Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/01/2004 - 10h22

PF quer mais agentes em SP para identificar turistas americanos

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Federal de São Paulo afirma que o atendimento no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica (Guarulhos), poderá ser prejudicado por causa do sistema de identificação de turistas americanos, iniciado nesta quinta-feira (1º).

Segundo o delegado Wagner Castilho, foi solicitado o envio a São Paulo de mais agentes e papiloscopistas para o atendimento. O número, porém, não foi divulgado.

De acordo com o delegado, o movimento no aeroporto ainda é atípico por causa do feriado de Ano Novo. "Em dias regulares o número geral de turistas aumenta. [Com o sistema de identificação] a área de desembarque terá uma fila a mais, que vai, naturalmente, atrasar o atendimento a todos [os turistas]", disse.

Identificação

Cumprindo decisão do juiz Julier Sebastião da Silva, de Mato Grosso, os turistas americanos começaram a ser fotografados e ter as impressões digitais recolhidas. A medida é baseada no princípio da reciprocidade do direito internacional.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA decidiu que turistas serão obrigados a deixar foto e digitais ao ingressar em território americano.

A ação do Ministério Público que provocou a Justiça visa forçar o governo a promover gestões para excluir os brasileiros da lista. Um eventual recurso contra a ordem terá de ser formulado pela Advocacia Geral da União, órgão da presidência da República.

Primeiros identificados

Cerca de 230 cidadãos norte-americanos que desembarcaram nesta quinta-feira no aeroporto internacional de Guarulhos tiveram que se submeter a um procedimento inesperado e, para alguns, humilhante: foram fotografados e tiveram que sujar os dedos para deixar numa ficha suas impressões digitais.

O procedimento continua nesta sexta-feira. O número total de turistas já identificados, porém, ainda não foi confirmado pela PF.

Alguns passageiros reagem contrariados. Os policiais, então, explicam que brasileiros também serão submetidos a essas regras em território norte-americano, a partir da próxima segunda-feira.

Os turistas americanos que chegaram ao Aeroporto Internacional do Rio nesta quinta não foram fichados. Segundo a assessoria de imprensa da Superintendência da PF no Rio, não houve notificação oficial para a mudança no procedimento na chegada de estrangeiros ao país.

Com Folha de S.Paulo

Leia mais
  • PF fotografa e recolhe digitais de americanos em Cumbica
  • Medida de "fichar" passageiro americano repercute no exterior
  • Ordem é baseada no princípio da reciprocidade
  • Juiz ordena identificação de turista dos EUA
  • Brasileiros se dizem "constrangidos" nos aeroportos dos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página