Concurso
premia trabalhos universitários sobre responsabilidade social
A primeira edição
do Concurso Nacional para Estudantes Universitários sobre
Responsabilidade Social das Empresas divulgou os três trabalhos
vencedores em cerimônia realizada ontem, 24/04, no Sesc Vila
Mariana, São Paulo. Promovido pelo Instituto Ethos e pelo
jornal Valor Econômico, o prêmio tem como objetivo estimular
a produção de trabalhos acadêmicos de graduação
sobre as diversas áreas empresariais que possuem iniciativas
voltadas para o Terceiro Setor.
Entre os 12
finalistas, um dos trabalhos ganhadores foi o de Patrícia
Mendonça, graduada em Administração na Universidade
Federal da Bahia: "O marketing e sua relação
com o social". Em seu trabalho, Patrícia apresentou
referências práticas acerca dos conceitos de marketing
relacionados à ação social.
"Foi bastante
difícil concluí-lo, pois não existiam professores
preparados para me orientar. Os alunos devem cobrar dos professores
que se ampliem as discussões sobre o tema."
Outro trabalho
premiado foi o de Gabriela de Paula Miranda, também formada
em Administração na Universidade Federal do Rio de
Janeiro: "Responsabilidade Social corporativa e marketing Social".
Segundo sua autora, o trabalho visa esclarecer os conceitos de Responsabilidade
Social e marketing social. "Os administradores devem ter em
mente que esses conceitos são importantes para suas corporações",
argumenta.
A catarinense Fernanda Stori também foi agraciada com o prêmio
pelo seu trabalho de reaproveitamento de resíduos das indústrias
de beneficiamento de pescado em Santa Catarina. Graduada em Oceanografia
na Universidade do Vale do Itajaí, Fernanda propõe
em seu trabalho a utilização desses resíduos
na elaboração de subprodutos rentáveis. Mais:
ela ainda mostra tecnologias para fazê-lo.
Para Oded Grajew,
Diretor-presidente do Instituo Ethos, a premiação
é uma ponte entre o trabalho do Instituto Ethos e a universidades.
"O conceito de ser responsável pela comunidade, assumido
cada vez mais pelas empresas, precisa de profissionais capacitados
para dar continuidade a esse processo."
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