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27/12/2006
-
21h57
da Folha Online
A FAB (Força Aérea Brasileira) atribuiu nesta quarta-feira a um avião da Varig o incidente ocorrido no último dia 20 no aeroporto Santos Dumont, no Rio. Na ocasião, o Boeing da empresa aérea e um Bandeirante do Geiv (Grupo Especial de Inspeção em Vôo) se preparavam para pousar no mesmo momento, o que poderia resultar em uma colisão.
A Aeronáutica afirma que o piloto do vôo 2435 da Varig descumpriu a orientação do Controle de Aproximação do Rio de Janeiro, para descer a uma altura de 2.500 pés --cerca de 750 metros-- e chamar a torre de controle do aeroporto para receber as instruções de pouso.
"Em seguida, o Varig 2435, desconsiderando a orientação recebida do órgão de controle, desceu abaixo da altura autorizada, aproximou-se do alinhamento do eixo de pouso da pista, ultrapassou a aeronave do Geiv (FAB 2334), que era o número um para pouso, e chamou a torre de controle. Por estar em situação não prevista, foi instruído a subir e manter 3.000 pés de altura e contatar o controle de aproximação, para coordenação", diz a FAB em nota.
Ainda de acordo com a FAB, a torre de controle determinou que o piloto arremetesse, "em razão da demora no cumprimento da orientação". A nota afirma, ainda, que o Bandeirante manteve "completa visualização e separação" do Boeing durante o período.
Para as afirmações, a Aeronáutica afirma ter como base dados técnicos registrados pelos órgãos de tráfego aéreo e uma investigação preliminar sobre o episódio.
Incidente
A gravação que mostra o incidente foi divulgada pelo "Fantástico", da Rede Globo. Na gravação, controladores suspeitam que a quase colisão foi causada pela inexperiência de um dos controladores.
"Não sei se o rapaz que está lá é novo. O que está acontecendo, essa turma nova que estão botando, o rapaz também está perdido, quem está lá não sabe o que fez", diz um dos controladores.
Na ocasião, a Varig informou, em nota, que a atuação do piloto está dentro dos padrões aeronáuticos de segurança. "O próprio fato relatado é uma demonstração da perícia e capacidade de nossos profissionais na adoção de procedimentos que visam unicamente a garantia da segurança de nossos passageiros."
Com Folha de S.Paulo, no Rio
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FAB atribui a piloto da Varig incidente em aeroporto do Rio
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A FAB (Força Aérea Brasileira) atribuiu nesta quarta-feira a um avião da Varig o incidente ocorrido no último dia 20 no aeroporto Santos Dumont, no Rio. Na ocasião, o Boeing da empresa aérea e um Bandeirante do Geiv (Grupo Especial de Inspeção em Vôo) se preparavam para pousar no mesmo momento, o que poderia resultar em uma colisão.
A Aeronáutica afirma que o piloto do vôo 2435 da Varig descumpriu a orientação do Controle de Aproximação do Rio de Janeiro, para descer a uma altura de 2.500 pés --cerca de 750 metros-- e chamar a torre de controle do aeroporto para receber as instruções de pouso.
"Em seguida, o Varig 2435, desconsiderando a orientação recebida do órgão de controle, desceu abaixo da altura autorizada, aproximou-se do alinhamento do eixo de pouso da pista, ultrapassou a aeronave do Geiv (FAB 2334), que era o número um para pouso, e chamou a torre de controle. Por estar em situação não prevista, foi instruído a subir e manter 3.000 pés de altura e contatar o controle de aproximação, para coordenação", diz a FAB em nota.
Ainda de acordo com a FAB, a torre de controle determinou que o piloto arremetesse, "em razão da demora no cumprimento da orientação". A nota afirma, ainda, que o Bandeirante manteve "completa visualização e separação" do Boeing durante o período.
Para as afirmações, a Aeronáutica afirma ter como base dados técnicos registrados pelos órgãos de tráfego aéreo e uma investigação preliminar sobre o episódio.
Incidente
A gravação que mostra o incidente foi divulgada pelo "Fantástico", da Rede Globo. Na gravação, controladores suspeitam que a quase colisão foi causada pela inexperiência de um dos controladores.
"Não sei se o rapaz que está lá é novo. O que está acontecendo, essa turma nova que estão botando, o rapaz também está perdido, quem está lá não sabe o que fez", diz um dos controladores.
Na ocasião, a Varig informou, em nota, que a atuação do piloto está dentro dos padrões aeronáuticos de segurança. "O próprio fato relatado é uma demonstração da perícia e capacidade de nossos profissionais na adoção de procedimentos que visam unicamente a garantia da segurança de nossos passageiros."
Com Folha de S.Paulo, no Rio
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