Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2006 - 06h34

Portela revela segredos do modo de ser brasileiro

Publicidade

KARINA KLINGER
da Folha Online
JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

A máxima de que o povo brasileiro é quem melhor recebe os turistas foi fonte de inspiração para a Portela neste ano. Com o enredo "Brasil, marca tua cara e mostra para o mundo", a escola quer mostrar que o brasileiro não é só hospitaleiro, mas tem capacidade para fazer de tudo um pouco. A apresentação, que teve início às 6h35, encerra o segundo dia do desfile do Grupo Especial do Rio.

O desfile começa com a miscigenação do povos que passaram pelo país, como índios, portugueses. E segue na Sapucaí com as mil e uma maravilhas do país, de acordo com o carnavalesco Ilvamar Magalhães.

"Vamos falar do esporte, da caipirinha, da guaraná. Um carro, aliás, deve prestar uma homenagem à caipirinha", disse. Entre as celebridades lembradas no desfile da Portela estarão Pelé, Ayrton Senna e Santos Dumont.

Um dos destaques fica por conta do produtor musical Quincy Jones, que vai reger a bateria até o primeiro recuo. Depois, ele sobe no carro alegórico do orgulho negro.

Paulinho da Viola, que sempre desfila pela escola, afirmou ter participado pouco dos ensaios neste ano, por conta de viagens. O músico disse também que a Portela tomou diversas providências para evitar uma fatalidade como a do ano passado, quando escapou por pouco do rebaixamento. "Agora tudo depende da comunidade, que precisa cantar o samba para o desfile ficar bonito", disse pouco antes do desfile.

A velha guarda da Portela virá no primeiro carro, de acordo com o carnavalesco. E o último carro, com uma escultura de 12 metros, fala sobre a junção de todos os povos e cita as capacidades do brasileiro.

A escola conta com 4.000 integrantes e 36 alas.

Desfiles

Antes da Portela, desfilaram Porto da Pedra, Mangueira, Viradouro, Mocidade Independente, Unidos da Tijuca e a Império, na segunda noite de desfiles do Grupo Especial.

Ontem, passaram pelo sambódromo Salgueiro, Rocinha, Imperatriz Leopoldinense, Caprichosos de Pilares, Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor.

Leia mais
  • Viradouro mostra carros alegóricos "duas caras" no Rio
  • Mangueira comemora Carnaval com carrancas e procissão
  • Carro quebra e Porto da Pedra pára no sambódromo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página