Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2008 - 03h53

Primeiro avião com ajuda humanitária da Austrália chega hoje a Mianmar

Publicidade

da Efe, em Sydney (Austrália)

O primeiro avião com ajuda humanitária da Austrália para os desabrigados pelo ciclone Nargis chegará nesta terça-feira a Mianmar (ex-Birmânia), anunciou o diretor da ONG australiana World Vision, Tim Costello.

Costello explicou que negociou pessoalmente um documento com as autoridades birmanesas para assegurar que a ajuda da World Vision seja enviada para onde é mais necessária, apesar dos postos de controle militares.

Membros do exílio birmanês em Bancoc denunciaram nesta segunda-feira que os soldados enviados à região mais castigada pelo ciclone confiscam a metade de cada carga de material de emergência que chega ao local.

O responsável da ONG indicou que a atual situação não é a "ideal", porque no acordo com a Junta Militar os aviões com ajuda serão autorizados a aterrissar no país, mas os bens serão entregues ao Governo birmanês, encarregado da distribuição.

A Austrália anunciou no fim de semana que destinará US$ 27 milhões em assistência às vítimas do ciclone. A ajuda será enviada à ONU e a ONGs locais.

Pelo menos US$ 178 milhões são necessários para atender às vítimas do ciclone - cifradas em 1,5 milhão de pessoas - durante os próximos três meses, segundo as estimativas dos Estados Unidos.

Até agora, a Junta Militar reconhece quase 32 mil mortos e cerca de 30 mil desaparecidos pelo ciclone, mas a ONU calcula que entre 63 mil e 102 mil pessoas perderam a vida, 220 mil estão em paradeiro desconhecido e quase 2 milhões ficaram desabrigadas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página