Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2003 - 18h12

Ministro confirma 16 mortes na base de Alcântara (MA)

Publicidade

da Folha Online

O ministro da Defesa, José Viegas, confirmou 16 mortes em consequência da explosão ocorrida nesta sexta-feira na base de Alcântara, no Maranhão.

Informações iniciais da Gerência da Segurança Pública do Estado apontavam 19 mortos e 20 feridos. Em São Luis, o coordenador de comunicação da operação VLS (Veículo Lançador de Satélite), major Gustavo Krüger, disse que o número de mortos pode ser maior.

Segundo o ministro, uma falha no processo de ignição do terceiro protótipo do VLS-1 teria causado o acidente. A explosão ocorreu três dias antes do seu lançamento, que aconteceria na segunda-feira (25).

"As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas com o rigor e a rapidez necessários", diz nota do Ministério da Defesa.

Acidente

O presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), Luiz Beviláqcua, foi surpreendido pela notícia. Quando questionado sobre a explosão durante entrevista coletiva para falar sobre o acordo espacial Brasil-Ucrânia, desdenhou a informação, confirmada minutos depois por um assessor.

A. Bugge/Reuters

Base de Alcântara, no Maranhão
O lançador de satélites VLS-1 V03 é um dos carros-chefe do programa espacial brasileiro. Ele é composto por quatro estágios, todos com combustível de propulsão sólida --mais simples e com impulso menos duradouro.

Aeronáutica

Em nota, o Comando da Aeronáutica afirma que ainda não há confirmação sobre as causas do acidente.

"O pessoal técnico já está reunindo os dados necessários para avaliar a situação e já está em andamento a investigação para apurar as prováveis causas do acidente", diz a nota.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Lançador de satélites explode na base de Alcântara (MA)
  • Ignição de motor provocou explosão de foguete, diz ministro
  • Saiba mais sobre o Veículo Lançador de Satélites
  • Alcântara possui posição privilegiada para lançamento de foguetes
  • Programa espacial brasileiro continua, diz governo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página