Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise dos Alimentos

A recente alta nos preços dos produtos agrícolas foi motivada por uma série de fatores conjugados e se tornou uma crise mundial. Os mais debatidos são o aumento da demanda por comida e a produção de biocombustíveis.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Comentários dos leitores
Manoel Joaquim (105) 05/06/2008 22h57
Manoel Joaquim (105) 05/06/2008 22h57
Cana Neles! 18 opiniões
avalie fechar
Manoel Joaquim (105) 05/06/2008 22h56
Manoel Joaquim (105) 05/06/2008 22h56
De Cana ele entende! 25 opiniões
avalie fechar
Carlos Gonçalves (420) 05/06/2008 10h28
Carlos Gonçalves (420) 05/06/2008 10h28
Crises de alimentos sempre existiram. Ninguém nunca discutiu. Mas quem provoca a crise. Culpados têm. Poucos, mas influentes e proporcionalmente vigorosos. Dizia um sábio político (de Haia) (de meia tigela) "que governo serve para arrecadar dinheiro dos pobres e dar para os ricos, pois só os ricos são capazes de gerar riqueza." É o que o governo faz. Mas os fins não justificam os meios. Aqui ele só arrecada de distribui para eles mesmos. Mas riqueza que é bom e boa, não geram. Geram concentração de riqueza, cada vez mais pobres , cada vez menos ricos. E mais riquezas com eles. Dizia outro, já não brasileiro "Que a pobre, ou a pobreza era um mal necessário, pois sem ele, ou ela, não existiria riqueza." Os ricos amam a pobreza e amam o pobre. Dão para ele e para ela todas as condições de existirem, pois sem eles como poderiam ser ricos. Então a alimentação está sendo discutida por quem? Pelos os ricos, Qual será a solução deles, a mesma, provoquem mais pobrezas e mais pobres e tá resolvida a questão. Solução teria, se, se mesmo o quê? Ora, é só tirar a panela do pobre. A riqeuza tem surgido como fonte de destruição, de descontrução. De domínio. De Escravidão. Quando vamos sair disso? Sei lá. É melhor ficar assistindo programa de "toma-lá-da-cá" que o tempo vai passando. OPu então como dizia Raul Seixas "ficar de boca escancarada esperando a morte chegar". "Eta coisa boa". "Bão de dimais sôr." Chega de programas, chega de bolsas, chega de desculpa. É pôr político pra trabalhar. 7 opiniões
avalie fechar
João Marino Delize (269) 03/06/2008 11h54
João Marino Delize (269) 03/06/2008 11h54
Quando Lula critica os subsídios na produção agrícola dos Estados Unidos e na Europa eu concordo, pois os países mais pobres não têm consdições de subsidiar a agricultura e daí não produzem quase nada para exportar aumentado, dessa forma, os preços dos grãos no mundo inteiros. Agora dizer que o Brasil não pratica estes subsídios eu também não concordo. Pois a cada dez anos são prorrogadas as dívidas dos grandes fazendeiros e latifundiários com descontos, principalmente nos juros que já são baixos. Neste ano o Governo vai subsidiar a agricultura com aproximadamente 76 bilhões no Programa de ajuste das dívidas dos agricultores. Deste valor mais de noventa por cento será dado aos grandes produtores que desviam seus produtos, não pagam os bancos e usam este dinheiro para comprar aviões (jatinhos) no valor de 2 a 10 milhões por unidade ou então para comprar mais fazendas. O pior é que o ministro da agricultura não vê o que está acontecendo ou finge que não vê. Quer subsídio maior que este que daria para tocar Os Programas Sociais (Fome zero, Bolsa Familia e outros) por quase dez anos. Até que ocorrer esta ajuda aos grandes no Brasil, sempre vai faltar dinheiro para a saúde, para a Educação e para a Segurança. Só não vai faltar dinheiro para a UDR. 71 opiniões
avalie fechar
Pauloneto do Carmo Lyra (11) 03/06/2008 11h52
Pauloneto do Carmo Lyra (11) 03/06/2008 11h52
O aumento de preços dos alimentos no mundo, é simplesmente a falta de planejamento agricola nos paises se industrializaram e dependidam dos paises pobres. Agora estes paises estão consumindo mais alimentos e faltando em outros. O enfraquecimento do dolar frente a outras moedas é o principal fator de encarecimento de produtos, pois com o dolar fraco a OPPE especula o mercado internacional de combustieis e sente-se ameaçada com a evolução dos biocombustiveis na qual o Brasil é lider.
