Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise dos Alimentos

A recente alta nos preços dos produtos agrícolas foi motivada por uma série de fatores conjugados e se tornou uma crise mundial. Os mais debatidos são o aumento da demanda por comida e a produção de biocombustíveis.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Comentários dos leitores
Eduardo Velasco (271) 31/05/2008 12h01
Eduardo Velasco (271) 31/05/2008 12h01
PARTE I
-Interessante.... NÃO SE COME DE FAVOR. SE COMEU É PQ ALGUEM PRODUZIU, E O SEU COLEGA DE GOIÂNIA QUE POSTOU PRECISA SER PARABENIZADO. NÃO O GOVERNO! O ATUAL SURFA NO PASSADO, COM RESPONSABILIDADE. NISSO EU PARABENIZO.
-Nenhum governo.... ISSO É SUPERFICIAL . COMO COSTUMA DIZER O MARCELO LEITE: TRAGA OS DADOS! SE NÃO VIRA PALANQUE.
-Não sou partidário.... a Petrobrás. DÊ UMA LIDA NO CONSERVADOR/LIBERAL ROBERTO DE O. CAMPOS SOBRE A PETROBRÁS. A PROPÓSITO, ELA É/SERÁ BOA SE SE COMPARAR. COMO ELA NASCEU E VAI MORRER ESTATAL, TUDO O QUE INFORMA VEM DELA MESMA. AGORA: NÃO SOMOS SUFICIENTES [AINDA] EM PETRÓLEO DEPOIS DE 60 ANOS. SÃO DADOS DELA MESMA!
-Acho importante.... CRESCIMENTO COM MEIO AMBIENTE ? SÓ NO JAPÃO. A PROPÓSITO, "...[NÃO] TEMOS [JAPONESES] TUDO PARA CRESCER." E NO ENTANTO OLHA AÍ! RIQUEZA EM BAIXO DA TERRA PERMANECE LÁ! SUA AFIRMAÇÃO É SÓ ALTRUISMO!
-Agora sim!.... AUTÔNOMOS EM QUE? EM PETRÓLEO? [AINDA NÃO]. COM A SUSTENTABILIDADE [PAPO DE EUROPEU COM SOTAQUE TUPINIQUIM]? NÃO QUEREM CRUCIFICAR O BLAIRO? MISÉRIA? LEIA VEJA DA SEMANA PASSADA [POUCO IMPORTA SE CONCORDAS C/ O P. DE VISTA. LEIA O CONTEÚDO DO ARTIGO].
8 opiniões
avalie fechar
CARLOS PERUFFO (11) 30/05/2008 13h22
CARLOS PERUFFO (11) 30/05/2008 13h22
Não entendo toda esta discussão sobre os biocombustíveis e a fixação em querer exportar alcool para mercados que insistem em manter protecionismo. Vamos usar nosso alcool aqui, já que é menos poluente e exportar nosso pretróleo. Estados do interior do Brasil, como o Mato Grosso, grandes produtores de biocombustíveis, não deveriam estar usando derivados de petróleo, já que estes necessitam
serem transportados de refinarias localizadas à grandes distâncias.
8 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 30/05/2008 13h03
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 30/05/2008 13h03
É OBRIGADO POR PUBLICAREM A OPINIÃO DO NEPSTADE, APÓS MEU PROTESTO, lá está a verdade, aqui não houve esse desmatamento, outra verdade o banco do brasil, aqui não financia arroz, não financia soja, não financia feijão, só gado, ou seja somos menos brasileiros que os outros, não podemos ter nem usina de alcool, gozado o pessoal de ribeirão ser contra o desmatamento, lá nem arvore tem mais no campo só nas praças da cidade, por que o greenpeace, que o pai do meio ambiente não protesta invandindo usinas de alcool, eles são os maiores desmatadores do sudeste, por que não tem interesse economico nisso, são pagos para vim aqui encher o ...... na amazonia 1 opinião
avalie fechar
Marcos Batalha (1) 30/05/2008 10h53
Marcos Batalha (1) 30/05/2008 10h53
GOIANIA / GO
Sou pequeno agricultor, e ninguém nos perguntou (aos agricultores) o motivo dos altos custos de produção. De início posso dizer isto está firmado em duas grandes frentes: A primeira é o alto custo dos insumos como adubos e defencivos. E o segundo, a alta do petróleo causa também o aumento da hora/máquina para os trabalhos diários.
