Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/07/2003 - 01h10

Volks quer reintegração de terreno; saiba sobre outras ocupações

da Folha Online
da Agência Folha

A Volkswagen deverá recorrer nesta quinta-feira da decisão da Justiça que suspendeu a liminar que garantia a reintegração de posse do terreno invadido pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Os sem-teto ocupam a área desde o último dia 19.

O terreno de São Bernardo não é a única invasão de São Paulo. Dois dias depois de os sem-teto ocuparem a área da Volks, outro grupo de sem-teto invadiu quatro prédios na região central da capital paulista.

Foram invadidos prédios na rua Mauá, na avenida Brigadeiro Luís Antonio --o antigo hotel Danúbio, já desocupado pelos sem-teto--, na avenida Ipiranga e na rua Aurora. A Justiça negou nesta quarta-feira pedido de reintegração de posse para um deles, localizado na rua Aurora. A reintegração na rua Ipiranga pode ocorrer ainda nesta semana.

Visitas

Os deputados federais petistas Luciana Genro (RS) e João Batista de Araújo (PA), o Babá, os chamados "radicais do PT", visitaram nesta quarta-feira o acampamento dos sem-teto em São Bernardo do Campo.

Luciana Genro disse estar representando a Comissão de Direitos Humanos da Câmara e que considera a invasão do terreno uma forma legítima de pressionar o governo para resolver o problema da habitação no país.

Manifestação

Famílias de sem-teto realizaram, também nesta quarta-feira, uma manifestação em frente ao prédio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), na avenida Nove de Julho, zona oeste de São Paulo, onde também funciona parte da Secretaria de Habitação.

O grupo reivindica melhores condições de moradia. Os sem-teto também realizaram uma passeata da avenida Paulista até a Brigadeiro Faria Lima, também zona oeste, onde fica a Secretaria Estadual da Habitação.

Outros Estados

Ocupações e protestos de sem-teto também são registrados em outros Estados.

No Paraná, as 40 famílias sem teto que invadiram, há quase dois meses, um prédio de nove andares no centro de Curitiba organizam para esta quinta-feira, às 10h, um protesto em frente à prefeitura.

Eles querem uma audiência com o prefeito Cassio Taniguchi (PFL) para pedir que a Cohab (Companhia de Habitação de Curitiba) ajude a definir um novo local para as famílias do prédio, alvo de um mandado de reintegração de posse. Taniguchi, porém, não deverá atendê-los.

Em Pernambuco, cerca de 500 pessoas ligadas ao MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) invadiram nesta quarta-feira um terreno localizado ao lado da Prefeitura de Recife, próximo ao centro da cidade.

Foi a terceira invasão promovida pelo movimento desde terça-feira, quando a entidade iniciou uma "jornada de ocupações e reivindicações" no Estado, com duração prevista de um mês.

Leia mais
  • Sem-teto organizam protesto em frente à Prefeitura de Curitiba
  • Integrantes do MTST invadem terreno perto da Prefeitura de Recife
  • Radicais do PT visitam acampamento de sem-teto em SP
  • Justiça nega reintegração de posse e sem-teto ganham tempo em SP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página