Achar um "bode espiatório" para o aumento de preços dos alimentos, faz parte do capitalismo sustentado pelo petróleo, que ver ruir seu império.
É só uma questão de tempo
25 opiniões
avalie fechar
É só surfar no internet para saber que mesmos os países do Primeiro Mundo também estão passando por problemas seríssimos gerados pelo alto custo de comida e da inflação. Na Grã-Bretanha, por exemplo, o sindicato nacional dos policiais está cogitando entrar em greve porque o reajuste salarial não acompanhou a inflação. Naturalmente, a chamada "grande mídia" brasileira não conta nada sobre o que acontece no estrangeiro nesta área porque quer dar a impressão ao povo que só no Brasil acontece este tipo de problema. 71 opiniões
avalie fechar
Helio Figueirdo (327) 03/06/2008 11h30
Helio Figueirdo (327) 03/06/2008 11h30
Lula é o grande destaque da reunião da FAO! Conforme manchete da Globo: "A briga do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo fim dos subsídios agrícolas ganhou apoio do diretor-geral do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf, e do diretor-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nesta terça-feira, na abertura da reunião de Cúpula do órgão, em Roma. Em seu discurso, Ki-moon pediu o ajuste de tarifas para permitir o livre comércio e uma rápida solução da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). "Precisamos agir para uma resistência de longo termo e contribuir para uma segurança alimentar global. Isso significa eliminar taxas de comércio que distorcem os mercados", afirmou Ki-moon". Enquanto isto, os comentaristas modelo MIG deste Blog, seguem plantando abrobrinhas, colhendo pepinos e escorregando nas cascas de banana que eles próprios deixam pelo chão. E quando espinafrados, ainda se julgam no direito de despejar nos críticos um caminhão de melancias!!! Mas, nada cabe lamentar aos democratas convictos...são apenas alguns abacaxis que o direito à plena liberdade de expressão, vivida no ultra-democrático governo Lula, nos obriga prazerosamente a descascar. 48 opiniões
avalie fechar
Augusto Pianaro (5) 03/06/2008 10h30
Augusto Pianaro (5) 03/06/2008 10h30
Dizer que a alta dos alimentos no mundo todo é culpa do Lula é uma tremenda ignorância! Ma dizer que a alta dos alimentos no Brasil é culpa dele, eu concordo! Mas não diria que é culpa do Lula, mas sim, mérito do Lula, pois antes, quem era pobre não possuía nenhuma assistência e não tinha dinheiro para comprar comida! Assim, sobrava comida nas prateleiras e o preço era contido! Agora, com os programas sociais, o pobre tem um dinheirinho para matar a sua fome, comprando a comida! Alimentar as pessoas é um mérito, mesmo que isso aumente a demanda e naturalmente aumente os preços! 48 opiniões
avalie fechar
Décio Alto (16) 03/06/2008 09h50
Décio Alto (16) 03/06/2008 09h50
Meus amigos, houve épocas em que se dizia que o arroz, feijão e farinha eram a básica alimentação dos mais humilldes, hoje estes gêneros alimenticios são alimentação dos ricos,
Para não fugir as regras, mais uma vez o Lula tira o corpo fora dizendo que a culpa da alta dos almentos não é sua culpa, e sim da alta do petroleo,
este é o presidente operário do Brasil.
79 opiniões
avalie fechar
M Mig (2179) 03/06/2008 09h33
M Mig (2179) 03/06/2008 09h33
Essa caçada do Lula contra uma burguesia ou contra uma elite travestida de monstro virou uma caçada a moinhos de vento. Essa caçada pé o combustível dos discursos do presidente lula, esse é o único trunfo que ele tem no momento para incendiar seus discursos e tirar a atenção dos erros da sua administração.... só que eole está ficando sem combustível.
Sobre a situação do etanol, é claro que está havendo pressão e essa pressão se soma a atual crise de alimentos no mundo (que para mim só tem uma causa... excesso de gente, se os governos, autoridades e LIDERES religiosos instruissem as populações a fazerem planejamento familiar não estariamos passadno por isso) e essa pressão deveria ser esperada... se o Lula acha que é fácil ser um chefe de estado eu só teria uma coisa a dizer a ele "bem vindo ao mundo real".