Se o dolar sobe, o adubo sobe também pois está atrelado ao mesmo; quando o dolar desce, não ocorre o mesmo com os adubos e defencivos. Concluindo: Toda essa alta está realmente relacionado com a ganancia por altos lucros especulativos.
15 opiniões
avalie fechar
Evandro Loes (58) 30/05/2008 10h38
Evandro Loes (58) 30/05/2008 10h38
O Brasil ainda tem muitas terra produtivas, fora da Amazônia, que não estão sendo cultivadas. Precisamos treinar melhor nossa mão de obra no campo, humanizando o trabalho com a mecanização do sistema de produção. Isso vai resultar em mais produção. É um absurdo culpar os biocombustíveis pelo aumento do petróleo. É justamente o contrário. Não há justificativa palatável para o aumento do petróleo nos últimos anos, a não ser a especulação dos cartolas do setor. A maior contribuição do Brasil, repito, é mecanizar o plantio e colheita e aproveitar melhor suas terras, sem desmatar a Amazônia. Em muitos países no deserto se plantam lavouras, por que no Brasil não se poderia plantar no serrado, que é um terreno muito fértil e rende até três colheitas por ano? Fallta sistemas de irrigação e mão de obra especializada. Escolas agrícolas devem ser incentivadas, mas tudo leva tempo, por isso quanto antes iniciarmos esse processo, mais rápido alcançaremos os objetivos. 5 opiniões
avalie fechar
mario palmeiro (17) 29/05/2008 10h36
mario palmeiro (17) 29/05/2008 10h36
A CORRUPÇÃO EM TODOS OS PAÍSES PRINCIPALMENTE NO BRASIL É A GRANDE CAUSADORA DA FOME, BIRD, FMI ONU OEA ACORDEM 24 opiniões
avalie fechar
Francisco Ramos (103) 28/05/2008 09h45
Francisco Ramos (103) 28/05/2008 09h45
O tema aqui mencionado, é uma materia muito importante para a impessa brasileira e os parlamentares brasileiro abraçar em favor do interesse do brasil, sem duvida os bio combustivel é uma realidade e é um produto acricula energetico que vai levar o brasil em pé de igualdade ou até em superioridade na discursão dos subsidio que a europa e os estados unidos dão aos seus agricultores em detrimento aos valores a produção agricula brasileira, o brasil terá força no plantil de cana de açucar porque é tecnologia e favorecimento a região eminentemento brasileira. Em um futuro proximo, muito proximo o povo brasileiro, os produtores e o governo deixará de se ajoelhar perante as nações, não é o nosso desejo que eles um dia venha se ajoelhar aos nossos pés, mas os que essas nações defende com argumentos não realista, sobre a agricutura do brasil e o etanol é o medo e a possibilidade de um dia essas nações tenham que se ajoelhar aos nossos pé, estamos em um ritimo dentro do possivel acelerado para o crescimento e a idepencia economica brasileira. 16 opiniões
avalie fechar
David Lamartines Rodrigues (2) 27/05/2008 12h03
David Lamartines Rodrigues (2) 27/05/2008 12h03
-Interessante como algumas pessoas falam de inflação; no Brasil o pobre nunca comeu tão bem como está comendo agora.
-Nenhum governo defendeu o desenvolvimento como o governo atual.
-Não sou partidário, mas convenhamos, imagina se tivéssemos vendido a Petrobrás, o que estariamos perdendo.
-Acho importante a preocupação com o meio ambiente, mas precisamos crescer e temos tudo para crescer.
-Agora sim! Somos autônomos e não precisamos pedir obediência aos USA ou UE, e podemos muito contribuir com a sustentabilidade do planeta,sem manter nosso povo na miséria.
-Lembra quando a terra da vaca louca disse que o Brasil não tem condições sanitárias para fornecer carne de gado para Europa; agora com o alto custo dos alimentos, querem de volta nossos produtos, isto é proteção de mercado.
