Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Fusão Unibanco e Itaú

O Itaú o Unibanco anunciaram nesta segunda-feira a fusão de suas operações financeiras, o que formará o maior banco do país e o maior grupo financeiro do Hemisfério Sul, segundo comunicado divulgado pelos bancos.


Mais resultados: 1 2 3 4 5
Comentários dos leitores
Leandro Alves (8) 03/11/2009 16h30
Leandro Alves (8) 03/11/2009 16h30
Acho muito interessante a fusão Itaú/Unibanco. É uma concentração de poder sim, mas não vejo nenhum grande impacto ao mercado bancário uma vez que existem grandes concorrentes como Bradesco, Banco do Brasil, Satander Real, HSBC, entre outros. No mais, acho saudável os bancos brasileiros se unirem para ganhar força e competirem no mercado global, como fez a Ambev.
O "problema" que as pessoas enxergam é mais no plano cultural - e não se restringe ao Brasil. Não sei exatamente a causa, mas é senso comum que os bancos são maus, só pensam em dinheiro e tudo o que fazem é ruim. Puro preconceito. Nos esquecemos que sem eles o sistema financeiro quebraria e investimentos, empresas e empregos desapareceriam em todo o mundo. Foi o que aconteceu nesta última crise internacional.
Claro que eles também não são santos e cobram taxas exorbitantes visando lucros exorbitantes. Mas ai também entra a nossa parcela de culpa: enquanto utilizarmos cheque especial pagando 150% a.a., cartão com anuidades que chegam a R$ 400,00, rotativo do cartão de crédito pagando 9% a.m., guardarmos nosso dinheiro em fundos que cobram 3% ou 4% de taxa de administração... veremos os bancos com tais lucros exorbitantes e não adianta reclamar de concentração de poder.
Se querem acabar com isso, e isso sim é discussão que vale a pena, parem de se endividar como loucos e procurem outros lugares para guardar dinheiro como Tesouro Direto ou Bolsa de Valores.
sem opinião
avalie fechar
carlos esposito (11) 19/02/2009 12h00
carlos esposito (11) 19/02/2009 12h00
Que vergonha.
E pior, o BC mais do que ciente de que a única atividade economica que tem lucros mais que exorbitantes é a do proprio sistema financeiro, alega que a fusão é positiva nesse momento de crise internacional. Conversa para boi dormir.
A Febraban é muito mais poderosa que esses coitadinhos do Lula e Fernando Henrique juntos. 15 anos protegendo o lado mais forte de maneira improporcional.
O custo social que esses "agiotas legalizados" geram à sociedade é muito maior. Desestabilizam lares, familias e geram muito desemprego para a rede produtiva. Afinal, quem aguenta pagar 4,5 ou 10 % de juros ao mês ? Isso não existe em nenhum outro pais do mundo e somente no Brasil.
Depois vem o Mantega com conversa para boi dormir comentando que se aumentarem os juros os banqueiros vão dar um tiro no pé. Pura demagogia.... Vcs teriam duvida caso existisse no Brasil um candidato a presidente chamado "Febraban" se ele não seria eleito ? Chegou em um ponto que o poder deles é imensurável.
Pobre da Jornalista Salete Lemos que foi a única que teve coragem de critica-los no ar e sumariamente demitida. Afinal, qual rede de comunicação vai arriscar perder as propagandas milionarias mostrando o lado "bonzinho" dos mesmos.
Esse Brasil é uma piada. Agora, vamos todos comemorar essa fiusão é mostrar simultaneamente o nosso lado patriotico e porque não dizer idiota tentando nos convencer que a rede financeira no Brasil não é um oligopólio.
20 opiniões
avalie fechar
Adm. Antonio Prenholato (47) 19/02/2009 11h26
Adm. Antonio Prenholato (47) 19/02/2009 11h26
Êpa !!!
Cada vez mais a concentração do poder, financeiro, no Brasil está em direção ao MENOR número de INDIVÍDUOS.
Por acaso, estes dois bancos estavam passando por dificuldades com a atual crise econômica ???
É certo que não, veja seus lucros !!!
Então porquê a sua junção e contra QUEM ???