49 opiniões
avalie fechar
Niltemar Pimenta (75) 03/06/2008 09h13
Niltemar Pimenta (75) 03/06/2008 09h13
O PT, partido do nosso digníssimo presidente, sempre criticou os outros partidos, enquanto oposição, mas agora são situação e detestam serem criticados. Eu não defendo nenhum partido político, defendo sim o meu país e os meus compatriotas. Eu me lembro muito bem, que em outros governos, sempre ouvi falar dos estoques reguladores que esses governos possuíam para controlar preços abusivos e para períodos de entre-safra. Mas no governo Lula, não ouço mais falar desses estoques, será que eles ainda existem? Será que não eram tão importante para o nosso governo que foi deixado de lado ou será que foi usado para o programa Fome-zero, principal bandeira desse governo. O brasileiro não precisa de esmolas, o Brasileiro precisa é de oportunidades, de meios de sobrevivencia, de trabalho. É nisso que esse governo deveria focar, criar frentes de trabalho para essa gente que precisa de renda pra sobreviver. Chega de discurso, chega de pensar pequeno, o Brasil é muito rico e grande pra estar nessa situação. Com trabalho e oportunidades para todos não precisaremos mais de programas como esse. Que tal investir e incentivar o plantio da cana e de outras culturas para o bio-diesel no nordeste....assim deixaríamos de usar terras produtivas, que poderiam ser utilizadas para o cultivo de alimentos e ao mesmo tempo isso iria gerar emprego pra essa gente tão necessitada. Pensem nisso srs. governantes. 19 opiniões
avalie fechar
Elisa Santos (13) 03/06/2008 08h29
Elisa Santos (13) 03/06/2008 08h29
Na última Convenção de Biodiversidade (Alemanha), Catar, pequeno Estado independente e localizado na Península Arábica, foi o único país que votou pelo VETO dos Biocombustíveis, e pasmem, no seu discurso foi aplaudido pelo Greepeace.
Porque será que os Grandes do Petróleo são contra??
Porque será que o Greenpeace aplaudiu?
Curioso, não?

Essa discussão nunca de fato sobre a Crise de Alimentos.
24 opiniões
avalie fechar
Marcello Levy (1) 02/06/2008 21h56
Marcello Levy (1) 02/06/2008 21h56
SAO PAULO / SP
É muito delicado apontarmos inocentes e culpados. SEMPRE foi e será o mercado, pois quem pode e lucra com um produto é responsável pela variação dos valores. Muita oferta e pouca demanda abaixam os preços e vice-versa. A atitude política de oposição da ONU não chega a lugar algum, apenas "penaliza": hoje o Brasil, depois qualquer nação fora da cúpula dos poderosos. Qual solução proposta? Países com pequeno espaço disponível à agricultura como Holanda e Israel multiplicaram suas produções as explorando e ampliando em desertos e até em seu litoral. Poderia ser aplicada na Caatinga e no litoral brasileiro com intensidade a preencher vazios na nossa produção agrícola, mas é hipótese (ainda) não executada. Basta apresentar números positivos que pessoas ou empresas interessadas investirão. Simples. No trigo, por exemplo, estufas climatizadas marítimas (de superfície) preencheriam uma dependência na economia do Norte e Nordeste brasileiro. Baixo custo e alta lucratividade, com energia solar ou mesmo da maré já possuem estudos prontos pela USP (entre outras universidades brasileiras). Este é um exemplo que pode se estender a outras carências, diante de demanda crescente. Caso se multiplique como no petróleo, também para exportação de alimentos já industrializados. Outro detalhe pouco explorado nestas discussões é a baixa industrialização de nossas exportações de alimentos que, poderia multiplicar lucros e aproveitamento da produção. 9 opiniões
avalie fechar
M Mig (2179) 02/06/2008 18h17
M Mig (2179) 02/06/2008 18h17
Que eu me lembre, os subsidios não eram mesmo gande coisa mas de qualquer jeito eu pergunto:
- Se você corta os subsidios sobre artigos de primeira necessidade, logo vai impactar quem é pobre (para quem é classe média ou alta não vai fazer diferença). Para qual classe social o sr. Lula dizi que governava mesmo?? Pobre?? para as classes mais baixas?? Que vexame, a promossa mais elementar do PT sempre foi uma grossa mentira.
A propósito, nos ultmos meses alguem leu que 75% dos impostos são pagos pelas classes mais pobres? E que o crescimento do capital dos bancos foi o maior nos ultimso 10 anos?? o Lula governa justamente para o ricos!! Afinal, de onde vieram os oito milhões que a mais na sua campanha para a reeleição?? Obviamente dos banqueiros (para mim isso é claro como água).
