Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2008 - 12h11

Governador do Rio pede colaboração da prefeitura para atender pacientes com dengue

Publicidade

da Agência Brasil
da Folha Online

Diante da epidemia de dengue no Rio, o governador do Estado, Sérgio Cabral (PMDB) cobrou nesta terça-feira ações da prefeitura de atendimento à população. Desde o começo do ano, 67 mortes foram confirmadas no Estado, sendo 44 na cidade do Rio.

"Quero fazer um apelo à prefeitura: que ela abra pelo menos a metade dos seus cem postos de saúde durante o final de semana, 24 horas [por dia]".

Segundo Cabral, o atendimento à saúde da prefeitura tem capilaridade, com a presença de postos em muitos bairros. "Então, se os postos abrissem 24 horas, seria muito importante para a cidade".

Durante inauguração de 94 leitos infantis no Hospital Anchieta, no Caju, zona portuária, Cabral disse que a ampliação do atendimento médico pela prefeitura vai dar mais conforto aos doentes, que não vão precisar ficar internados.

"Se a prefeitura pudesse fazer esse esforço neste momento e abrir pelo menos a metade dos postos onde há maior problema de dengue, já que existe o diagnóstico dos principais casos, certamente teríamos menos pessoas precisando de leitos".

Com a inauguração de hoje, a rede estadual passa a dispor de 340 leitos exclusivos para o tratamento de dengue, além das vagas das tendas e hospitais de campanha. Sérgio Cabral também disse que estuda financiar entre 100 e 150 leitos da Santa Casa.

Mortes

O número de mortes causadas pela dengue no Estado foi divulgado ontem (31), após a confirmação de 13 casos --o que elevou para 67 o número de vítimas.

Das novas vítimas confirmadas, cinco eram crianças até 12 anos e três delas maiores de 60 anos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio.

Também na segunda-feira, o secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, anunciou que vai começar a recrutar pediatras da rede pública de outros Estados do Brasil para ajudar no atendimento a crianças com suspeita de dengue na cidade do Rio.

Ele afirmou ter apresentado a proposta ao Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde, pedindo que sejam encaminhados quantos pediatras puderem ser deslocados de seus Estados de origem. A secretaria informou que arcará com as despesas de passagem, hospedagem e o custo de diárias e plantões dos médicos.

A intenção, segundo o órgão, é reforçar o quadro de pediatras dos hospitais da rede estadual do Rio, devido ao grande número de crianças com suspeita de dengue que chegam às emergências das unidades.

Comentários dos leitores
Claudio Rocha (432) 01/02/2010 13h36
Claudio Rocha (432) 01/02/2010 13h36
O Que esta derrubando o governo no PSDB nas pesquisas? É que vendo o estado que se encontra São Paulo volta a lembrança do povo brasileiro o como se encontrava o Brasil ao final da gestão deste grupo politico . Vendo a situação de impotencia e abandono no qual se encontra familias nos bairros inundados a mais de 40 dias volta a lembrança a frieza deste grupo politico diante do sofrimento dos mais pobres. Parece que o psdb não gosta mesmo de gente pobre, não se vê um vereador, um deputado, o governador e o prefeito quando fala ainda por cima culpa o proprio povo, Deus, efeito estufa e o povo continua debaixo dagua e o problema daquela gente não se resolve.É isso que esta derrubando o partido nas pesquisas, ou alguem duvida disso? Governante pra dar somente pesames, não precisa sem opinião
avalie fechar
Claudio Rocha (432) 29/01/2010 20h15
Claudio Rocha (432) 29/01/2010 20h15
Na idade média ja se construia Barragem pelo conhecimento que os rios se não contidos em certas epocas do ano inundam as cidades. Essa de culpar escesso de chuvas, efeito estufa ou a população é algo que nos paulistas merecemos ouvir. Com aceitação deste fatalismo, nos finais de ano, a partir de agora, saimos da cidade e deixamos a agua tomar conta, pois o efeito estufa é algo que veio pra ficar. SP uma cidade que esta feia e uma cidade triste. sem opinião
avalie fechar
carla kroll (1) 08/01/2010 18h02
carla kroll (1) 08/01/2010 18h02
Há muito tempo venho afirmando que a dengue somente seria bem controlada se os proprietários de imóveis com focos do mosquito fossem multados. Infelizmente os brasileiros são assim, só mudam comportamentos quando mexem no bolso ( lembram-se do cinto de segurança? Só passou a ser usado efetivamente quando houve multa).
Essa epidemia já está aí há mais de 25 anos, está mais do que na hora de responsabilizar quem não faz a sua parte!
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (347)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página