Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2003 - 08h10

CBF diz que não pára o Campeonato o Brasileiro em respeito ao torcedor

da Folha Online

Depois de anunciar junto com o Clube dos 13 a paralisação do futebol na noite de terça-feira, a CBF disse, através de comunicado publicado nesta madrugada em seu site, que optou pela continuidade do Campeonato Brasileiro em respeito ao torcedor.

Segundo a nota oficial, a decisão foi tomada pelo presidente da entidade, Ricardo Teixeira, que marcou para hoje, às 15h, o sorteio dos árbitros para as partidas do final de semana, como exige o Estatuto do Torcedor.

"A CBF analisou durante todo o dia e viu que o grande prejudicado seria o torcedor. Por isso mantivemos a rodada e vamos nos adaptando às novas leis paulatinamente", disse Teixeira, em entrevista à Rede Globo.

O acordo para que o futebol não fosse suspenso foi selado ontem à noite, após uma reunião entre representantes de clubes e o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz.

O ministro prometeu que os dois itens do estatuto que mais incomodavam os cartolas serão "reinterpretados". Para isso, será pedido um parecer da Advocacia Geral da União com caráter normativo. Desta forma o texto da lei não será mudado, mas a interpretação da AGU servirá de norma para a administração federal.

Um dos artigos criticados pelos dirigentes é o 19, que diz que eles e as entidades que organizam competições são responsáveis por prejuízo causados ao torcedor "independentemente de culpa". Agora, isso só acontecerá "diante de comprovada imprudência quanto às exigências de segurança estabelecidas para garantir os direitos constitucionais assegurados indistintamente a todos".

O outro artigo é o 37, que afirma que a instauração de processo por descumprimento da lei acarretará afastamento compulsório dos dirigentes e demais pessoas que, direta ou indiretamente, puderem interferir na elucidação dos fatos. Este, entretanto, não deverá ter seu teor alterado. A solução será maquiar a redação.

Leia mais
  • Governo cede a cartolas e vai atenuar a lei do torcedor
  • CBF diz que não pára o Campeonato o Brasileiro em respeito ao torcedor
  • Pela lei, Ricardo Teixeira já poderia ter sido punido
  • Na Europa, leis que protegem torcedores não são novidade
  • CBF afirma que sofreu pressão da Fifa

    Especial
  • Campeonato Brasileiro

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página