Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2006 - 14h17

Atrasos de mais de uma hora afetam 18% dos vôos no país

Publicidade

da Folha Online

Balanço divulgado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mostra que 123 dos 670 vôos programados para ocorrer da 0h às 10h30 desta quinta-feira sofreram atrasos de mais de uma hora, o que corresponde a 18,36%. No total, 18 vôos foram cancelados.

Na quarta (27), no mesmo período, os atrasos afetaram 15,38% dos vôos. Na ocasião, 20 decolagens foram canceladas.

Hoje, o maior número de atrasos ocorreu no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (23), seguido pelo aeroporto Tom Jobim (21).

O motivo da espera não é divulgado. Pode variar de problemas operacionais nas companhias aéreas, de controle do tráfego aéreo ou condições meteorológicas.

Medidas

Ontem, o ministro da Defesa, Waldir Pires, esteve reunido com representantes dos setores envolvidos para discutir a crise e evitar o caos nos aeroportos durante o Réveillon. Como medidas contra a crise, anunciou a proibição de novos fretamentos e afirmou que as empresas poderão ser punidas em casos de "overbooking" --reserva de passagens acima da capacidade dos aviões.

"Nós asseguramos à população que ela deverá ter uma situação bem mais confortável, sem os momentos de agonia que viveu no Natal", disse Pires.

Fiscalização

A expectativa é de que a Anac apresente nesta quinta-feira o relatório sobre a auditoria realizada na sede da TAM, em São Paulo. O objetivo é saber por que a empresa precisou, na semana passada, de auxílio de aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) e de outras companhias aéreas para transportar os passageiros. A agência, porém, ainda não confirmou quando o relatório será apresentado.

Pires disse que ocorreram "falhas graves em relação a fretamento e a overbooking" e que as causas estão sob análise. Sem fornecer detalhes, ele afirmou que haverá "sanções sérias", que podem incluir multas. "São as sanções que a lei estabelece", disse.

Leia mais
  • Dilma diz que crise aérea terá como efeito a reestruturação do setor
  • Vontade de viajar nas férias volta a cair, indica FGV
  • Atrasos registrados nos aeroportos ainda superam a média antes do caos
  • Governo limita fretamentos e promete punição em caso de "overbooking"
  • Sem conseguir embarcar, passageiros invadem pista de aeroporto

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre crise no tráfego aéreo

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página