SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

22/10/2003
A nova sede da Prefeitura, andar por andar

 

Sacadas com bela vista do Vale do Anhangabaú esperam a prefeita Marta Suplicy no 5.º andar do Edifício Patriarca, o Banespinha, onde vai funcionar seu gabinete a partir de 25 de janeiro. Dali ela poderá acompanhar também prováveis manifestações, de perueiros a camelôs, como as que enfrentou no Palácio das Indústrias. Os janelões, com persianas de pinho-de-riga que serão restauradas, têm vidros duplos para evitar o barulho dos carros e ônibus que cruzam o Viaduto do Chá e as ruas do entorno. Mas não são blindados.

Segundo o arquiteto Isay Weinfeld, que assina o projeto, ela não vai ocupar a sala com lambris de madeira escura que foi do conde Francisco Matarazzo, que mandou construir o prédio nos anos 30. A prefeita ficará com um escritório no mesmo andar, mas mais espaçoso e menos austero, com retângulos em relevo no teto.

Logo ao lado, a sala da lareira será o local de reuniões. Uma passagem entre os dois cômodos, fechada com tijolos no passado, deve ser recuperada. O prédio todo está em obras há três meses.

"No seu gabinete, deve haver um espaço para pequenas reuniões também", explicou Weinfeld, um dos mais solicitados profissionais da cidade, autor, por exemplo, do Hotel Fasano, com o arquiteto Marcio Kogan.

Todas as obras de arte e alguns dos móveis do Palácio das Indústrias serão aproveitados. Mas o arquiteto está garimpando ainda peças usadas de designers brasileiros das décadas de 50, 60 e 70 para completar a decoração do andar da prefeita. "Devo ter o resultado da pesquisa em outros Estados em breve para apresentar o projeto definitivo à prefeita. Vamos usar muita madeira."

Para todos os funcionários administrativos o mobiliário será novo. "O que usam agora é inadequado e está ruim."

O hall do 5.º andar é todo revestido de painéis de couro de porco na cor marrom, com grandes espelhos de cristal e piso de mármore travertino de Livorno (Itália). Ali deve funcionar uma recepção do gabinete (Veja ilustração). Algumas peças de couro já foram removidas para restauro, porque todo o andar é tombado, assim como o 3.º e 14.º pisos, além da fachada. Há um consultor, Nelson Dupré, apenas para a questão do patrimônio.

Jardim - Na cobertura do prédio de 14 andares, está o recanto mais atraente. O jardim suspenso, que tem uma variedade imensa de plantas, de jabuticabeiras a ervas medicinais, com 40 centímetros de terra.

Um tanque de carpas enormes e coloridas promete momentos de descanso a Marta. "Foi demolida uma sala de vidro que não fazia parte do plano original e nos cômodos que ficaram será feita uma copa e um espaço para almoços reservados." O local foi cogitado para ser o gabinete, mas era pequeno.

Quando a prefeita quiser dar uma recepção para uma autoridade, poderá usar o terceiro andar, que fica na altura do Viaduto do Chá, onde funciona hoje a agência do Santander-Banespa. "A agência será transferida para um andar abaixo, com entrada pela Rua Dr. Falcão", disse Weinfeld.

O espaço para eventos é na verdade um grande hall de entrada, com pé direito duplo e 12 colunas, duas delas em esculturas em relevo, tudo em mármore italiano. Na parede do fundo há um mosaico gigantesco com o mapa do Brasil e elevadores. "Ele ficará totalmente livre."

O auditório está sendo feito no 7.º piso. "Terá capacidade para 270 pessoas."

O prédio tem 14 andares, mas o elevador só vai direto do térreo ao 12.º pavimento. Os dois restantes são servidos por outro elevador. Há ainda uma escada metálica para chegar ao heliponto, às vezes usado pelo secretário estadual da Segurança Pública, Saulo Abreu, cujo gabinete fica na Rua Líbero Badaró.

Só existe um andar de garagem, na altura do Anhangabaú, insuficiente para atender os ocupantes do prédio. O 2.º andar está no nível da Rua Dr. Falcão, para onde será transferida a agência Santander-Banespa que funciona no 3.º andar, altura do Viaduto do Chá.

Toda a parte elétrica e hidráulica está sendo substituída. "O edifício terá ar condicionado central e estão sendo retirados os aparelhos instalados na fachada tombada, que não são originais." Vai ganhar ainda banheiros para deficientes.

Secretarias - Weinfeld está concluindo o layout das cinco secretarias que mudam com a prefeita para o Banespinha. A de Governo, Relações Internacionais e Comunicação Social já funcionavam no Palácio das Indústrias. Mas as de Negócios Jurídicos e Finanças ocupavam outras sedes. O vice-prefeito Hélio Bicudo e o cerimonial também vão para lá.

A prefeita se muda para o Banespinha no dia 25 de janeiro. Mas o processo todo só deve terminar em fevereiro. O prédio foi cedido em comodato para a Prefeitura pelo Santander, proprietário do prédio, num acordo para pagamento de dívida do Município. O banco financia a obra.

MARISA FOLGATO
De O Estado de S. Paulo

 
 
 

notícias ANTERIORES
21/10/2003
Tarifas e carnes pressionam a inflação em SP
21/10/2003 PM espera até 15 mil candidatas para concurso
21/10/2003 TJ pára mais uma CPI, a dos Bancos
20/10/2003 Serviço de manobrista pode ser regulamentado
20/10/2003 Sentimento de revolta contra injustiças cresce em São Paulo
20/10/2003
Obra no Tietê reduz chances de inundação
17/10/2003
População de São Paulo vai encolher
17/10/2003
Pesquisa: 25% dos moradores de SP nasceram em outras regiões
17/10/2003
Minas e Paraná são o destino dos migrantes que saem de São Paulo
16/10/2003
Programas sociais são responsáveis por queda de violência nas escolas