Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2008 - 21h37

Promotoria e secretarias da Cultura cobram dados sobre o Masp

Publicidade

da Folha Online

O Ministério Público de São Paulo e as secretarias Estadual e Municipal da Cultura divulgaram nota conjunta nesta quinta-feira na qual "expressam preocupação com as condições de segurança do acervo do museu e, sobretudo, com a situação financeira e contábil do Masp".

"Documentos, como o relatório do Contru [Departamento de Controle do Uso de Imóveis], do Corpo de Bombeiros e dados contábeis do ano de 2007, ainda não foram disponibilizados. O Ministério Público também requisitou perícia técnica de todo o acervo e seus registros", diz um trecho da nota, assinada pela promotora Mariza Schiavo Tucunduva; pelo secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Cultura, Ronaldo Bianchi; e pelo secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Cultura, José Roberto Sadek.

Divulgação/SSP
Moisés Manuel de Lima Sobrinho, suspeito de envolvimento no furto
Moisés Manuel de Lima Sobrinho, suspeito de envolvimento no furto

Na última terça-feira (8), a Polícia Civil recuperou os quadros "O Lavrador de Café", de Candido Portinari, e "Retrato de Suzanne Bloch", de Pablo Picasso, que haviam sido levados do Masp no dia 20 de dezembro. O furto expôs a fragilidade da segurança do museu.

A ação durou três minutos, como flagraram as câmeras do Masp. A instituição não possuía alarme, sensor e seguro para acervo, avaliado em mais de US$ 1 bilhão. Fechado desde o furto, o museu reabre nesta sexta-feira (11).

Presos

As obras furtadas foram localizadas em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, após a prisão de Francisco Laerton Lopes de Lima, 33, no último dia 27; e de Robson de Jesus Jordão, 33, na terça-feira. Ambos teriam negado envolvimento no crime.

Nesta quinta, a polícia divulgou a foto do terceiro suspeito de envolvimento no furto --Moisés Manuel de Lima Sobrinho, 25. Há um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça contra ele.

Segundo informações da Secretaria da Segurança, a identificação do terceiro suspeito é resultado do trabalho de investigação, que permanece sob segredo de Justiça. Informações sobre o suspeito devem ser passadas ao Deic, pelos telefones 0/xx/11/6221-2322 ou o/xx/11/6224-0300.

Comentários dos leitores
Henry Reic Reic (1) 24/06/2008 11h07
Henry Reic Reic (1) 24/06/2008 11h07
Lei de Transito x Álcool
Á lei e inconstitucional, não deveria ser aprovada, mais uma vez o cidadão vai pagar á conta.
Henry.
sem opinião
avalie fechar
Alex aparecido hermini (23) 12/06/2008 18h29
Alex aparecido hermini (23) 12/06/2008 18h29
No furto do Masp ano passado foi publicada nesse mesmo veículo reportagem com título semelhante: Furto de obras expõe fragilidade de segurança.
Enfim, temos um pouco mais do mesmo.
Volto a enfatizar que a Imprensa Nacional é suave demais com certos políticos que administram nosso triste, pegagiado e inseguro Estado de São Paulo.
Estou esperando sair uma matéria sobre o salário que se paga a um policial militar, a um Delegado de Polícia Civil em São Paulo e quanto se paga em outros Estados.
A Imprensa tem uma imensa parcela de responsabilidade nesse descaso.
1 opinião
avalie fechar
Parece que o crime está em plena expansão no Brasil. A cada dia vemos um novo tipo de roubo, inesperado e inédito. O roubo de obras de arte começõu a se expandir. Os seguidores dos exemplos de Steve McQueen e Pierce Brosnan estão aumentando, promovendo o país ao primeiro mundo da sofisticação criminosa. Parece que não é bem nessa promoção que o governo estava pensando! 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (70)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página