Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2003 - 18h43

Anatel diz que IGP causou "desconforto" para o consumidor

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online

O presidente da Anatel, Luiz Guilherme Schymura, disse hoje que acha válida a renegociação do reajuste que será aplicado este ano às tarifas de telefonia fixa, já que o índice utilizado pelas teles, o IGP-DI, registou inflação bem superior aos índices ao consumidor.

''O IGP-DI se deslocou e criou um desconforto para o consumidor'', afirmou. ''Se houve um entendimento de que houve um deslocamento do IGP-DI em relação aos outros índices, a negociação é válida.''

Ele lembrou, entretanto, que o fim da indexação não seria a melhor solução para o setor. ''Em um ambiente com monopólio, se você tiver tarifas livres, não haverá limite para os aumentos'', disse Schymura.

Segundo o ministro das Comunicações, Miro Teixeira, o reajuste da telefonia, que será aplicado em julho, pode chegar a 34%.

Schymura disse concordar com a afirmação do ministro de que as grandes teles fixas (Telefônica, Brasil Telecom e Telemar) exercem um monopólio. ''Se ele tivesse dito que não há monopólio, aí sim eu ira discordar'', afirmou.

Leia mais
  • Telefônica diz que concorrente só quer "filé mignon"
  • Ministro defende fim do monopólio
  • Ministro diz que negociação não vai quebrar teles
  • Anatel diz que IGP causou "desconforto"
  • Ministro diz apoiar pedido da Vésper para CDMA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página