Publicidade
Publicidade
26/12/2006
-
18h19
da Folha Online
A TAM voltou a vender passagens nesta terça-feira, após quatro dias de suspensão das vendas de bilhetes para vôos domésticos. Uma equipe de auditores da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) está na sede da empresa em São Paulo para verificar o que causou os transtornos durante o feriado prolongado do Natal.
Desde a noite do último dia 19, uma seqüência de atrasos e cancelamentos de vôos, mais uma vez, provocou a superlotação dos saguões e salas de embarque dos terminais. Milhares de passageiros foram prejudicados.
Por meio de nota a TAM informou que 28 vôos foram cancelados nesta terça-feira. Ao menos 681 vôos estavam programados. A empresa informou que o cancelamento aconteceu por causa da baixa demanda para as viagens de negócios.
Na nota, a TAM ainda afirma que é submetida com regularidade a auditorias da Anac, além de outros órgãos nacionais e internacionais.
A empresa aérea terá de explicar aos auditores por que precisou de 17 aeronaves extras para transportar passageiros nos últimos três dias. A companhia aérea alegou que tinha seis aviões em manutenção, o que teria causado o desequilíbrio entre as passagens vendidas e sua efetiva capacidade operacional.
Para a Anac, as contas entre o estoque de reservas e os embarques efetuados pela empresa não batem, e a TAM deverá apresentar uma justificativa para o fato de, em alguns casos, haver 25 passageiros presentes no check-in mas não embarcados em um mesmo vôo.
Bagagens
Na mesma nota a TAM admite a dificuldade de identificar os proprietários de 150 malas no aeroporto Tom Jobim, no Rio, e 100 bagagens no aeroporto internacional de São Paulo, em Cumbica (Guarulhos). Ontem a empresa informou que 3.000 malas estavam perdidas pelos aeroportos do país.
A empresa informou que as equipes da área de bagagens e cargas estão realizando a entrega dos volumes nos endereços dos passageiros. A perspectiva é de que este trabalho seja concluído hoje.
Uma sala extra da Infraero (estatal que administra os aeroportos) em Congonhas teve de de ser usada pela TAM ontem para guardar o material, já que o local destinado a isso estava completamente lotado.
Leia mais
Anac registra 14% de atrasos nos principais aeroportos do país
Movimento volta ao normal nos principais aeroportos do país
Anac começa a fiscalizar venda de bilhetes para o Réveillon
Mais de 3.000 malas estão "perdidas" em aeroportos
Falta de controlador agora atinge o Cindacta-2
Especial
Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
Leia o que já foi publicado sobre a crise no tráfego aéreo
TAM volta a vender passagens de vôos domésticos; auditoria continua
Publicidade
A TAM voltou a vender passagens nesta terça-feira, após quatro dias de suspensão das vendas de bilhetes para vôos domésticos. Uma equipe de auditores da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) está na sede da empresa em São Paulo para verificar o que causou os transtornos durante o feriado prolongado do Natal.
Desde a noite do último dia 19, uma seqüência de atrasos e cancelamentos de vôos, mais uma vez, provocou a superlotação dos saguões e salas de embarque dos terminais. Milhares de passageiros foram prejudicados.
Por meio de nota a TAM informou que 28 vôos foram cancelados nesta terça-feira. Ao menos 681 vôos estavam programados. A empresa informou que o cancelamento aconteceu por causa da baixa demanda para as viagens de negócios.
Na nota, a TAM ainda afirma que é submetida com regularidade a auditorias da Anac, além de outros órgãos nacionais e internacionais.
A empresa aérea terá de explicar aos auditores por que precisou de 17 aeronaves extras para transportar passageiros nos últimos três dias. A companhia aérea alegou que tinha seis aviões em manutenção, o que teria causado o desequilíbrio entre as passagens vendidas e sua efetiva capacidade operacional.
Para a Anac, as contas entre o estoque de reservas e os embarques efetuados pela empresa não batem, e a TAM deverá apresentar uma justificativa para o fato de, em alguns casos, haver 25 passageiros presentes no check-in mas não embarcados em um mesmo vôo.
Bagagens
Na mesma nota a TAM admite a dificuldade de identificar os proprietários de 150 malas no aeroporto Tom Jobim, no Rio, e 100 bagagens no aeroporto internacional de São Paulo, em Cumbica (Guarulhos). Ontem a empresa informou que 3.000 malas estavam perdidas pelos aeroportos do país.
A empresa informou que as equipes da área de bagagens e cargas estão realizando a entrega dos volumes nos endereços dos passageiros. A perspectiva é de que este trabalho seja concluído hoje.
Uma sala extra da Infraero (estatal que administra os aeroportos) em Congonhas teve de de ser usada pela TAM ontem para guardar o material, já que o local destinado a isso estava completamente lotado.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Sem PM nas ruas, poucos comércios e ônibus voltam a funcionar em Vitória
- Sem-teto pede almoço, faz elogios e dá conselhos a Doria no centro de SP
- Ato contra aumento de tarifas termina em quebradeira e confusão no Paraná
- Doria madruga em fila de ônibus para avaliar linha e ouve reclamações
- Vídeos de moradores mostram violência em ruas do ES; veja imagens
+ Comentadas
- Alessandra Orofino: Uma coluna para Bolsonaro
- Abstinência não é a única solução, diz enfermeira que enfrentou cracolândia
+ EnviadasÍndice