Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2003 - 18h44

Ministro diz apoiar pedido da Vésper para utilizar tecnologia CDMA

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online

O ministro Miro Teixeira (Comunicações) disse hoje que vai apoiar o pedido da Vésper para que a empresa possa utilizar a faixa de 1,9 GHz para oferecer telefonia celular no SMP (Serviço Móvel Pessoal).
''Eu apóio [o pedido da Vésper]. Temos de se estimular a competição. Todas as novas tecnologias tem de ser incorporadas, e o cidadão é que tem de decidir que tipo de equipamento vai usar.

Com isso, a empresa poderá utilizar a tecnologia CDMA (padrão americano), ou invés do GSM (padrão europeu), e oferecer roaming para as empresas da joint venture Brasilcel (Telefônica/Portugal Telecom).

Isso garantiria também aos fornecedores do CDMA dois terços do mercado de telefonia celular brasileiro, já que as empresas do grupo Brasil Telecom fizeram o mesmo pedido à Anatel.

O problema é que a Anatel havia negado o pedido da Vésper e da Brasil Telecom em uma primeira análise. A negativa da Anatel foi criticada pelo ministro, que enviou um ofício à agência criticando a sua posição e dizendo que o governo não deveria interferir nesse assunto, nem se deixar influenciar pela posição de alguns fornecedores.

O presidente da Anatel, Luiz Guilherme Schymura, afirmou que a agência está estudando a questão, tema de uma reunião realizada ontem, mas que ainda não há uma decisão.

''Esse é um jogo que envolve muitos recursos e os fornecedores fazem muita pressão. Mas nós queremos uma solução que gere competição'', afirmou o presidente da agência.

Originalmente, a faixa de 1,9 GHz estava reservada para a terceira geração da telefonia celular, mas poderia ser utilizada secundariamente para o SMP, sem interferir nos outros serviços, segundo entendimento de algumas empresas. Para o SMP, estaria reservada a faixa de 1,8 GHz, na qual só poderia ser utilizado o GSM.

Leia mais
  • Telefônica diz que concorrente só quer "filé mignon"
  • Ministro defende fim do monopólio
  • Ministro diz que negociação não vai quebrar teles
  • Anatel diz que IGP causou "desconforto"
  • Ministro diz apoiar pedido da Vésper para CDMA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página