30 opiniões
avalie fechar
Geraldo Buss (373) 02/06/2008 15h35
Geraldo Buss (373) 02/06/2008 15h35
O programa Fome Zero do governo PT/Lula virou só promessa de campanha? Já começa a se comentar que a população de baixa renda -100% eleitores do Lula por acreditarem em suas promessa e por receberem o Bolsa Compra Votos Família é que mais está sofrendo com a alta dos preços dos alimentos. Será que não vão abrir os olhos e vir que o senhor presidente e seus aliados não estão nem um pouquinho interessados neles e sim em continuar no poder?! Quando tudo andava bem, o senhor presidente e seus comandados gritavam que o Brasil tinha sido redescoberto por eles e que eles estavam sendo pela primeira vez neste país os mais éticos e mais honestos políticos que já estiveram no comando do dinheiro público. o salário mínimo hoje é de R$420,00 e o dólar vale R$1,66. Mas bastou surgir o problema da "suposta falta de alimentos no mundo" - não no Brasil que os preços começaram a disparar rumo a patamares antes muito navegados para o presidente e seus alidos treparem nos palanques e apregoarem que não são eles os culpados pela volta da inflação mas sim os empresários, os ricos. Quando o Brasil atinge patamares nunca antes atingidos de arrecadação por causa do trabalho dos empresários, o presidente e sua comitiva diz que o mérito todo é dele. Quando surge um furo no barco a culpa é só dos outros! Está hora da população abrir o olho e analisar o que falam estes políticos. 25 opiniões
avalie fechar
Niltemar Pimenta (75) 02/06/2008 13h42
Niltemar Pimenta (75) 02/06/2008 13h42
Quero aproveitar o espaço e fazer uma crítica sobre este assunto, o qual eu não pude comentar ainda, por não haver espaço para comentários a respeito, trata-se da escassez de alimentos e a consequente alta nos preços dos mesmos. Assisti a uma reportagem essa semana e ouvi o Presidente Lula dizer que a escassez de alimentos não é culpa do Bio-Diesel e nem da produção de alcool, e ainda chamou os que relacionam isso de palpiteiros. Na minha opinião, é sim culpa do avanço na produção de cana-de-açucar e outras culturas para produção do bio-diesel, pois os agricultores deixaram de plantar alimentos para se concentrarem apenas nesse tipo de cultivo. O resultado está aí, pra quem quiser ver, falta de produtos essenciais para alimentação do brasileiro e no resto do mundo; e agora vem o presidente dizer que uma coisa não tem nada a ver com a outra...tenha dó sr. presidente. O fato é que o nosso presidente não aceita e não suporta que o contradigam, pensa que é o dono da verdade, é absoluto entre todos os brasileiros. Por favor, nos poupe de ficar ouvindo esse tipo de comentários, reconheça que errou ao incentivar o pro-alcool e o bio-diesel. O brasil precisa sim de combustíveis alternativos, mas somente para uso interno, não precisamos exportar uma coisa que vai prejudicar outras aqui dentro, as áreas destinadas a esse tipo de culivo, devem ser limitadas e de preferencia na região Nordeste, onde esse tipo de cultivo seria bem vindo, por não haver muitas areas plantadas nessa região. 38 opiniões
avalie fechar
Palavras do Senhor Presidente Luiz Inácio Lula da Silva - que o problema da fome "volta e volta com força no mundo, e o mundo começa a discutir". Senhor Presidente, o problema da fome no mundo e, especialmente aqui no nordeste, onde vossa Excelência tem suas origens nunca voltou e sim cada dia mais aumenta e aumenta com uma intensidade inacreditável. Antes de nós nos preocuparem-mos com o resto do mundo seria bem mais fácil olhar-mos para os nossos compatriotas que quanto mais lutam, menos dignidade humana. O Brasil é quem deveria melhorar sua produção agrícola de "alimentos" - não grãos só para apresentar a balança comercial - e tirar os subsídios que incidem com exageradamente sobre os alimentos básicos. E essa história de distribuição de terras, é um verdadeiro cala a boca aqueles que não sabe o quanto essa política agrária brasileira é vergonhosa. Se doar terras a pessoas, sem lhes oferecer as mínimas condições de se trabalhar, é uma verdadeira piada. Quais as condições oferecidas pelo Governo para manter essas pessoas nas terras? Nenhuma, simplesmente um pedaço de terra. 26 opiniões