-O problema de trabalho escravo o Ministério do Trabalho e a Polícia Federal tem cuidado muito bem, basta denunciar e serão tomadas ações de efeito.
-O Brasil crescendo economicamente e com justiça, todos nós ganhamos.
-Se o Lula tivesse feito 1/10 do que ele fez de bom, para os céticos já deveria estar de bom tamanho.
-Mas pelo que já foi feito, devemos considerá-lo, um grande homem/um grande governo.
-Não deixemos que nossa miopia/ignorância/anti-lulismo, sejam maiores que a clareza dos fatos.
-Um economista/socialista que se preze pelo próprio nome jamais teria coragem de dizer que o Brasil não evoluiu em todos os bons aspectos.
-Isto é reconhecido por orgãos e entidades internacionais.
42 opiniões
avalie fechar
Hugo Arrais (43) 26/05/2008 23h28
Hugo Arrais (43) 26/05/2008 23h28
Os subsídios agrícolas da Europa e nos EUA inegavelmente afetam a produção de alimentos no mundo.
Quando os países ricos dificultam e tolhem a importação estão fechando um amplo mercado para os países exportadores de gêneros agrícolas, desestimulando o aumento da área plantada e o investimento em produtividade.
Trata-se não de uma máxima nova, mas do mestre da economia política, Adam Smith, que escreve em 1776, na Riqueza das Nações, o efeito nefasto causado quando um país impede o livre cambismo, como de diminuir a produção e oferta de produtos de outros países, devido ao potencial mercado, protegido e fechado. Em poucas palavras menos clientes, menos produção.
Não é, no entanto, o único fator, mas de grande consideração para a crise de desabastecimento e carestia. Lula, sabiamente e com razão, acusa o protecionismo estadunidense e europeu, inimigos da agricultura brasileira, pela crise dos alimentos, combatendo a vil acusação contra o etanol brasileiro pela crise.
Só para finalizar, fico estupefato como vários leitores deste veículo de comunicação, insistem em subestimar a inteligência de nosso presidente. Nessa matéria, Lula está claramente defendendo interesses de grande importância para a economia brasileira, com grande sapiência e sagacidade, usando inclusive um princípio pétrio da economia política e de toda a Ciência Econômica e leio na folha leitores postando mensagens desabonando e ridicularizando inteligência de Lula. Talvez seja a cegueira do anti-lulismo!
97 opiniões
avalie fechar
Sayro Reis (1) 26/05/2008 18h05
Sayro Reis (1) 26/05/2008 18h05
GOIANIA / GO
É fato que o Brasil encontrará dificuldades para impor seu valor quanto líder em tecnologia de biocombustíveis. Nós sempre encontraremos oposição dos ditos desenvolvidos. Agora, essa liderança não pode ser conquistada a todo custo, não devemos esquecer de nossos problemas internos: falta de alimento, má distribuição de renda, e até mesmo trabalho escravo.
Não nos preocupemos com as opiniões da UE ou dos EUA, não podemos admitir que nossa liderança em biocombustíveis seja conquistada pelo trabalho escravo e desnutrição dos brasileiros. É inadmissível que em pleno seculo 21 tenha no Brasil pessoas ilhadas em plena floresta Amazônica, em trabalho escravo e ainda fazendo o desmatamento para grandes latifundiários ou até mesmo grileiros, vivendo a arroz e água sem tratamento.
Sayro Reis
Goiânia-GO
26 opiniões
avalie fechar
ORLANDO MARTORI (186) 26/05/2008 18h00
ORLANDO MARTORI (186) 26/05/2008 18h00
ESTÁ CERTO E CORRETO QUE VIVEMOS EM UMA ECONOMIA DE MERCADO,ONDE A LIVRE INICIATIVA DEVE PREVALECER,PORÉM,TAMBÉM ENTENDO QUE QUANDO OS PREÇOS DE PRIMEIRA NECESSIDADE, COMEÇAM A ATINGIR PATAMARES INSUPORTAVEIS PARA O TRABALHADOR, É DEVER DO GOVERNO,SEJA DE QUE PARTIDO FOR,CRIAR MECANISMOS PARA CONTER ESTA ALTA,E SE NÃO O FIZER,NÃO SÓ ESTARA SENDO OMISSO, COMO TAMBÉM ESTARA COLABORANDO PARA QUE A SITUAÇÃO PERSISTA.
