Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2007 - 04h04

Do retrofuturismo ao barro, Padre Miguel diversifica na Sapucaí

Publicidade

da Folha Online

A escola que exaltou a arte criada pelas mãos do homem não se limitou a mostrar o artesanato. Com o enredo "O futuro do pretérito: Uma história feita a mão", a Mocidade Independente de Padre Miguel também levou robôs à Sapucaí, para mostrar que a criatura pode ameaçar o criador --o homem.

Antonio Lacerda/Efe
Bíblia gigante abriu desfile
Bíblia gigante abriu desfile
A comissão de frente trouxe uma enorme bíblia com ilustrações sobre a criação do homem e a expulsão do Paraíso. Em determinados momentos, Adão, aparentemente apenas uma pintura (na verdade um componente da escola), deixava o livro e saía à frente da comissão. Cercado por andróides, ele se via ameaçado pela sua criação.

Marcelo e Marcella, primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, desfilaram na seqüência, com figurinos em referência a "Metrópolis" (1927), de Fritz Lang. O filme também foi tema da ala "Nós, Robôs" e do abre-alas retrofuturista.

O visual mudou completamente com a chegada das alas "Cerâmica Marajoara" e "Cestaria", que trouxeram o cru, o marrom e o bege em homenagem aos artesãos do país. A partir daí, a escola foi um desfile de artesanato brasileiro.

Antonio Lacerda/Efe
Padre Miguel exaltou artesanato brasileiro
Padre Miguel exaltou artesanato brasileiro
Pelas mãos do carnavalesco Alex Souza, 4.200 componentes representaram as manifestações artísticas de várias partes do Brasil. Duzentos e oitenta ritmistas sob o comando do mestre Jonas lembraram os bonecos de barro do Nordeste.

"Redes", "Rendas e Bordados", "Cerâmica Kadiwéu [tribo indígena da região Centro-Oeste]", "Trançados Maranhenses em Buriti", "Orixás de Metal", "Capim Dourado" e "Cortume dos Pampas" foram algumas das alas que apresentaram os mais diversos tipos de arte.

Quinta escola a desfilar na primeira noite do Carnaval carioca na Sapucaí, a agremiação contou com 33 alas.

Leia mais
  • Sambódromo paulistano põe fim ao mito do Carnaval democrático
  • Carnavalescos do Rio tentam deixar marca
  • Galo da Madrugada registra casos de agressão e furtos
  • Vocalista morre ao cair de trio elétrico no Pará
  • Vai-Vai ousa em desfile grandioso; Águia e Pérola surpreendem

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página