Paulista. Vai depois para a Berrini e depois para Deus sabe onde. Zigzagueando de manhã bem na hora do rush.
A maioria absoluta de quem trabalha na Paulista e na Berrini não vem de fretado. Estou falando da mesma classe de pessoas que usa o fretado.
É o que dá ter uma cidade com 15 milhões de habitantes e crescendo sem parar.
Todas as medidas deste porte levam tempo para ajustar mas com piquetes e bloqueios vai custar mais.
Nem Rio nem Curitiba nem BH têm fretados.
Fora o desperdício que é esta montoeira de ônibus parada o dia inteiro aguardando a volta.
28 opiniões
avalie fechar
Carolina F. (1) 31/07/2009 10h11
Carolina F. (1) 31/07/2009 10h11
Uma coisa importante e que todos devem lembrar é que nunca se deve prejudicar o morador de uma região em prol de transporte público, privado, o que seja. A pessoa ter que trabalhar e morar longe não é motivo para tornar a vida de outras pessoas um inferno, com barulho às 6 da manhã.
Acho que os fretados não devem ser proibidos, mas regulamentados de maneira que continuem atendendo quem precisa mas não prejudiquem os moradores das regiões onde eles param.
Por fim, a Berrini é um caso especial. Não existe lugar mais fora de mão e com ruas tão agressivas e ruins de andar. Aquele lugar todo precisa de um esquema novo de transporte. Eu moro no centro de São Paulo e chego com muito mais facilidade e mais rapidamente em Alphaville do que na Berrini.
1 opinião
avalie fechar
Rosvaldo Barbosa de Almeida (1) 31/07/2009 10h09
Rosvaldo Barbosa de Almeida (1) 31/07/2009 10h09
Sr Haremhab Hassan, o senhor está muito mal informado sobre os usuários de ônibus fretados. Moro em Jundiaí, distante 60km de São Paulo e boa parte dos usuários são pessoas que moravam em São Paulo e se mudaram para o interior em busca de melhor qualidade de vida para suas famílias, portanto não são forasteiros. Devido o transporte coletivo paulistano ser de péssima qualidade, os usuários pagam de seus bolsos a passagem dos fretados para poderem chegar ao trabalho com um mínimo de conforto. Concordo que a prefeitura deve regulamentar os fretados, mas não deve impedi-los de trafegar, já que não oferece transporte coletivo digno. O secretário de transportes deveria fazer um levantamento sobre quantos são os ônibus fretados, quantas pessoas são transportadas diariamente, qual o trajeto e qual o destino dos passageiros para depois traçar rotas e pontos de embarque e desembarque que melhorem o trânsito e não prejudiquem os usuários dos fretados, pois são pessoas que se deslocam até São Paulo para trabalhar ou estudar. Ninguém acorda cedo para vir passear à São Paulo de segunda à sexta e depois retornar para casa à noite, após forastear em São Paulo. A prefeitura também não pode mascarar dados informando que o trânsito melhorou sem os fretados, temos que lembar que estamos no período de férias escolares quando o trânsito historicamente, apresenta um menor volume de tráfego. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (785)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página