Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/01/2004 - 18h13

PF do Rio recebe determinação para identificar americanos no Galeão

Publicidade

da Folha Online

A Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro recebeu hoje à tarde uma determinação da Polícia Federal de Brasília para começar a identificar os turistas americanos que desembarcarem no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

De acordo com o órgão, a medida começará a ser executada assim que o primeiro cidadão norte-americano desembarcar no aeroporto. Os turistas serão fotografados e terão as impressões digitais recolhidas, conforme determina ordem judicial.

Em São Paulo, a Polícia Federal começou ontem o sistema de identificação de turistas americanos que desembarcam no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos.

A decisão do juiz Julier Sebastião da Silva, de Mato Grosso, foi baseada no princípio da reciprocidade do direito internacional, após ação movida pelo procurador da República José Pedro Taques.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA decidiu que turistas serão obrigados a deixar foto e digitais ao ingressar em território americano.

A ação do Ministério Público que provocou a Justiça visa forçar o governo a promover gestões para excluir os brasileiros da lista. Um eventual recurso contra a ordem terá de ser formulado pela Advocacia Geral da União, órgão da presidência da República.

Leia mais
  • PF fotografa e recolhe digitais de americanos em Cumbica
  • Medida de "fichar" passageiro americano repercute no exterior
  • Ordem é baseada no princípio da reciprocidade
  • Juiz ordena identificação de turista dos EUA
  • Brasileiros se dizem "constrangidos" nos aeroportos dos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página