Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2003 - 21h31

Cidades vêem tendência migratória com a nova Imigrantes

da Agência Folha, em Santos

Municípios da Baixada Santista começaram a identificar aqueles que seriam os primeiros sinais de uma tendência migratória em direção à região supostamente motivada pela nova Imigrantes.

Em Praia Grande, cresceu neste ano o número de pedidos de transferência para escolas públicas de ensino fundamental.

Em janeiro e fevereiro, houve 3.148 pedidos contra 2.459 em todo o ano letivo de 2002. Do total de transferências deste ano, 40,2% são de alunos oriundos da Grande São Paulo, do ABCD, do interior paulista ou de outros Estados.

"Desconfiamos que esse pessoal que compra apartamento aqui está mudando. Se é isso, queremos saber por que tomaram essa decisão", disse o secretário municipal de Planejamento Estratégico e Gestão, Alberto Rodrigues de Oliveira Neto. Com base nos dados fornecidos pela Secretaria Municipal da Educação, os pesquisadores estão visitando cada uma das casas onde vivem as famílias desses alunos.

Desde janeiro do ano passado, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bertioga emite, em média, 52 licenças ambientais por mês para novos empreendimentos imobiliários. Cerca de 80% delas são destinadas a residências unifamiliares, segundo a prefeitura. "Não paramos um minuto de aprovar projetos de construção", afirmou a diretora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Bertioga, Gisele Bernardo Gonçalves.

A Prefeitura de Santos lançou, no início de março, o projeto "Santos Digital", que criará um banco de dados eletrônico de todos os 170 mil imóveis e 66 mil lotes da cidade. Noventa estagiários vão "varrer" o município, medindo todos os imóveis, a fim de recadastrá-los, para posterior digitalização dos dados.

"Teremos permanentemente nas mãos dados precisos e atualizados. A riqueza desse banco de dados permitirá planejar melhor e acompanhar em tempo real os movimentos urbanos da cidade", disse o secretário de Planejamento João Paulo Tavares Papa.


Leia mais
  • Imigrantes anuncia nova onda migratória para o litoral paulista
  • Para economista, litoral pode virar conjunto de cidades-dormitório
  • Família troca Guarulhos por praia depois da nova Imigrantes
  • "Boom" imobiliário no litoral de São Paulo é adiado
  • Segunda pista da Imigrantes foi inaugurada em dezembro de 2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página