8 opiniões
avalie fechar
ulysses suzano (11) 20/11/2008 15h11
ulysses suzano (11) 20/11/2008 15h11
O Miele tem razão. O Banespa valia muto mais, com certeza.Mas tava tudo dominado para a sua venda. O Sergião Ministro, chegou a dizer, que tantas liminares que chegassem para impedir a venda do Banespa, todas seriam jogadas no lixo.
O Satãder, sempre foi muito habilidoso,pois convidou até o Miguel Jorge para ser o Vice Presidente de RH DO SATÃDER, APÓS A SUA PRIVATIZAÇÃO. Coincidência não, RH rima com demissão. O PARAISO FISCAL É AQUI.
10 opiniões
avalie fechar
ulysses suzano (11) 20/11/2008 14h49
ulysses suzano (11) 20/11/2008 14h49
MENO MALE.
Diferente do Banespa que foi entregue na bacia das almas aos marqueteiros cucarachos do Santander, que através inclusive de incentivos fiscais, se apoderaram de um Banco avaliado abaixo de seu preço, altamente lucrativo, que era usado pelos Governos, que tomavam seus recursos através da AROS e nunca devolviam.
Pelo menos, não irão gerar tanto desemprego, como o que foi criado pela entrega do Banespa, pois para se ter uma idéia, só em 02/04 foram demitidos em massa 796 funcionários,ferindo o artigo 158da OIT. Posteriormente em 12/04 mais 200 funcionários foram demitidos em plena vespéra do Natal, sendo que no mesmo dia, houve celebração de missa com o Padre Marcelo em pleno Morumbi, com Show do Skank, é brincadeira? Milhares de funcionários foram enxotados, humilhados pelo assédio moral, sendo que recebeiam fitas de VHS em suas residências, sendo convidados a assistirem com os seus familiares para se desligarem do Banco.
E tudo isto nas barbas do nosso atual Ministro do Desenvolvimento Miguel Jorge,na época Vice Presidente de Recursos Humanos do banco cucaracho, que se posa de responsável socialmente, e que só desenvolveu desempregos no Brasil, e remessa de lucros aos seus acionistas estrangeiros.
Creio que o Governandor Serra, pensou, se vou vender, que dos males seja o menor, para a sociedade Brasileira.
5 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 13/11/2008 19h38
roberto diaz zanetti (278) 13/11/2008 19h38
Prezados senhores e senhoras;
Não vejo problema de uma forma mais contundente da fusão entre os bancos, pois deteram só 19% do mercado. Teria sido mais problematico a fusão da Nestle e da Garoto, pois ultrapassariam os 50% do mercado. Outro que foi péssimo foi a Ambev, ou Imbev, sei lá que nome ficou. A Antartica tinha mais de 100 anos de empresa. Era uma fundação, não sei se continua com eles. O predio da Antartica que é um monstro na Pres. Wilson, tá um deserto. A Av é um conjunto de depositos. do outro lado esta a estrada de Ferro a antiga Santos Jundiai. Dificilmente farão predios no local por que será desvalorizado. Do outro lado esta a casa noturna Moinho Sto. Antonio, que teve seu auge. Além disso a sede da empresa acredito que esteja na Europa. A Antartica virou um sub produto da Brahma e o guaraná mudou em muito o seu sabor. Para mim essa fusão foi pessima, mas a dos bancos acredito que não. Quem deve estar se mordendo é o Bradesco, que sempre esteve a frente do Itau e agor vai ter que ficar olhando a suas costas. O que não pode acontecer é um excesso de fusões deixando o mercado na mão de meia dúzia e como eles mandam muito na politica nacional, serão imbativeis com seu poder e concentração de fogo.