avalie fechar
Ognei Vieira (17) 02/06/2008 10h02
Ognei Vieira (17) 02/06/2008 10h02
só uma pergunta?será que o Presidente sabe o que é "subsidio"? 36 opiniões
avalie fechar
vinicius dubiela (2) 01/06/2008 13h30
vinicius dubiela (2) 01/06/2008 13h30
Eu fico de cara quando um presidente da ONU vem falar que o responsavel pelo aumento mudial dos preços dos alimentos e o biocombustivel. Ele ate e responsavel no EUA com relação ao milho, mas relacionar com o mundo tudo, ai forço demais. E muita desinformaçao para um presidente da ONU ou tem algum interesse atras , como e improvavel a primeira opçao resta a segunda. Boa parte dos custos da produçao agricula sao influenciados pelo preço do petroleo: Fertilizantes, plantio, colheita, transporte. So para informar nos ultimos 10 anos o petroleo subiu de 26U$ para 120U$ o barril. E nos ultimos 2 anos teve aumentos sucessivos forçado pela OPEP nao investindo mais em aumento de produçao para reduzir o aumento de oferta nao atendendo o aumento de demanda em consequencia aumento dos precos e lucros. Como o aumento do preço do petroleo começa a tornar viavel outras fontes energeticas e preciso barrar de alguma maneira, comprando patentes e engavetando-as, gerando boatos, comprando cadeiras importantes geradoras de opniao como as do presidente da ONU , etc....
Realmente o biodiesel precisa de muita terra, mesmo com os avanços plantio da cana que desde do inicio do proalcool ate hoje conseguiram, duplicar a produçao de alcool com mesma area planta. E esta para sair mais uma nova tecnlogia que ira dobrar novamente o rendimento produtivo. Mesmo com tudo isso o Brasil na tera condiçoes de no futuro suprir a mudança de fonte energetica.Mais Terra = China para Africa, EUA para Austrila
8 opiniões
avalie fechar
Eduardo Velasco (271) 31/05/2008 12h03
Eduardo Velasco (271) 31/05/2008 12h03
-Lembra quando a terra da vaca louca .... ERRADO, MEU CARO, A GRITA NO CONGRESSO FOI P/ UM CARRETÃO DE GENTE IR LÁ PEDIR P/ RECONSIDERAREM. A PROPÓSITO, AQUELE "BRINQUINHO" NO GADO É ORDEM DELES [EUROPEUS]. NÃO COLOCA P/ VER!
-O problema de trabalho escravo... ESTOU SONHANDO! OS SUIÇOS AGRADECEM A INFORMAÇÃO.
-O Brasil crescendo... e com justiça... SLOGAN DE PARTIDO, É? VC NUNCA LEU ROBERTO DAMATTA SOBRE DESIGUALDADE NO BRASIL? GILBERTO FREIRE? MOREI EM ANAPOLIS 20 ANOS, O POLO INDUSTRIAL AÍ DÁ INVEJA, A CIDADE DE ANAPOLIS É UM BOCADO RUIM!
-Se o Lula tivesse feito..... SONHO! DOCE SONHO! ILUSÃO, DOCE ILUSÃO! SÓ NÃO QUERO ACORDAR...
-Mas pelo que já foi feito.... GRANDE ELE NÃO É, NEM NA ESTATURA, NEM NA ENVERGADURA POLÍTICA. AGORA, QUE TEM FARO, TEM! QDO MORRER VÃO ENTERRAR C/ ELE UM PALANQUE.
-Não deixemos que nossa miopia.... VOTEI EM LULA, DUAS VEZES. E ACHO Q ELE MERECE 1 SALVA DE PALMAS: DIZIA Q TRARIA GASOLINA E BOTARIA FOGO NO CIRCO. FEZ EXATAMENTE O CONTRÁRIO.
-Um economista/socialista.... ISSO É A MESMA COISA QUE DIZER QUE O OVO TEM A FORMA ARREDONDADA E VEM EM [PELO MENOS] DUAS CORES. NÃO CHEIRA E É INCOLOR.
-Isto é reconhecido por órgãos.... ÓRGÃOS INTERNACIONAIS FUNCIONAM C/O ÉTICA DE ESTADOS: "PAÍSES NÃO CONHECEM ÉTICA, APENAS INTERESSES." DE MODO QUE AGÊNCIAS INTERNACIONAIS QDO FAZEM O UPGRADE É P/ GANHAR AQUI. E $EJAM BEM VINDA$!
Abraços Pontuais!
Eduardo Velasco
Natalr/RN
18 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (200)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página