Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2003 - 21h50

Brasil bate seu recorde de medalhas na história do Pan

da Folha Online

O Brasil bateu nesta quinta-feira seu recorde de medalhas na história dos Jogos Pan-Americanos. Durante a tarde e noite, o país conquistou sete bronzes (taekwondo, nado sincronizado, squash, hipismo, hóquei sobre patins e dois na natação) e atingiu 107 pódios --já contabilizadas as medalhas ainda não oficalizadas do futebol e do squash.

Em Winnipeg-99 (Canadá), foram 101 pódios, 25 ouros, 32 pratas e 44 bronzes.

O rompimento da marca aconteceu com o taekwondo. Pela manhã, o paulista Diogo Silva venceu duas lutas e avançou às semifinais da categoria até 68 kg --como não há disputa de terceiro lugar, tinha garantido ao menos o bronze.

A confirmação do pódio veio com a derrota para o cubano Yosvani Perez, por 3 a 2. As lutas anteriores foram igualmente equilibradas. Primeiro, derrotou o canadense Evangelos Ligeros por 2 a 1. E, depois, o salvadorenho Cesar Cubias foi desclassificado ao cair pela terceira vez quando o combate estava empatado em 5 a 5.

"Senti muita dificuldade contra o cubano, porque ele é alto e comprido e levei um chute no rosto, que abriu meu supercílio e não me deixava enxergar direito. Só no terceiro tempo pude ir para cima. O bronze não era a minha meta, queria o ouro", disse o brasileiro.

Na seqüência, veio o bronze das gêmeas Carolina e Isabela de Moraes no dueto do nado sincronizado. O destaque ficou por conta da primeira, que competiu com o pé fraturado.

"Ela merece todo o mérito. Se a Carolina achasse que não daria para competir nem teríamos tentado. Isso fez aumentar ainda mais minha admiração por ela", afirmou Isabela.

Pouco depois, o trio formado por Flávia Roberts, Karen Redfern e Patrícia Pamplona foi derrotado pelas canadenses por 3 a 0 na semifinal por equipes do squash e conquistou o bronze.

E, no final da tarde, foi a vez do hipismo. Não conseguiu repetir o ouro de Winnipeg e terminou a disputa por equipes atrás dos Estados Unidos e do México.

Nesta noite, o Brasil assegurou o terceiro lugar na final dos 400 m livre da natação com Bruno Bonfim. Mesmo resultado obteve Marcelo Tomasini, nos 200 m peito.

No hóquei sobre patins masculino, o Brasil venceu o México por 4 a 3 e também ficou com o bronze.

Outro recorde também foi batido hoje --nunca o país foi premiado em tantas modalidades diferentes, 27. Leia mais.

Leia mais
  • "Argentino" vai a duas finais pelo Brasil na canoagem
  • Nove brasileiros buscam o pódio nesta noite na natação
  • Seleção masculina de vôlei diz que mereceu o fiasco
  • Seleção feminina de futebol decide hoje o ouro
  • Dagoberto deve reforçar o Brasil na decisão do ouro no futebol
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página