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28/12/2006
-
09h26
FABIANE LEITE
ALENCAR IZIDORO
da Folha de S.Paulo
Os atrasos de vôos registrados nos últimos três dias, em que se viu um pouco mais de tranqüilidade nos aeroportos brasileiros, ainda sinalizam preocupação, se comparados com os índices de outubro, por exemplo --os últimos disponibilizados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Entre o Natal e ontem, a Anac registrou percentuais de vôos atrasados de 13,4% (no dia 25, entre 0h e 17h), 23,3% (dia 26, entre 0h e 17h) e 15,4% (ontem, até 10h30). Em outubro, o índice de atrasos foi em média de 8%. Em meses anteriores, algumas empresas registraram 40% de vôos atrasados.
Atualmente, a agência só computa atrasos de mais de uma hora --até outubro, uma demora de mais de 15 minutos já era considerada atraso. Além disso, em outubro foram considerados só vôos que realmente ocorreram --não os cancelados. Assim, mantidos os critérios "antigos" de atraso --os 15 minutos-- e considerados os vôos que realmente ocorreram, o que daria total de vôos menor, a situação poderia ser bem pior.
A Anac não disponibilizou ainda os índices de atrasos do fim de dezembro de 2005.
Nos EUA, onde vale a regra da demora acima dos 15 minutos para entrar na estatística, 27% dos vôos tiveram atrasos em outubro, segundo o Departamento de Transportes.
Porém, as comparações entre os dois países são complicadas em razão de diferentes padrões de condições climáticas e de oscilações de demanda.
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ALENCAR IZIDORO
da Folha de S.Paulo
Os atrasos de vôos registrados nos últimos três dias, em que se viu um pouco mais de tranqüilidade nos aeroportos brasileiros, ainda sinalizam preocupação, se comparados com os índices de outubro, por exemplo --os últimos disponibilizados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Entre o Natal e ontem, a Anac registrou percentuais de vôos atrasados de 13,4% (no dia 25, entre 0h e 17h), 23,3% (dia 26, entre 0h e 17h) e 15,4% (ontem, até 10h30). Em outubro, o índice de atrasos foi em média de 8%. Em meses anteriores, algumas empresas registraram 40% de vôos atrasados.
Atualmente, a agência só computa atrasos de mais de uma hora --até outubro, uma demora de mais de 15 minutos já era considerada atraso. Além disso, em outubro foram considerados só vôos que realmente ocorreram --não os cancelados. Assim, mantidos os critérios "antigos" de atraso --os 15 minutos-- e considerados os vôos que realmente ocorreram, o que daria total de vôos menor, a situação poderia ser bem pior.
A Anac não disponibilizou ainda os índices de atrasos do fim de dezembro de 2005.
Nos EUA, onde vale a regra da demora acima dos 15 minutos para entrar na estatística, 27% dos vôos tiveram atrasos em outubro, segundo o Departamento de Transportes.
Porém, as comparações entre os dois países são complicadas em razão de diferentes padrões de condições climáticas e de oscilações de demanda.
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