NÃO SOU TÉCNICO ''EM ECONOMÊS'',NÃO FREQUENTEI FACULDADE DE ECONOMIA, COMO PESSOA DO POVO,QUANDO OS GENEROS ALIMENTICIOS SOFREM ALTAS EXORBITANTES COMO ESTÁ OCORRENDO,É DEVER DAS''OTORIDADES'',COLOCAR UM FREIO,SEJA VENDENDO ESTOQUES,DIRETAMENTE AO POVO,SEJA CHAMANDO''AS FALAS DE PÉ DE OUVIDO''OS DONOS DAS REDES DE SUPERMERCADOS,FORNECEDORES,AGRICULTORES,ENFIM TODA A CADEIA PRODUTIVA E REVEDENDORA,ISSO NADA MAIS É DO QUE OBRIGAÇÃO DO GOVERNO,NÃO ADIANTA FICAR FALANDO QUE O EUROPEU QUE É O CULPADO, OU OUTRO POVO, TEM QUE TER ATITUDE'' DE HOMEM'',COM ''H MAIUSCULO'',PORQUE IR PARA A TELEVISÃO É FICAR DE ''BLA, BLA'' NÃO RESOLVE NADA.SÓ QUE ESPERAR ISSO DO LULA E SUA TRUPE DE PALHAÇOS ALOPRADOS, É QUERER O IMPOSSIVEL, É MAIS FACIL UMA GALINHA BOTAR UM OVO QUADRADO, OU JESUS DESCER NA TERRA.
ENFIM FOI O POVÃO QUE ESCOLHEU O LULA, COM O
MEU VOTO EU GARANTO QUE NÃO FOI, E ,PARA O PT NUMCA SERÁ.CONHEÇO ALGUNS, JÁ FAZEM VÁRIOS CARNAVAIS!
AGORA,SERÁ QUE TEM INFLAÇÃO NO PALÁCIO DA ALVORADA? DUVIDO,E AINDA DOU RISADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
29 opiniões
avalie fechar
Ronan Aguiar Cordeiro (171) 26/05/2008 15h19
Ronan Aguiar Cordeiro (171) 26/05/2008 15h19
Graças ao bom Deus os EUA e a Europa estão dando subsídios à produção agrícola em seus respectivos paises, dificultando a exportação de nossos produtos agricolas. Já pensou se fosse fácil a exportação agrícola? Quanto custaria um quilo de feijão e de arroz para nós aqui no Brasil? Se o Lula pagasse pelo que ele a e família dele comem pensaria duas vezes antes de fazer acusações levianas. O Lula continua esbanjando tolices. Toda fala do individuo me lembra os celebres pronunciamentos de Adolf Hitler. 36 opiniões
avalie fechar
José Chiaradia (41) 26/05/2008 13h53
José Chiaradia (41) 26/05/2008 13h53
Será que o banco central único das américas que o Presidente Lula cogita criar cobrará CPMF dos correntistas?
Fonte:
Lula cogita criação de moeda e banco central únicos na América do Sul (http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u405354.shtml)
27 opiniões
avalie fechar
Eduardo Velasco (271) 26/05/2008 13h15
Eduardo Velasco (271) 26/05/2008 13h15
O QUE ACONTECE QUANDO UM ESTADISTA (SE TAL) DEIXA DE SER ESTADISTA E PASSA PARA O PALANQUE (COMO TAL):
TEMOS:
"Queria começar registrando minha solidariedade ao corpo de funcionários do BNDES. É bem possível que numa instituição do tamanho do BNDES possa ter uma ou outra pessoa que cometa desvios e, portanto, tem que pagar esse preço do desvio cometido", afirmou. Mas é verdade também que poucos países no mundo conseguiram criar uma instituição de financiamento tão sólida como é nosso querido BNDES. O centro de excelência que é o BNDES tem que ser motivo de orgulho para todos nós brasileiros e para aqueles que não são brasileiros e convivem conosco na elaboração do projeto", reiterou.
