Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 21.07.02

 

Partidos não cumprem cotas para candidatas

A lei que estabelece uma cota de 30% para mulheres nas chapas que disputam as eleições não está sendo cumprida. Dos 3.376 candidatos que devem disputar as 513 vagas da Câmara dos Deputados, por exemplo, apenas 11,73% são mulheres.

O cálculo foi feito pelo Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFêmea), com base nos dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os partidos se valem de artifícios para driblar a exigência, como registrar um número menor de candidatos do que o permitido.

No Espírito Santo, a situação tomou outros contornos: a candidata a deputada federal pelo PT, Iriny Lopes, está proibida pela Polícia Federal de participar de comícios. Ela está há meses jurada de morte, sendo conhecida no Estado por sua luta pela defesa dos direitos humanos.

Leia mais
Partidos descumprem cotas para mulheres

Leia também
Ameaçada, candidata não pode fazer comícios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Partidos descumprem cotas para mulheres

Um retrato sem maquiagem: dos 3.376 candidatos que disputarão as 513 vagas da Câmara dos Deputados, apenas 11,73% são mulheres. O cálculo, feito pelo Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFêmea), com base nos dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que, apesar da lei que estabelece cotas de 30% para candidatas nas chapas, os partidos ainda se valem de artifícios para driblar a exigência. E esses truques, como registrar um número menor de candidatos do que o permitido, são usados até pela esquerda.

O PT do Rio, por exemplo, terá apenas uma candidata a deputada federal, entre 31 nomes. A escolhida, a estreante Kathia Maia, uma advogada de 38 anos, relutou em aceitar o convite:

- Não escolhi. Fui convocada. Disputar uma vaga de deputado federal é uma guerra. Por isso, preferia tentar a Assembléia Legislativa.

O bloco do eu sozinha também dá o tom no PFL, que terá apenas a deputada Laura Carneiro tentando a reeleição. No PCdoB, a única candidata é a deputada Jandira Feghali, mas, como a chapa tem apenas quatro nomes, o partido está cumprindo a cota.

(O Globo)

 

 
                                                Subir    

 


Ameaçada, candidata não pode fazer comícios

Mesmo acuado com a missão federal que está em ação no Espírito Santo, o crime organizado capixaba ainda provoca medo. Candidata a deputada federal pelo PT e há meses jurada de morte, Iriny Lopes, conhecida no estado por sua defesa dos direitos humanos, está proibida pela Polícia Federal de participar de comícios. Para não perder votos, ela pensa em gravar em vídeo seus discursos para serem exibidos nos palanques petistas.

Sob proteção constante de agentes federais desde o mês passado, Iriny, de 46 anos, começou a sofrer ameaças há três anos. Ela municiou os deputados da CPI do Narcotráfico com documentos sobre a atuação do crime organizado no estado. Por causa da dificuldade de garantir a segurança da ativista no palanque, em meio a grandes aglomerações, a PF já avisou que ela não poderá dispor dos agentes quando estiver em comícios.

- Quando há maior concentração de pessoas, a segurança torna-se mais complicada. Por isso, há restrições - disse um agente que faz a segurança da candidata.

Na noite do dia 12, no comício do presidenciável petista Luiz Inácio Lula da Silva em Vila Velha, Região Metropolitana de Vitória, Iriny Lopes burlou a orientação da polícia e subiu no palanque. Antes, porém, teve de assinar um termo eximindo a PF da responsabilidade por sua segurança.

- Não é justo que eu não tenha liberdade para fazer campanha. A criminosa não sou eu - reclama Iriny, que está negociando com a Polícia Federal uma alternativa para poder subir nos palanques.

Ela está requisitando à Polícia Federal um aumento no número de agentes que a protegem.

(O Globo)



 

 
                                                Subir    
 

 DIA 20.07.02

  Falta de financiamento atrasa ciência brasileira
   
 

 DIA 19.07.02

  Emprego na indústria aumenta pelo terceiro mês consecutivo, aponta IBGE
   
 

 DIA 18.07.02

  Programa pretende criar 120 mil empregos em SP
   
 

 DIA 17.07.02

  Trabalho temporário é a única esperança de novas contratações neste ano
   
 

 DIA 16.07.02

  Brasileiras têm pior nível de trabalho e estudo do Mercosul
   
 

 DIA 15.07.02

  Micro e pequenas empresas não têm controle de custos, aponta pesquisa
   
 

 DIA 12.07.02

  Desaceleração econômica afeta empregos na indústria paulista
   
 

 DIA 11.07.02

  Empresas apoiam projetos sociais seguindo intuição
   
 

 DIA 10.07.02

  Menos de 60% da população reside realmente em cidades, afirma pesquisador