Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2007 - 04h13

Vila Isabel desfila metamorfoses da natureza e de sua história

Publicidade

CAROLINA FARIAS
da Folha Online

Na busca pelo título de bicampeã, a Vila Isabel fecha a primeira noite de desfiles na Marquês de Sapucaí falando das metamorfoses da natureza, do ser humano e da própria escola, que deixou o Grupo de Acesso em 2004 para sagrar-se campeã em 2006.

Com o enredo "Metamorfoses: Do reino natural à corte popular do Carnaval - As transformações da vida", a escola inicia o desfile puxada por um camaleão de 12 metros que mudará de cor ao longo da apresentação.

"Sou admirador das transformações da natureza. Lagartos que absorvem cores, as lagartas que viram borboletas. Parti de Charles Darwin, pai da teoria da evolução das espécies, para chegar à nossa própria metamorfose", diz o carnavalesco Cid Carvalho, 40.

Além do camaleão no abre-alas, mulheres-borboletas e uma escultura de Darwin abrirão o desfile da Vila Isabel. A escola mostrará no sambódromo os vários significados da palavra metamorfose.

Ana Botafogo é responsável pela coreografia da comissão de frente, que traz 15 componentes vestidos de macaco. No ano passado, a bailarina organizou a comissão de frente da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Na seqüência, a escola trata das transformações na história da humanidade, com a transição da Idade Média para o Renascimento. É nesse setor que deve vir o carro alegórico mais surpreendente do desfile --com inspiração em uma catedral gótica-- com luzes vermelhas e vitrais coloridos. A alegoria se transforma em um painel com pinturas de Leonardo da Vinci e uma escultura de Michelangelo.

"O desfile será uma metamorfose atrás da outra. Cada ala será uma surpresa", afirma Carvalho.

A Vila Isabel também vai retratar as mudanças que o ser humano desenvolveu para transformar seu próprio corpo em nome da vaidade, com as cirurgias plásticas. Clones humanos devem desfilar neste setor, que promete causar polêmica. Gordinhas devem ficar magras e cabelos "black power" se transformarão em madeixas lisas.

No final, a Vila Isabel tratará de sua própria mudança, de acordo com o carnavalesco, e das metamorfoses que o Carnaval é capaz de promover. "Somente o Carnaval é capaz de transformar pobres em ricos. Mostraremos a metamorfose da Vila, que até 2004 estava no Grupo de Acesso e agora é campeã", completa Carvalho.

Desfiles

Antes da Vila Isabel desfilaram Estácio de Sá, Império Serrano, Estação Primeira de Mangueira, Unidos do Viradouro e Mocidade Independente de Padre Miguel.

Na segunda-feira (19), passam pelo sambódromo Porto da Pedra, Unidos da Tijuca, Salgueiro, Portela, Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio e Beija-Flor.

Com Clarice Spitz

Leia mais
  • Sambódromo paulistano põe fim ao mito do Carnaval democrático
  • Carnavalescos do Rio tentam deixar marca
  • Galo da Madrugada registra casos de agressão e furtos
  • Vocalista morre ao cair de trio elétrico no Pará
  • Vai-Vai ousa em desfile grandioso; Águia e Pérola surpreendem

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página