Eduardo Velasco
Natal/RN
15 opiniões
avalie fechar
João Marino Delize (269) 25/05/2008 18h14
João Marino Delize (269) 25/05/2008 18h14
Apesar que o Brasil lucraria muito com aumento da área destinada ao plantio de Grãos, acho um pouco difícil pelos seguintes motivos:
a) - A carne no Brasil está muito valorizada e poucos pecuaristas abririam mãos de suas pastagens para o plantio de grãos;
b) - O Plantio de cana-de-açucar aumentou muito nos últimos anose e não é de uma hora para outra que que este plantio será substituído por alimentos em vista dos contratos já firmados;
c) - A safra de grãos 07-08 já foi record e não é fácil aumentá-la de um ano para o outro;
d) - A produção de soja já entrou demais na amazônia, então acho difícil aumentá-la ainda mais sem prejudicar as Florestas.
24 opiniões
avalie fechar
Rogério Athayde (190) 24/05/2008 08h05
Rogério Athayde (190) 24/05/2008 08h05
Gostaria de perguntar ao digníssimo Presidente da República, ou a quem de direito, empresários, produtores, enfim, que alguém me responda a seguinte pergunta: Como, onde e quando produzir mais alimentos? Existem milagres? Não ouviram falar do aquecimento global? desmatamentos? agrotóxicos que poluem todos, todos os rios do Brasil? inclusive os peixes de água doce estão todos contaminados? sim ou não? O que a cana de açucar (plantada para produção de etanol) faz com o humus da terra? Produzir mais alimentos? Ora minha gente, por favor, milagres não existem. Anotem, gravem, escrevam o que vou dizer, depois me cobrem por favor. VAI DIMINUIR OS ALIMENTOS NO MUNDO TODO...vou repetir...VAI DIMINUIR OS ALIMENTOS NO MUNDO TODO. Quem não acreditar, por favor, copiem esse texto que estou escrevendo hoje, e me cobrem mais tarde. Já disse, não existem milagres. As praias, os rios do Brasil estão poluídos. A cana de açucar acaba com a terra, o aquecimento global é fato verdadeiro e por aí afora. Esse é o resultado do crescimento econômico não sustentável, totalmente desequilibrado, portanto, não tem como, em hipótese nenhuma...aumentar os alimentos da terra, pelo contrário...vai diminuir e quem sabe até faltar alimentos. Bom, os especialistas na área que o digam, mas falem a verdade, não escondam a realidade que está por vir. Sou bastante otimista em tudo na vida, mas antes de tudo sou realista. Precisamos salvar nosso planeta para daqui a 200 anos mais ou menos...antes disso...esqueçam 28 opiniões
avalie fechar
Vladimir Tzonev (201) 22/05/2008 19h10
Vladimir Tzonev (201) 22/05/2008 19h10
A única causa da tal de "crise" de alimentos, petróleo e outras commodities É A DESVALORIZAÇÃO DO DÓLAR.
.
Os exportadores sobem os preços em dólares para compensar a perda de valor do dólar contra a sua moeda nacional e por isso os preços sobem. Não existe falta de nada, nem de alimentos, nem de petróleo, nem de outros produtos. Já a desvalorização do dólar é consequencia de vários processos, entre eles: a perda da liderança isolada dos Estados Unidos na economia mundial; o excesso de dólares em circulação sobre os quais o banco central dos EU não tem controle e outros. E porque há excesso de dólares? Porque as pessoas não confiam mais no dólar como moeda de reserva. A China se recusou de comprar os títulos do tesouro americano e desta maneira parou de absorver uma parte significativa destes dólares. Em troca os Estados Unidos armaram o circo com a tal de "autonomia de Tibet" para "castigar" a China. Para tentar evitar o abandono do dólar como moeda mundial os Estados Unidos colocaram em funcionamento a ONU, o Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, e as agências de notícias internacionas, tais, como Associated Press, Reuters e outras, que na realidade funcionam como extensões da administração americana, para espalhar mentiras sobre as causas do aumento dos preços. Sobrou para os "especuladores" , para os biocombustíveis e para os
produtores, que estariam plantando pouco...Muita gente acreditou nisso. Se as cotações fossem em euro NÃO HÁ AUMENTO DE PREÇOS
19 opiniões
avalie fechar
Robson Santos (8) 19/05/2008 15h16
Robson Santos (8) 19/05/2008 15h16
"...quando comparamos a taxa básica real de juros de curto prazo, isto é, a taxa básica de juros de curto prazo descontada a inflação prevista para os próximos 12 meses, chegamos aos seguintes resultados: 0,84% ao ano nos países desenvolvidos; 0,90% nos países em desenvolvimento (exceto Brasil); e 6,73% ao ano no Brasil.