19 opiniões
avalie fechar
O que menos falta, em negócios deste tipo, é transparência. Sempre que há interesse político (e este tem, principalmente, interesse eleitoral para 2010), sabe-se muito menos do que aquilo que realmente acontece. O nome "Caixa Econômica" tem significado histórico. Diferencia-se de "Banco" por envolver poupança e capitalização em favor dos depositários e da sociedade em geral. Para esta última, a "Caixa Econômica" seria uma fonte reservada segura, livre das oscilações do mercado que agem sobre os bancos, envolvidos diariam,ente em operações financeiras (tanto que o governo federal promete comprar os bancos que ficarem insolventes). Bons antigos tempos. A modernidade misturou tudo e o resultado temos no que se está vendo pelo mundo. Só para dar um exemplo, o menor dos mínimos, mas altamente significativo, até as lojas de R$ 1,99 estão diminuindo seu movimento. É prudente vender uma entidade financeira que acaba de provar ter 4 bilhões de reais para empréstimos às montadorea de automóveis? Por 6 bilhões de reais? Onde está a transparência? 25 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3411) 10/11/2008 15h38
josé reis barata barata (3411) 10/11/2008 15h38
Boto minhas pernas...que não são poucas.
È desconcertante e sem conserto não importa o concerto.
Ou tudo que vejo, leio e escuto são mentiras ou eu é que sou uma mentira, a própria. OPto pela última,já não estou com tão pouca idade e lembro do que disse o Erasmo que é o de Rotterdam e não o do rei:"Só a loucura prolonga a juventude e retarda a malfadada velhice".
Queriam bilhões para a CPMF da saúde e foi um briga de foice no escuro e tudo "foi-se" tão rápido quanto chegou e tudo ficou mesmo foi no pardo.É melhor,mais fácil negociar e como se negocia! Moral então!
Faltavam bilhões de reais ou dólares, pouco importa,e a riqueza como num passe de mágica bateu à porta e o real já é mais real que o dólar.
Devíamos! Plim! Não devemos mais.Só se for aos outros; porque,aos bra-si-lei-ros! Devemos tudo:educação, saúde e segurança então!
E chega uma crise que todos falam,discursam,marolam,gesticulam,opinam (inclusive eu) mais ninguém explica, nem vê; igualzinho orelha de freira.
Cacacá, cacaqui e fica tudo por cá ou por aí, tudo como estava e está;só ele é que nunca está onde se pensa; igualzinho aquele jogo de esconde de feira:mexe pra cá mexe pra lá; está aqui, está ali? Não, não está.Está cá.
É tanta maracutaia que quem for marraia nesta sacanagem é a mulher do padre.O que não é mais nenhuma novidade. Hoje vi um, com mulher e filhos,muitos.
Coisa de cachorro grande! Compra de Banco e de branco! Pra ele não dá,não é,e ainda foi dizer que é vira-lata...
Sds barata's
97 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3411) 10/11/2008 14h54
josé reis barata barata (3411) 10/11/2008 14h54
É menos arriscado copiar e me dá menos pejo e é o que me está ao alcance e que levo à reflexão...de alguns.
"E falam de organizar o crédito, como se o crédito fosse outra coisa que uma circulação de uma mercadoria acessível somente àqueles que possuem capitais suscetíveis de hipoteca! Falem, pois, de organizar a garantia do crédito, entendem? Ou seja, a posse da terra, da indústria, do trabalho. O crédito não faltará nunca às realidades;a confiança nas coisas é sem limites; a confiança no homem , o crédito às pessoas falta em toda parte, portanto, uma vez mais é especialmente a garantia do crédito, são os motivos de confiança para com os indivíduos que se trata de criar ; e falar de creditar o trabalho , ante de ter politizado o trabalho, é construir uma sombra de ferrovia para transportar sombras de passageiros em sombras de vagões...O crédito não tem nada a fazer com os pobres , com os diaristas, com os proletários; o crédito, para eles, é um mito." - Proudhon
Precisamos divulgar o já pensado, para que aqueles que só pensam em si não iludam e arrastem os que, por alguma razão, estão impedidos de pensar.
Sds. barata's
97 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3411) 10/11/2008 14h27
josé reis barata barata (3411) 10/11/2008 14h27
Pelo preço de custo:
"Um intruso na dinastia francesa:
- Luís XIV 1638 - 1715 ; "L'Estat c'est moi" ; "O Estado é meu".
- Luís XV 1710 - 1774 ; "Aprés moi, le deluge" ;"Depois de mim, o dilúvio".
- Luis LI 1945 - 20... ; "O Estado é eu"; "Depois de eu, o Delúbio"."
