Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2004 - 08h36

Rômulo repete Vanderlei e treina na Colômbia para vencer a São Silvestre

Publicidade

KLEBER TOMAZ
da Folha Online

O paranaense Rômulo Wagner da Silva, 27, favorito entre os brasileiros para subir ao lugar mais alto do pódio na 80ª edição da São Silvestre, nesta sexta-feira, em São Paulo, seguiu os passos de Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze na maratona em Atenas-04, e também treinou na altitude de 2.600 m acima do nível do mar de Paipa, na Colômbia.

"É a melhor pista da América para se treinar. Fiquei quase três meses lá me preparando exclusivamente para a São Silvestre, um trabalho específico", disse Rômulo, da equipe do Cruzeiro-MG e vice-campeão da prova em 2003.

O vencedor do ano passado, Marílson Gomes dos Santos, contundido, e Vanderlei, até então outro favorito, não irão competir na São Silvestre-04. Com isso, Rômulo se torna o principal nome brasileiro na disputa.

"Estou consciente dessa responsabilidade que carrego. E, por isso, eu fiz questão de me preparar melhor agora do que no ano passado. Meu treinamento na altitude me ajudou muito", disse Rômulo.

Em termos práticos, o atleta do Paraná comenta que a altitude contribui para diminuir a fadiga muscular e o desgaste físico durante o percurso de 15 km da corrida paulistana.

"Quando fui para lá [em Paipa], minha taxa de hemoglobina no sangue era de 15.3, agora está em 17.3, devido aos treinos em ar rarefeito. Isso significa que meu organismo está melhor para normalizar a absorção de oxigênio", afirmou Rômulo.

Paipa, conhecida em seu país como estação de águas termais, virou referência esportiva devido aos bons resultados de dois naturais da cidade, Jacinto López e Gérder Vázquez, que competem desde o início dos anos 90 e são considerados os melhores fundistas da Colômbia atualmente.

A largada da São Silvestre entre os homens acontece às 17h, na avenida Paulista. A prova feminina começa às 15h15. Antes, porém, às 15h, haverá a largada da corrida para os portadores de deficiência física.

Leia mais
  • Sem "extras", São Silvestre chega à 80ª edição
  • Calor preocupa organização da São Silvestre
  • Homens e mulheres adotam táticas distintas na São Silvestre
  • Brasileiros correm para quebrar tabus na São Silvestre-2004

    Especial
  • Confira o especial da Corrida de São Silvestre-04
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página