A análise comparativa nos mostra que há, de fato, um preço que está totalmente fora de lugar no Brasil. Um ponto totalmente fora da curva. Uma anomalia internacional. Trata-se da taxa real de juros, ou do preço do dinheiro, que no Brasil é cerca de 7 a 8 vezes mais caro que no resto do mundo. Será que todo o mundo está errado e o Brasil certo? Cabe ao Banco Central, órgão responsável pela política monetária no Brasil, responder esta questão". (Alcides Leite Domingues - professor de Mercado Financeiro da Trevisan Escola de Negócios) -artigo publicado no Valor Econômico em 14/5.
Pergunto: o que justifica termos a maior taxa selic do mundo senão satisfazer aos interesses dos financistas nacionais e estrangeiros, que abocanham, apenas de juros, cerca de R$ 170 bilhões, por ano, do nosso restrito orçamento (Saúde: 50 bi; Educação: 40 bi)? E o sr. Meirelles já dá indicações de que a selic ainda irá aumentar para conter a tal inflação... Apenas o governo "popular" de Lula deu a esses sanguessugas algo em torno de R$ 800 bilhões, só de juros, sobre uma dívida (a tal herança maldita de FHC) que já subiu para R$ 1,3 trilhão!! Aonde iremos parar? Pobre Brasil...
15 opiniões
avalie fechar
ludmilla regina fernendes (1) 19/05/2008 14h57
ludmilla regina fernendes (1) 19/05/2008 14h57
GOIANIA / GO
é muito inteligênte o nosso governo, aumentar as taxas, sendo que esse politicos que nao tem nenhuma dignidade ganhando tao bem, e nao fazendo nada, sendo que ha educaçao nem se fala, saúde entao ta jogada como se fosse lixo, e ainda querem aumentar mais ainda as taxas deve se pra garantir o almoço ou ate mesmo o cafe da manha deles cara de paú esse nosso governo mesmo, salario que é bom de aumentar nada 415,00 reais nao da nem pra pagar o imposto que é cobrado,sem contar que está preparando uma nova CPMF so pra ganhar mais dos bobo, que viver pagando o que nao tem,esse é o governo do LULA presidente que o brasil tem. querem ganhar mais ou menos do que ja ganham so votar nele na proxina vez .fala serio grande politica é essa nosso mesmo. 16 opiniões
avalie fechar
José Alberto (233) 19/05/2008 11h32
José Alberto (233) 19/05/2008 11h32
Parece que agora veremos que tipo de governo temos no BRASIL, censurar os outros é facil, enfrentar uma inflação corrosiva é que é dificil, aumentar os juros adianta,é muito melhor criar empregos e não cabide de empregos, lula com certeza todo ele pavonismo que mostrou até agora cairá por terra se a inflaçao for acima de 7% que pela escalada de alimentos já passou disso e o governo está tentando acobertar, pois daqui a pouco não teremos mais nada para tirar do cestão, dando despulpas para abaixar a inflação, lula quem engole isso, só vcs do governo memo pois assalariados sabem que não é verdade o que dizem, e não adianta aumentar os juros pois depois terá que mante-los o que seria prejudicial, pois mais uma coisa bolsa esmola não está na hora de acabar, e criar novos tipos de cpmf vai ajudar, por que não acbar com as loterias pois se tudo é pela saude, cade a saude se ela só existe no estados DO SUL, e o nordeste nãO É BRASILEIRO.....COISAS BOAS O GOVERNO JOGA NO LIXO E DEPOIS ~PÕE OS OPORTUNISTAS QUE NÃO PRETENDE DEFENDER NOSSA BIODIVERSIDADE.... 25 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (200)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página