Sds. baratíssima's
115 opiniões
avalie fechar
mário pereira (9) 10/11/2008 11h41
mário pereira (9) 10/11/2008 11h41
Inacreditável ! Foi anunciado em jornal de grande circulação nacional que o BB está comprando 49% das ações do Banco Votorantim no valor aproximado de 13 bilhões de reais.
Com todo respeito ao BAnco Votorantim como pode a Nossa Caixa ser vendida a 6,5 bilhões de reais somente ?
Não dá para acreditar que um patrimônio desse vai ser entregue por essa ninharia !
Vergonha !
Quero ver agora a fome do BB sobre o Banrisul pois como sabemos a governado Yeda é do PSDB e com certeza haverá investida do BB sobre a instituição gaúcha.
Espero que o POVO GAÚCHO seja mais aguerido, até para honrar sua história, e não deixe isso acontecer.
Repito !
VERGONHA !
35 opiniões
avalie fechar
antonio barnett (114) 10/11/2008 11h17
antonio barnett (114) 10/11/2008 11h17
Sr. "ANJO" HP, comento sobre o que esta escrito. senti um certo tom Lulista tanto no comentario do Miele quanto no seu que foi realmente comprovado relendo seus comentarios mais antigos. Más não vamos polemizar pois quem ofertou a compra foi o Banco do Lula, do PT e quem aceitou negociar foi o governador do PSDB. se for tudo levado ao pé da letra tenho que dizer que existem corruptos e corruptores...todos no mesmo saco. 9 opiniões
avalie fechar
Roberto Santana (3) 10/11/2008 11h02
Roberto Santana (3) 10/11/2008 11h02
Será que temos uma visão tão pequena, que não conseguimos ver como esse governador só pensa no projeto politico pessoa. Vou começar hoje a avisar todas as pessoas do meu ciclo de relacionamento, para não votar no Serra e no PSDB para presidente, por mais essa pouca vergonha que tem sido o governo do Serra, me arrenpendi amargamente de votar nele, um homem de comportamento intransigente, autoritário, ele se acha muito bom, mas é droga de governador. Meu nome é Roberto Santana, meu e-mail é santanabau@ig.com.br, quero dizer publicamente a minha revolta contra essa venda do banco Nossa Caixa, contra o Serra e o PSDB que vendeu os bens país deixou um dividas publica monstruoso, tenho certeza que história vai julgar essas pessoas. 13 opiniões
avalie fechar
marcelo souza (4) 10/11/2008 10h57
marcelo souza (4) 10/11/2008 10h57
Isso é o dá quando o eleitor não sabe votar,a família COVAS são donas dos pedágios,ai veio o GERALDO CHUCHU, o JOSÉ SERRA, o KASSABI nossa que piada,o cara que agrediu um trabalhador com o seu filho no colo, é eleito prefeito...a gora é a N.CAIXA, amanhã a o que será que irá ser doado?
Eu sou bahiano e não entendo como os paulistas aceitão isso pacificamente, cade voçes da USP,UNICAMP e outros? Parabéns ao governo federal que fortalece o BB comprindo com o seu papel e que bonzinho o SERRA que segui o perfíl do chefe do ninho FHC que é um ótimo vendedor...RSRSRS...Se prepare galera em 2010 vai ter promoção KASSABI governador e SERRA presidente,ai toda ninhada vai estar feliz vai ser uma liquidação total.Até o FMI vai voltar as negociatas TUCANISTAS E DEMOCRATAS...ops não é o OBAMA,é DEMOCRÁTICO TUCANO VENDEDOR...E eu que pensava essas espécies estava em extinção.
14 opiniões
avalie fechar
vilton giglio (21) 10/11/2008 10h30
vilton giglio (21) 10/11/2008 10h30
Mais uma do PT-depredador,Lula manda comprar a Nossa-Caixa,o que ele entende de banco,ah! desculpem-me ele disse bancos de botecos para poder ficar sentado quando sair da Presidência e ficar tomando "uns" goro" com seus amigos,jovens estudantes de Faculdades Públicas do país,de uma coisa vcs. podem ter certeza, aconta desse desmandos ficara por conta de vcs.acompanho que a juventude estudantil esta anestesiada ou não que comprometimento com a politica é uma pena.
