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14/02/2003 - 12h44

Tia Augusta quer mais 30% do mercado após quebra da Stella Barros

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A empresa paulista de turismo Tia Augusta prevê abocanhar 30% do mercado com a saída da sua principal concorrente, a Stella Barros, que pediu ontem falência.

"Estamos extremamente otimistas. A Stella Barros era um concorrente muito forte. Nossas marcas se confundiam por uma ser chamada de tia e a outra de avó", diz o diretor da Tia Augusta, Luiz Felipe Fortunato, 35.

A disputa entre as duas operadores ocorria em dois segmentos: a condução de crianças e adolescentes desacompanhados dos países em viagens ao exterior - principalmente Flórida (EUA) - e nos pacotes completos (avião-carro-hotel) para casais em roteiros para Europa, EUA e Nordeste.

Segundo Fortunato, cada uma tinha uma fatia de 40% no segmento de pacotes para menores. Nos chamados pacotes "fly and drive" para casais, a participação de cada estava próxima de 30%.

No ano passado, a Tia Augusta diz ter embarcado cerca de 50 mil clientes, um crescimento de 43% na comparação com o ano anterior (35 mil passageiros). A empresa não revela números sobre faturamento.

O diretor da companhia explica que, em 2001, o segundo semestre foi sombrio para o setor devido às fortes quedas das vendas após os atentados de 11 de setembro nos EUA.

Cerca de 60% dos pacotes comercializados pela Tia Augusta são de viagens para o exterior. A partir de junho, a empresa pretende lançar um pacote voltado para levar adolescentes para Fortaleza (CE).

A companhia foi fundada há 12 anos por Augusta Fortunato, 60, que já acumula experiência de 30 anos nesses mercado.

"Somos uma empresa familiar. Não queremos sócios. Minha mãe ainda hoje acompanha passageiros em viagens à Flórida. Meu pai (Pascoal Fortunato, 65) cuida da área administrativa", conta o diretor.

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