Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2004 - 20h17

Rodada do Brasileiro sela rebaixamento do Grêmio e favorece o São Paulo

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

O Atlético-PR desperdiçou, neste domingo, uma grande chance de ficar perto do título do Campeonato Brasileiro-2004, ao ceder o empate ao Grêmio por 3 a 3, em Erechim (RS), após estar vencendo a partida por 3 a 0. O time gaúcho fez os últimos dois gols depois dos 40min do segundo tempo.

A partida acabou selando a queda do Grêmio para a Série B em 2005. A equipe gaúcha, lanterna do torneio (39 pontos), não pode mais escapar do descenso mesmo que ganhe seus três próximos jogos. Com mais nove pontos, os gremistas chegariam a 48, mas o Paysandu (20º) tem 49.

A 43ª rodada do Nacional foi totalmente favorável ao São Paulo, terceiro colocado. A equipe paulista ganhou do Internacional por 2 a 1, no sábado, e viu os dois primeiros tropeçarem fora de casa. Além do Atlético-PR, o Santos empatou por 1 a 1 com o Paysandu, em Belém (PA).

Com isso, o São Paulo viu a diferença para o Atlético-PR cair para quatro pontos a três rodadas para o final do Nacional. Agora, o time paranaense lidera com 82 pontos, seguido pelo Santos (80) e pelo São Paulo (78). O São Caetano, quarto (77), também está na disputa.

A equipe do ABC, que ganhou do Corinthians por 2 a 1, em casa, pode ser, inclusive, decisiva para a definição do campeão, já que enfrenta os dois primeiros na reta final. Na próxima rodada, o São Caetano pega o Atlético-PR, em Curitiba, e, na rodada seguinte, o Santos, no ABC.

A rodada marcou ainda um alívio para Botafogo e Flamengo, que, no momento, estão fora da zona de "desespero". O primeiro ganhou ontem do Guarani por 1 a 0, em casa, e aparece em 17º lugar (50), e o segundo, que bateu o Palmeiras por 2 a 1, em São Paulo, está em 19º (49).

O tropeço em casa deixou o Palmeiras mais distante de uma vaga na Libertadores. O time de Estevam Soares se manteve com 74 pontos, em quinto, mas três atrás do São Caetano, que, no momento, estaria garantido na seletiva para o torneio sul-americano no próximo ano.

Além do Grêmio, também estão na zona de descenso Guarani (23º, com 43), Atlético-MG (22º, com 46) e Vitória (21º, com 48). A equipe mineira e a baiana estão próximas dos três times acima na classificação --Criciúma (18º), Flamengo (19º) e Paysandu (20º), que somam 49.

Leia mais
  • São Caetano bate Corinthians e mantém 4ª posição
  • Palmeiras perde e fica distante de vaga na Libertadores
  • Santos empata com Paysandu e agora torce contra o líder

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Grêmio no Nacional
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página