Vejam a juventude americana se enganjou no movimento politico e vai tentar mudar o consevadorismo que se perpetua nos EUA,lamentavel que no mundo em que vivemos ainda temos Reis,Rainhas,Imperador,ditaturas,etc,democracia em que vc. é obridado a votar,não como funciona isso,mas.... Bancos tem que ser do Povo,gerado pelo povo ningém é dono de dinheiro essa "droga"tem que girar e não gerar monopolios,como existem pelo undo afora,não adianta fazer-se reunião dos 8,7,20 e o povo estar morrendo de sede isso tudo no Brasil varonil.
Ainda tremos politica do faz que mando e não o que faço.
16 opiniões
avalie fechar
Roberto Abrahão (26) 10/11/2008 10h30
Roberto Abrahão (26) 10/11/2008 10h30
Qualquer estado precisa ter Banco ? Pra que ? O governo federal que comprar e o dinheiro será revertido em investimento direto no estado de SP ? Demorou ! Vende logo essa tranqueira que só serve pra cabide de emprego de uso político e prevaricação para amigos e familiares deles! 7 opiniões
avalie fechar
mauro pereira (3) 10/11/2008 10h10
mauro pereira (3) 10/11/2008 10h10
Rssss é o Estado privatizando para o Estado Federal, monopolio estatal do governo federal... vai criar uma maquina muito forte que favorece um governo centralizado. 8 opiniões
avalie fechar
Ivan Camargo (3) 10/11/2008 09h39
Ivan Camargo (3) 10/11/2008 09h39
ItaúxUnibanco e, agora, venda da NossaCaixa para o Banco do Brasil Governo Federal). Estava mesmo demorando mais um "crime" contra o Estado de São Paulo e, não só para São Paulo, pois nas mãos desses nossos políticos, especialmente dos "bons de bico", os 'Tucanos", podemos assistir o fim da nossa "Federação", tão sonhada pelos que promoveram a Proclamação da República em 15/nov/1889. Os Estados-Membros, perderam sua importância econômica e, consequentemente, sua significância política - tudo está se tornando numa república unitária: União poderosa, Estados_Membros falidos e Municípios dependentes da generosidade do Governo Federal. A "venda" ou melhor dizendo: "entrega" da NossaCaixa é mais uma operação contra o nosso querido Estado de São Paulo e que mereceria uma fortíssima resistência do povo paulista. Onde estão os nossos estudantes das nossas Arcadas, a USP, Unicamp, Unesp. Gostaria de continuar a acreditar que nossos jovens atuais não são uns frouxos. Reaja juventude paulista! Não deixe que nossos governantes façam o que querem contra os nossos justos interesses e que comprometerão o futuro de nossos filhos e netos! Pare com isso Governador José Serra! Os interesses políticos imediatos ( usar dinheiro da extinção de NossaCaixa para fazer alguma obra em fim de seu "governo" para "Marketing Político" próprio é algo inaceitável, especialamente, quando a tal operação é " a toque de caixa" como estamos assistindo. 71 opiniões
avalie fechar
Antonio Eduardo (22) 10/11/2008 09h38
Antonio Eduardo (22) 10/11/2008 09h38
Mais uma do governador mentiroso que age exatamente como seus antecessores do PSDB. Eleitos para o governo, agem como alguém que foi contratado para administrar nossos bens e sem ordem de ninguém se põe a vender tudo que encontraram dentro de casa.
Isto começou com Sr. Covas, continuou com Alckmin e agora a função é exercida pelo mentiroso.
Antes de criticar-me, peço que lembre das declarações, no auditório da Folha e na TV que cumpriria o mandato de prefeito até o fim.
Verdade relativa não existe, o governador é um mentiroso e de um mentiroso esperamos qualquer coisa.
24 opiniões
avalie fechar
Gabriel HP (28) 10/11/2008 09h24
Gabriel HP (28) 10/11/2008 09h24
Sr. Antonio Barnett, creio que o Sr. Miele falou que o Banesta era "100x maior", ele falou no sentido figurado. Seu raciocínio ao pé da letra ficou um tanto sem nexo depois de ler o texto do Miele, que por sinal está corretíssimo. O Santander ganhou e muito com a aquisição de todos os clientes do Banespa. 49 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (100)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página