Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2006 - 17h40

Governo discute crise no tráfego aéreo; feriado preocupa Infraero

Publicidade

da Folha Online

No quinto dia seguido de atrasos generalizados de pousos e decolagens em aeroportos de todo o país, o presidente da Infraero (estatal que administra os aeroportos), brigadeiro José Carlos Pereira, se disse preocupado com o movimento durante o feriado prolongado de Finados, que começa na quinta-feira (2).

Pereira foi um dos convocados para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a crise no controle de tráfego aéreo. Também participam da reunião o presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro da Defesa, Waldir Pires.

Desde sexta-feira (27), controladores de tráfego realizam uma operação-padrão, que tem causado os atrasos. A Aeronáutica nega a operação e afirma que os problemas são causados pelo gerenciamento do tráfego aéreo, embora admita a falta de operadores no Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), com sede em Brasília --após a queda do avião da Gol, em 29 de setembro, oito controladores foram afastados.

Segundo o brigadeiro Pereira, os aeroportos mais afetados são os de Belo Horizonte e São Paulo. Ontem também foram registrados atrasos em Vitória, no Rio e em Brasília.

Pereira classificou os atrasos de "não muito graves", mas disse que deve sair de Brasília às 6h de manhã de quarta-feira para ter certeza que conseguirá participar de uma reunião no Rio às 17h.

Com PATRÍCIA ZIMMERMANN, da Folha Online, em Brasília

Leia mais
  • Governo anuncia medidas contra crise aérea; atrasos devem persistir no feriado
  • Atrasos atingem vôos nos principais aeroportos do país
  • Feriado deve aumentar caos nos aeroportos
  • Queda de Fokker da TAM completa dez anos; 99 pessoas morreram

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos em vôos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página