Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2002 - 11h50

Sites oferecem informações sobre imigrantes

da Folha de S. Paulo

Paulista de Campinas, a representante comercial Fátima Rinaldi lamenta que o avô tenha morrido antes que ela lhe fizesse todas as perguntas. Para compensar, debruçou-se sobre a história da família. Até certidão de nascimento conseguiu pedir, pela internet, na Itália.

Desenhou a trajetória do sobrenome em árvore e conheceu parentes que vivem na França.

"A internet no Brasil é carente em serviços que informem listagens de passageiros de navios que chegaram a São Paulo e ao Rio no auge da imigração. Os sites americanos são mais eficientes."

Entre 1892 e 1924, mais de 22 milhões de pessoas do mundo inteiro chegaram aos EUA por Nova York. As companhias dos navios conservaram os registros, que foram digitalizados e publicados no site do Centro de História da Imigração da Família Americana, ligado ao www.genealogy.com.

Ao buscar por Zandonadi, o serviço conta que no dia 6 de maio de 1907, aos 34 anos, Giuseppe Zandonadi, da cidade norte italiana de Spresiano, desembarcou em Nova York. Passageiro do La Savoie, saiu de Havre, na França, em 27 de abril. Era casado.

Fundamentais
O Gens mapeia a ocorrência de sobrenomes na Itália, especificando cidades e regiões. Outros opções são www.italianancestry.com e www.imigrantesitalianos.com.br
.
Na genealogia da internet, RootsWeb e Ancestry são parentes. Além de oferecer fornidos tutoriais de genealogia, ferramentas de busca localizam pessoas em listas de falecimentos e catálogos telefônicos dos EUA.

O Memorial do Imigrante funciona em um dos prédios da antiga Hospedaria dos Imigrantes, em São Paulo. Entre 1882 e 1978, mais de 2,5 milhões de pessoas, de 60 nacionalidades, foram registradas na hospedaria. Consultas podem ser solicitadas on-line em Chegada de Imigrantes .

Há uma seleção de endereços indispensáveis, como os dos principais arquivos nacionais e outros relacionados com atividades genealógicas.

Leia também:

  • Genealogia vai do cartório à internet

  • Listas de discussão ajudam na busca

  • Câmera digital ajuda manter genealogia

  • Estudo faz crítica da genealogia na web

  • Veja dicas para fazer sua árvore genealógica

  • Family Search é opção para busca on-line

  • Sites oferecem informações sobre imigrantes

  • Programas formatam árvores genealógicas

  • Sites pesquisam a genealogia do DNA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página